Atividade para impressão - Notícia - LP02_04SQA013
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando a produção escrita: manchete e lide em notícias
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador para passar o vídeo sugerido.
Manchete de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar a escrita de uma manchete e lide em notícias levando em consideração as principais características do gênero.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos.
Orientações:
- Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios do aluno acerca das manchetes e lides.
- Antes de iniciar a produção de um texto, seja ele qual for, é importante pensar sobre o planejamento deste. O processo de reflexão anterior à escrita deve ser considerado levando em consideração os seguintes aspectos: antes de começar a escrever, temos de pensar nas características relacionadas ao texto, em seu contexto de circulação, na imagem que pretendemos passar com o texto, bem como no destinatário deste.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula com a organização dos alunos em grupos. Essa arrumação ajudará no andamento de toda a atividade proposta, pois os alunos com mais dificuldades poderão ser auxiliados pelos alunos que já estão mais avançados. Além disso, o trabalho em grupos possibilita que os alunos compartilhem seus conhecimentos e opiniões, qualificando o texto produzido.
- Realize um breve levantamento sobre conhecimentos prévios dos alunos acerca da notícia. A partir do que eles já sabem, discuta sobre as características deste gênero, abordando todas as partes constituintes deste tipo de texto.
- Apresente para os grupos a manchete e o lide de uma notícia e chame a atenção para característica e formatação deste tipo de texto: https://jornaljoca.com.br/portal/brasil-vai-retirar-144-mil-toneladas-de-acucar-dos-alimentos-ate-2022/ (acesso em 28 nov. 2018). Se preferir, pode utilizar outra manchete que aborde assuntos mais específicos de sua região ou outra área de interesse dos alunos.
- Mostre a notícia e retome a finalidade da manchete e do lide. Se achar necessário, relembre as definições de cada uma dessas partes da notícia:
- Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A compreensão dessas características é essencial para o planejamento do texto que será elaborado durante essa aula.
- O lide é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. O lide é um elemento fundamental para texto jornalístico, pois ele informa e aguça a curiosidade do leitor para os próximos parágrafos da notícia. De uma maneira geral, o lide deve responder a: O quê? Quem? Quando? Onde? se deu o acontecimento central da história.
Materiais complementares: Para acessar a manchete e o lide clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Ainda com os alunos em grupo, compartilhe com eles a ideia de escrever, em grupos, uma manchete e um lide para uma notícia. Neste momento informe-os que eles irão elaborar textos coletivos (nos grupos), mas a elaboração terá duração de 3 aulas até conseguirmos o resultado final. Iremos usar vários recursos como: observação de outros textos, imagens, produção de um planejamento/roteiro para que sirva de orientação para a produção.
- Explique que essa atividade será realizada em 3 etapas: o planejamento, a escrita e a revisão do texto.
- É necessário compreender que a escrita é uma atividade processual, ou seja, uma atividade que deve percorrer um percurso que se vai fazendo pouco a pouco, ao longo de reflexões. Além disso, quando a produção de texto é vista como uma tarefa construída através de etapas, ela possibilita atingir melhor seu objetivo de passar uma mensagem clara para o leitor.
- Passe para os grupos o seguinte vídeo: Notícia sobre trabalho infantil
TV Joca - Trabalho Infantil. 2017. Disponível em:
- Depois de assistirem ao vídeo levante as seguintes questões:
- Que notícia foi apresentada no vídeo?
- Como a apresentadora iniciou o vídeo?
- Pense no fato principal mostrado no vídeo?
- O quê, quem, quando, onde, como e por que esse fato acontece?
- A partir das discussões acima é necessário que o aluno responda que o vídeo apresenta uma notícia sobre o trabalho infantil e que para iniciar o assunto a apresentadora falou sobre o hábito de comprar mais barato. É interessante que o aluno entenda que mesmo que o assunto inicial seja o consumo, o foco da notícia é o TRABALHO DE CRIANÇAS. Os alunos devem identificar que o trabalho infantil ocorre no Brasil e em outros países, um problema ainda muito presente em vários lugares do mundo, principalmente em locais onde há muita pobreza.
- Proponha aos grupos que neste momento eles planejem a criação de uma manchete e um lide para notícia que assistiram. Explique aos alunos que um acontecimento apresentado em uma notícia, pode apresentar manchetes e lides diferentes, de acordo com o autor do texto, e assim, cada grupo produzirá a própria manchete e lide.
- Para o planejamento desta produção textual, distribua uma folha com algumas questões a serem pensadas e respondidas. Nos grupos os alunos irão pensar sobre as questões e preencher a tabela.
- Durante a elaboração do planejamento, circule entre os alunos e ouça atentamente as ideias levantadas. Interfira sempre que necessário, especialmente para que os alunos não percam de vista as informações da notícia para qual a manchete e lide estão sendo produzidas.
- Aproveite este momento para validar as diversas possibilidades de resposta. Atente-se ao que foi escrito e chame atenção para as reflexões sobre as perguntas (apresentadas na etapa 2), elas ajudarão na organização da escrita do texto. Chame atenção dos alunos para manchete e lide em notícia, pois esses textos deverão seguir a estrutura utilizadas para esse gênero.
- Ao responder às perguntas, os alunos estarão organizando seu pensamento em conjunto e planejando o que será escrito na próxima aula, onde a escrita em forma de texto ocorrerá de fato.
Materiais complementares: Para acessar a tabela para impressão clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a sistematizar as características e finalidades das partes da notícia com ênfase na manchete e lides de jornal.
- Entregue para os grupos uma folha em branco e finalize a aula propondo a construção de um breve roteiro sobre o que precisam lembrar na escrita da manchete e lide. Esse roteiro deverá ser compartilhado com os outros grupos da turma para que todos possam perceber que mesmo com a mesma notícia, o encaminhamento de cada grupo possui suas especificidades. Neste roteiro os alunos devem escrever as ideias que tiveram para escrita da manchete e do lide. Podem escrever por exemplo:” Na manchete iremos escrever sobre o trabalho infantil e no lide contaremos um pouco como e onde esse trabalho acontece. “
- A ideia acima foi só uma possibilidade de escrita dos grupos, com a ajuda do professor e mediante a tabela previamente preenchida, os grupos deverão construir esse roteiro com as reflexões que já foram discutidas pelo grupo no desenvolvimento da aula.
- Depois das anotações realizadas pelos grupos, eles irão à frente da sala compartilhar suas ideias com o restante da turma. É importante que todas as ideias sejam validadas e se necessário, complementadas pelo professor.
- A folha preenchida, que já é o planejamento deles, servirá como recurso para organização deste roteiro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
Aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Organize uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar a manchete e o lide de uma notícia, de acordo com as orientações do slide de Introdução. Depois, faça os questionamentos. Se não for possível, envie os links e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Antes de dividir a turma em grupos, continue a videochamada e reproduza o vídeo disponível aqui. Depois, faça os questionamentos de acordo com as orientações do slide de Desenvolvimento. Se não for possível, envie o link do vídeo e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios. Depois, crie pequenos grupos com a turma e dê as instruções para a atividade conforme as orientações do slide. Você pode realizar videochamadas com cada grupo através do Google Meet, WhatsApp ou outro canal de comunicação, orientando a atividade e fazendo as intervenções necessárias. Se não for possível realizar uma videochamada, envie as orientações através de áudios ou vídeos gravados. Deixe a atividade disponível aqui impressa na escola para que os pais possam reitrá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a construírem a tabela da atividade no caderno dos estudantes.
Fechamento
Com os estudantes ainda organizados nos grupos, siga as orientações do slide Fechamento, realizando a atividade no caderno ou em uma folha preparada previamente por você. Ao final, faça videochamadas com cada grupo e peça que façam suas apresentações, compartilhando suas ideias. Grave a tela e depois compartilhe os resultados com o resto da turma fazendo a reflexão sugerida no plano: uma mesma notícia possui muitas especificidades.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a assistir a um telejornal para conversar sobre os aspectos estudados em aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana Silva
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Planejando a produção escrita: manchete e lide em notícias
Finalidade da aula: Planejar o texto que será produzido considerando as características da manchete e do lide em notícias.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Manchetes e lides de notícias
Objeto(s) do conhecimento: Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: (EF15LP05)
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador para passar o vídeo sugerido.
Manchete de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada.
Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar a escrita de uma manchete e lide em notícias levando em consideração as principais características do gênero.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.
LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino
Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.