Plano de aula: Oralidade em foco: Produzindo um jornal falado

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Use uma máquina fotográfica que faz filmagem e que a escola possua ou mesmo realize a filmagem com um aparelho celular. Computador com caixa de som para apresentar o jornal falado que foi gravado.

Informações sobre o gênero A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto. O Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em organizar o jornal falado com as suas devidas características. Dificuldade em expressar-se de forma natural durante a apresentação.

Referências sobre o assunto:

ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.

MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Título da aula

Orientações:

Explique aos alunos que, nesta aula, farão a apresentação de um jornal falado, que deverá apresentar os elementos constitutivos dos gêneros notícia e reportagem, encontrados em jornais e revistas, só que de forma adaptada ao registro oral da língua. Dessa forma, a oralidade passa a ser o foco central da aula utilizando as características das mídias como estratégias de ensino.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência