Plano de Aula

Plano de aula: Revisão, edição e formatação da escrita: manchete e o lide em notícias

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo produção de textos.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computadores para digitação dos textos.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber os trechos do texto que deverão ser alterados ou corrigidos.

Falta de domínio no uso do teclado ao digitar e formatar a manchete e o lide produzido.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.

LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino

Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios dos alunos acerca das manchetes e lides.
  • A dinâmica da revisão é fundamental para melhorar o texto do aluno. E funciona como um círculo que sempre se repete, ou seja, há sempre algo a alcançar que poderá ser desenvolvido na leitura, na escrita e na reescrita. O ciclo da produção de texto consiste em : Planejar , escrever e revisar.
  • O ato de revisar e editar deve ser mais do que um exercício de corrigir o que foi escrito. Fazer com que os alunos desenvolvam uma competência na escrita marcada por um bom domínio dessa modalidade, exige um esforço do professor diante da criação e da revisão que deve ser realizada em parceria com aluno.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos