Atividade de impressão - Roteiro - LP02_04SQA11
Plano de Aula
Plano de aula: Oralidade em foco: Produzindo um jornal falado
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Use uma máquina fotográfica que faz filmagem e que a escola possua ou mesmo realize a filmagem com um aparelho celular. Computador com caixa de som para apresentar o jornal falado que foi gravado.
Informações sobre o gênero A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto. O Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em organizar o jornal falado com as suas devidas características. Dificuldade em expressar-se de forma natural durante a apresentação.
Referências sobre o assunto:
ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.
MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Explique aos alunos que, nesta aula, farão a apresentação de um jornal falado, que deverá apresentar os elementos constitutivos dos gêneros notícia e reportagem, encontrados em jornais e revistas, só que de forma adaptada ao registro oral da língua. Dessa forma, a oralidade passa a ser o foco central da aula utilizando as características das mídias como estratégias de ensino.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- Inicie a aula retomando o roteiro que foi construído na aula anterior. Faça os seguintes questionamentos para o grupo:
- Vocês já organizaram o telejornal que o grupo de vocês irá apresentar, não é mesmo?
- Que notícia vocês irão apresentar?
- Que informação será passada?
- Qual será a manchete da notícia?
- Quem irá apresentar?
- Quanto tempo durará a apresentação?
Cada grupo deverá responder às questões de acordo com a notícia selecionada e planejamento elaborado. Neste momento esperamos que os alunos reflitam sobre o roteiro construído por eles. Leve os alunos a analisarem melhor a notícia escolhida e a manchete que será anunciada. É importante que os alunos que irão realizar a apresentação estejam dominando bem o conteúdo da notícia. Por isso, a avaliação que fizeram na aula anterior, servirá de base para apresentação. Caso seja identificada a necessidade de realizar a alteração de a alguma parte da apresentação, deixe-os bem à vontade e auxilie no que for necessário É importante que eles identifiquem a notícia escolhida para o grupo e priorizem as partes principais na apresentação. A criação da manchete para notícia ajudará na delimitação da temática. A apresentação e o tempo em que ela acontecerá são fatores importante, eles precisam retomar essas questões.
2-Reveja o roteiro com os alunos e os auxilie na preparação para apresentação e gravação do jornal falado.
Materiais complementares:
Acesse o modelo do roteiro que já foi construído pelos alunos aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
O trabalho com telejornal digital na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a oralidade como foco principal sem esquecer da expressão corporal, leitura, escrita, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento das produções dos colegas.
1- Organize os alunos em grupos de quatro integrantes e organize a ordem das apresentações. O grupo então ajuda os apresentadores a arrumar o local da apresentação (escolha um local com boa luminosidade e que possibilite a organização dos alunos para a apresentação do telejornal) e a respeitar o roteiros estabelecido: contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção. Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, etc) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.
2- Quando tudo já estiver organizado, comece a apresentação dos grupos. Todos os alunos devem fazer silêncio para respeitar a apresentação dos colegas e não atrapalhar com ruídos externos.
Alguns pontos são importantes:
- Os textos das notícias devem estar na mesa dos apresentadores.
- Os apresentadores deve ter domínio da leitura e boa dicção.
- Cada grupo deverá respeitar o tempo estabelecido no roteiro ( que não deve ultrapassar 5 minutos) para que a apresentação não fique cansativa.
- Se a equipe decidir, poderá haver mais que um cenário.
3- Se for possível grave as apresentações para passar para outras turmas ou divulgar no Blog da escola (se tiver).
É importante ressaltar que para divulgar a imagens dos alunos será necessário verificar se a escola possui autorização para o uso das imagens assinada pelos pais.
4- Depois da gravação de todos os grupos, baixar o material gravado em um computador, com Windows Movie Maker, por exemplo, instalado para editar o programa, a fim de que fique com a sequência determinada na reunião de pauta do grupo. Se tiver dúvida em como baixar e usar o programa de edição sugerido clique do link: https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA. Essa edição não será feita pelos alunos, o próprio professor deverá realizar esta tarefa para depois exibir para a turma.
5- Se o vídeo for gravado e editado, coloque-o disponível no Blog da escola (caso a escola tenha) para que ele seja visualizado pelo maior número de pessoas e assim valorize o trabalho dos alunos. Apresente também o vídeo já editado para os grupos de alunos. Dessa forma eles irão assistir o trabalho desenvolvido por eles e pelos outros de uma forma mais linear. Assim os alunos podem realizar uma auto reflexão acerca do trabalho desenvolvidos por eles.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a resgatar as etapas que foram realizadas até a gravação.
2- Finalize a aula com a realização de uma autorreflexão para cada grupo. É importante ressaltar que a avaliação das práticas apresentadas deve acontecer de forma contínua, ao longo de todas as etapas do processo, dessa forma a proposta é que os integrantes do grupo realizem uma reflexão para se apropriarem do que foi proposto e do que, de fato, foi realizado no decorrer do trabalho.
3- Peça que cada grupo escreva uma frase sobre a apresentação do seu grupo. Em seguida eles deverão apresentar oralmente, a frase escrita.
4- Depois das frases apresentadas e vistas pelo professor, monte um mural com as produções dos alunos. Esse mural deixará registrado as colocações e percepções dos grupos sobre a atividade proposta ao longo das aulas.
5- Espera-se que a criação de um telejornal com as crianças da turma proporcione o desenvolvimento da competência leitora e expressão/comunicação oral entre as crianças. A partir do resultado, da auto reflexão, conteúdo das fases e da apresentação do jornal, reveja se a finalidade da aula foi contemplada.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
Aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet. Depois, faça os questionamentos seguindo as orientações do slide de Introdução. Se não for possível, envie os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Faça videochamadas com os grupos separados na última aula. Converse com os estudantes sobre esse momento da aula seguindo as orientações do slide Desenvolvimento. Grave a tela do smartphone ou computador com as apresentações de cada grupo. Organize uma próxima aula para que os alunos possam ver o resultado final das apresentações de todos os grupos. Antes de finalizar a videochamada, dê as instruções da etapa de Fechamento da aula.
Fechamento
Com os estudantes ainda organizados nos grupos, siga as orientações do slide de Fechamento para a realização de uma autorreflexão com cada grupo. Ao final, crie um Padlet, escolhendo o modelo mural, anexe as produções dos estudantes e depois compartilhe-o através de foto.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a brincar de telejornal, como feito em aula. Podem fazer gravações com seus smartphones e compartilhá-las com colegas e familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Oralidade em foco: Produzindo um jornal falado
Finalidade da aula: Organizar o jornal falado, construir coletivamente e prepará-lo para a apresentação/gravação.
Ano:2º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral
Prática de linguagem: Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF02LP19)
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Use uma máquina fotográfica que faz filmagem e que a escola possua ou mesmo realize a filmagem com um aparelho celular. Computador com caixa de som para apresentar o jornal falado que foi gravado.
Informações sobre o gênero A manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto. O Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional). Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em organizar o jornal falado com as suas devidas características. Dificuldade em expressar-se de forma natural durante a apresentação.
Referências sobre o assunto:
ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.
MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.