Habilidades focais relacionadas
(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Objetos de conhecimento relacionados
- Compreensão em leitura.
- Escrita compartilhada.
- Decodificação/Fluência de leitura.
- Correspondência fonema-grafema.
Objetivos de aprendizagem
- Participar de situações de leitura, propostas pelo professor, de fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil.
- Reconhecer a situação comunicativa e o tema/ assunto desses textos.
- Participar de situações de escrita colaborativa de fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil em meios impressos e digitais.
- Reconhecer a situação comunicativa e a finalidade dos textos (fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil).
- Ler palavras novas, decodificando-as.
- Ler globalmente palavras conhecidas.
- Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
- Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- Não há indicações de conhecimentos prévios nos Mapas de Foco. Mas é importante que o estudante tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica, reconheça que letras representam sons e reconheça que palavras comunicam ideias e são formadas por letras.
Comentários para os professores
O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui está situado no campo de atuação da vida pública. Para desenvolvê-las, ao longo de três etapas interdependentes, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir da manchete, um elemento muito importante dentro do gênero notícia. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes com o campo, o gênero e o tema, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada.
A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios. Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero. Pensando na produção de uma exposição, cada estudante elaborará uma manchete sobre o título do livro escolhido. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto de produção e a finalidade da manchete, além de sua forma composicional.
A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, de fato, criarão sua própria manchete. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.
Sugestões de atividades
Sequência de Atividades - Gênero: Manchete
Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores) que propõem um trabalho centrado na manchete. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.