Plano de Aula

Plano de aula: Relacionando manchetes com fotolegendas e outras partes da notícia.

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas com notícia e atividades complementares.

Informações sobre o gênero: A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. A maioria das notícias é formada por manchete, lide, texto e fotolegenda. Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias tem como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia. As fotolegendas são textos que acompanham uma foto, descrevendo-a e adicionando a ela alguma informação. De acordo com o dicionário Michaelis “Trata-se de um texto explicativo ou descritivo relativamente extenso nas ilustrações ou fotos de jornais ou revistas.”(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=foto- Acesso em 16/09/2018). A fotolegenda é um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em compor a parte inicial da notícia por não compreender a informação dada pela manchete, e assim, não conseguir identificar qual lide e fotolegenda poderiam ser usadas para reproduzi-la corretamente.

Referências sobre o assunto:

FARIA.;M.A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo:Contexto,1996.

MENDONÇA, Márcia (org). Diversidade textual , Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.2008

Título da aula
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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos. Tente envolver o aluno na temática da da aula.

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