Plano de aula: Planejando a produção escrita: manchete e lide em notícias

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador para passar o vídeo sugerido.

Manchete de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar a escrita de uma manchete e lide em notícias levando em consideração as principais características do gênero.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.

LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino

Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações:

• Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios do aluno acerca das manchetes e lides.
  • Antes de iniciar a produção de um texto, seja ele qual for, é importante pensar sobre o planejamento deste. O processo de reflexão anterior à escrita deve ser considerado levando em consideração os seguintes aspectos: antes de começar a escrever, temos de pensar nas características relacionadas ao texto, em seu contexto de circulação, na imagem que pretendemos passar com o texto, bem como no destinatário deste.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência