Atividade para impressão - Notícia - LP02_04SQA013
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando a produção escrita: manchete e lide em notícias
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Insira seu Whatsapp para receber o PDF!
Preencha com o seu número de telefone
mais ações
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador para passar o vídeo sugerido.
Manchete de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar a escrita de uma manchete e lide em notícias levando em consideração as principais características do gênero.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientações:
- Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios do aluno acerca das manchetes e lides.
- Antes de iniciar a produção de um texto, seja ele qual for, é importante pensar sobre o planejamento deste. O processo de reflexão anterior à escrita deve ser considerado levando em consideração os seguintes aspectos: antes de começar a escrever, temos de pensar nas características relacionadas ao texto, em seu contexto de circulação, na imagem que pretendemos passar com o texto, bem como no destinatário deste.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Planejando a produção escrita: manchete e lide em notícias
Finalidade da aula: Planejar o texto que será produzido considerando as características da manchete e do lide em notícias.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF15LP05)
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador para passar o vídeo sugerido.
Manchete de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar a escrita de uma manchete e lide em notícias levando em consideração as principais características do gênero.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA