Plano de aula: Revisão, edição e formatação da escrita: manchete e o lide em notícias

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo produção de textos.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computadores para digitação dos textos.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber os trechos do texto que deverão ser alterados ou corrigidos.

Falta de domínio no uso do teclado ao digitar e formatar a manchete e o lide produzido.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.

LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino

Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios dos alunos acerca das manchetes e lides.
  • A dinâmica da revisão é fundamental para melhorar o texto do aluno. E funciona como um círculo que sempre se repete, ou seja, há sempre algo a alcançar que poderá ser desenvolvido na leitura, na escrita e na reescrita. O ciclo da produção de texto consiste em : Planejar , escrever e revisar.
  • O ato de revisar e editar deve ser mais do que um exercício de corrigir o que foi escrito. Fazer com que os alunos desenvolvam uma competência na escrita marcada por um bom domínio dessa modalidade, exige um esforço do professor diante da criação e da revisão que deve ser realizada em parceria com aluno.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência