Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Compreensão em leitura.
  • Escrita compartilhada.
  • Decodificação/Fluência de leitura.
  • Correspondência fonema-grafema.

Objetivos de aprendizagem

  • Participar de situações de leitura, propostas pelo professor, de fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil.
  • Reconhecer a situação comunicativa e o tema/ assunto desses textos.
  • Participar de situações de escrita colaborativa de fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil em meios impressos e digitais.
  • Reconhecer a situação comunicativa e a finalidade dos textos (fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil).
  • Ler palavras novas, decodificando-as.
  • Ler globalmente palavras conhecidas.
  • Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
  • Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Não há indicações de conhecimentos prévios nos Mapas de Foco. Mas é importante que o estudante tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica, reconheça que letras representam sons e reconheça que palavras comunicam ideias e são formadas por letras.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui está situado no campo de atuação da vida pública. Para desenvolvê-las, ao longo de três etapas interdependentes, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir da manchete, um elemento muito importante dentro do gênero notícia. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes com o campo, o gênero e o tema, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada.

A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios. Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero. Pensando na produção de uma exposição, cada estudante elaborará uma manchete sobre o título do livro escolhido. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto de produção e a finalidade da manchete, além de sua forma composicional.

A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual as crianças, de fato, criarão sua própria manchete. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Manchete

Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores) que propõem um trabalho centrado na manchete. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática