Atividade para impressão - Planejamento
Planejamento
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Folha para impressão com a ficha de planejamento de produção textual, lápis, borracha e livros com diferentes títulos de contos de fadas para servir de inspiração.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de levantar os aspectos principais e seguir uma lógica de sequência para colaborar com a produção.
Referências sobre o assunto:
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.
KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Com a realização do planejamento é necessário que os alunos percebam a necessidade de selecionar o que vai ser dito, ativando os conhecimentos disponíveis em sua memória e utilizando referências de contos conhecidos, organizar o conteúdo em uma sequência que seja adequada para os objetivos pensados, construir sequências linguísticas (períodos, orações) adequadas às finalidades e destinatários e selecionar vocabulário adequado ao contexto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Títulos para realização da atividade do Desenvolvimento da aula:
- Branca de Neve, disponível aqui;
- Rapunzel, disponível aqui;
- Os Três Porquinhos, disponível aqui;
- A Princesa e a Ervilha, disponível aqui;
- O Rei Sapo, disponível aqui;
- A Bela Adormecida, disponível aqui;
- Chapeuzinho Vermelho, disponível aqui;
- O Patinho Feio, disponível aqui;
- João e Maria, disponível aqui;
- Cinderela, disponível aqui.
Introdução
Envie o link do jogo Contos de Fadas, disponível aqui, já jogado na aula 2 desta mesma sequência (“Explorando títulos e imagens de contos de fadas”, disponível aqui). Você pode enviar também os links que se encontram no item “Recursos indicados”, com as histórias trabalhadas nesta sequência. Siga as orientações do slide Introdução.
Desenvolvimento
Organize uma votação através do canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes escrevam o título que preferem. Após a votação, faça os questionamentos seguindo as orientações do slide Desenvolvimento, através de uma videochamada ou do envio de áudios e vídeos. Deixe a ficha de planejamento, que se encontra na aba do plano, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam.
Fechamento
Faça uma videochamada compartilhando sua tela com a imagem do slide Fechamento. Se não for possível, envie a foto do slide pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e grave um vídeo promovendo uma discussão a partir dos questionamentos do slide.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, para fazer recontos oralmente, a partir do que foi aprendido na aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Era uma vez nosso conto de fadas: Planejamento
Finalidade da aula: Planejar a produção textual de um conto de fadas, escolhendo os seus aspectos principais a fim de organizar uma sequência linguística lógica. Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de Fadas e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada) / Escrita (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Folha para impressão com a ficha de planejamento de produção textual, lápis, borracha e livros com diferentes títulos de contos de fadas para servir de inspiração.
Informações sobre o gênero: Contos de fadas, segundo Nelly Novaes Coelho, é um gênero textual formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente, versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma das suas principais característica é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado, possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que recorrerá com momentos de tensão, deixando explicito a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de levantar os aspectos principais e seguir uma lógica de sequência para colaborar com a produção.
Referências sobre o assunto:
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003.
__________. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
CUNHA,R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura, jan/mar, vol.59, nº1, pp. 59-60. 2007.
KAUFMAN, A.M; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LEAL,T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita.In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.Belo Horizonte: Autêntica,2007.
REGO,L.L.B.Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo:FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: