
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Vídeo sobre um texto de instrução de montagem.
Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade dos alunos pode relacionar-se ao planejamento do texto em si: organizar o roteiro, garantir que todas as partes de um texto de instrução de montagem sejam contempladas e no registro desse planejamento.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Aqui os alunos poderão apresentar diferentes respostas, já que no vídeo o título aparece de maneira informal na fala do apresentador. Sendo assim, ouça as diferentes propostas e peça que escolham uma ou duas delas para que você anote no quadro.
Aqui, os alunos devem citar: elástico, papel ou jornal (podem até sugerir papel usado, já que será amassado), sacola plástica e tesoura. Caso esqueçam de indicar algum material, informe aos alunos o material que esqueceram de colocar.
Vá questionando cada um dos passos para ver como os grupos os organizaram. Pode acontecer que durante este momento, os alunos comecem a detalhar as etapas, o que não é o objetivo do planejamento, sendo assim, procure dar foco às informações principais. Além disso, alguns alunos podem ter usado mais etapas para explicar a montagem, outros podem ter usado menos. O importante é que o essencial da montagem seja apresentado:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Loom (tutorial disponível aqui); YouTube (tutorial disponível aqui); Talk and Comment (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um vídeo para apresentar o desafio (situação fictícia) e as intervenções propostas no plano, e envie aos alunos por WhatsApp ou outro canal de comunicação. A seguir, envie o link para o vídeo e combine uma data limite para que as crianças assistam a ambos.
Desenvolvimento
Elabore um formulário para realizar as intervenções propostas no plano. Além das perguntas escritas, você pode inserir áudios no Google Forms adicionando a extensão Talk and Comment.
Se você estiver seguindo esta sequência de planos, pode realizar a retomada das partes do texto a partir do Padlet (mural construído no plano 4).
Crie um arquivo no Google Docs para que cada criança insira o seu roteiro, compartilhe esse arquivo e envie um vídeo ou um áudio para orientar a elaboração do texto. Caso não seja possível, envie o vídeo ou áudio pelo WhatsApp e solicite às crianças que enviem suas propostas de roteiro a você.
Marque um encontro pelo Meet ou videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, para fazer a devolução da análise dos textos e resolver possíveis dúvidas.
Fechamento
Marque novo encontro pelo Meet ou através de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, para promover a socialização dos textos e fazer uma síntese dos pontos essenciais.
Convite às famílias
Uma forma divertida de aproximar as crianças de textos instrucionais é assistir a vídeos com tutoriais e, se for possível, registrar por escrito e colocar as ideias apresentadas em prática! Veja uma sugestão disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Planejando um texto de “Instruções de montagem de um brinquedo”
Finalidade da aula: Planejar a produção do texto Instrução de montagem de um brinquedo refletindo, coletivamente, sobre as características deste gênero, bem como questões sobre “para quem”, “para quê” e “para onde será”, relacionadas ao texto.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de Montagem
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos / Escrita (compartilhada)
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EF02LP13
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Vídeo sobre um texto de instrução de montagem.
Quer aprender a fazer uma peteca? Vlog do Osório. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NG_RyNkzexI> . Acesso em: 29 nov. 2018.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero instrucional “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona. Os gêneros orais formais que circulam na escola, sequer percebemos que fazem parte de nossa prática cotidiana. A vantagem de explorá-lo como objeto de ensino-aprendizagem de língua-materna está justamente no fato de muitos deles constituírem práticas sociais reais da escola.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade dos alunos pode relacionar-se ao planejamento do texto em si: organizar o roteiro, garantir que todas as partes de um texto de instrução de montagem sejam contempladas e no registro desse planejamento.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.) Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69 - 96.
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONíSIO, Ângela Paiva (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marcia; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: