Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF06LP01) Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.

(EF06LP02) Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.

(EF67LP01) Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

(EF67LP09) Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

(EF67LP10) Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Compreensão em leitura.
  • Forma de composição dos textos.
  • Planejamento e produção de texto.
  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Convenções de escrita.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar, criticamente, diferentes textos jornalísticos.
  • Reconhecer as escolhas lexicais feitas pelo autor do texto.
  • Diferenciar fato de uma opinião sobre um fato.
  • Reconhecer graus de parcialidade e neutralidade em textos jornalísticos.
  • Reconhecer a forma composicional do gênero notícia, considerando o contexto de produção e o suporte.
  • Comparar e relacionar diferentes gêneros jornalísticos.
  • Reconhecer a centralidade da notícia, em relação aos outros gêneros jornalísticos.
  • Reconhecer a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos noticiosos na internet.
  • Reconhecer a função do hiperlink e do hipertexto nas notas de rodapé e nos boxes.
  • Selecionar informações.
  • Identificar o gênero que relata um fato.
  • Identificar a ideia central do texto.
  • Reconhecer o suporte.
  • Comparar gêneros e suportes.
  • Comparar as informações.
  • Identificar o gênero adequado à demanda de comunicação.
  • Levantar dados relevantes, considerando as condições de produção que envolvem a circulação de textos jornalísticos-midiáticos.
  • Planejar o texto, considerando a produção de roteiros e sínteses de informações.
  • Reconhecer o gênero notícia impressa e suas condições de produção.
  • Reconhecer a estrutura do gênero notícia impressa.
  • Planejar a ordem de apresentação dos fatos.
  • Reconhecer o efeito de sentido do uso da 3ª pessoa.
  • Relacionar o gênero notícia impressa ao suporte adequado.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • (EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
  • (EF03LP18) Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
  • (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
  • (EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo jornalístico-midiático. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero notícia ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de exemplares da notícia, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional. Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para a produção de textos no gênero notícia. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, construídas por meio dos conhecimentos estudados acerca da forma composicional do gênero, do tema estudado, de seus aspectos linguísticos e de habilidades de trabalho em grupo. Por meio dessas tabelas, o professor poderá verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual. É importante salientar que todas as sugestões de atividades apresentadas por esta sequência devem ser adaptadas ao contexto de ensino em que serão aplicadas.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gênero: Notícia

Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero artigo de divulgação científica. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Expectativa de respostas para a sequência de atividades

Acesse no link a indicação de respostas esperadas para as atividades.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática