Plano de aula: Organizando uma manchete

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.

Folhas xerografadas com manchetes e cartolina/papel pardo para confecção de um cartaz.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Dificuldades antecipadas: Não conhecer as formas das letras de imprensa presentes na manchete (especialmente as minúsculas). Não perceber o princípio acrofônico de alguma letra, apresentando dificuldade na leitura.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual, proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Apresente a proposta para os alunos e tente envolvê-los na temática da aula.

A manchete é um gênero muito apropriado para se trabalhar em sala de aula dentro de uma perspectiva de aquisição da leitura e escrita. Por ser um gênero curto, pode facilitar a leitura e reflexão sobre a escrita dos alunos em processo de alfabetização. Dentro dessa perspectiva, ao escolher o trabalho com jornais, especificamente com manchetes e lides, é possível desenvolver o gosto dos alunos pela leitura para que eles se tornem leitores críticos e independentes.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência