Atividade para impressão - Tabela de retomada
Tabela de retomada
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula serão retomadas as características desse gênero e os alunos irão fazer o planejamento do texto que irão escrever na aula seguinte.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em relembrar as características textuais do gênero dramático, como a ausência de narrador, o uso de diálogos e de marcadores de cena. Por isso, no início da atividade, o professor deve buscar relacionar essas características ao vídeo que vão assistir, de uma peça de teatro sendo encenada. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância dos diálogos e marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos, podem ainda ter dificuldades em planejar a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Explique para a turma a proposta dessa e das próximas aulas: escrever uma cena de um texto dramático, partindo de uma história conhecida: “Pluft, o fantasminha”. Caso não esteja seguindo a sequência, não se preocupe, pois nessa aula retomaremos o enredo da história.
3- Se possível, combine com a turma que após a escrita e revisão da cena elas vão ensaiar (com base nesse texto) e se apresentar para a própria turma.
2- Conte para os alunos que nesse módulo eles terão 3 aulas para planejar, escrever e revisar sua escrita, seguindo as características do gênero, e que essa aula envolve somente a primeira etapa desse processo: o planejando da cena.
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Comentários: As perguntas do slide visam apoiar os alunos para que, ao assistir o vídeo, identifiquem os elementos principais da cena que será continuada por eles.
Material complementar:
Vídeo, MACHADO, MAria Clara. Pluft, o fantasminha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ta3yYzeY5a4. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
Além de retomar, relembrar ou apresentar os elementos da cena, é importante que os alunos retomem um pouco o que aprenderam até agora nos outros módulos sobre o gênero dramático.
Comentários:
Nessa atividade, os alunos devem retomar o que aprenderam sobre o gênero dramático relacionando as características com a cena assistida.
Material complementar:
Tabela de retomada sobre o gênero dramático.
Tabela de retomada sobre o gênero dramático - respostas esperadas.
Orientações: Explique para os alunos que nesse momento da aula eles irão em grupos planejar a escrita de uma continuação para a cena assistida. Devem levar em consideração a tabela preenchida na atividade anterior, com elementos da peça “pluft, o fantasminha” e características importantes do gênero dramático.
Materiais complementares:
Orientações: Peça que o grupo leia seu planejamento e veja se faz sentido para dar continuidade à cena mostrada.
Material complementar:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, informe que na próxima aula eles irão escrever a continuação da cena que planejaram a partir dos esquemas que realizaram nessa aula. Lembre os grupos que devem trazer a tabela com as características do gênero e o esquema da continuação da cena.
Comentários:
É muito importante que, após a discussão sobre as características do gênero que os alunos planejem sua escrita antes de escrevê-la. Nessa aula, além de relembrar a cena de Pluft, o fantasminha, o levantamento das características do gênero e tudo o que foi trabalhado nos módulos anteriores será essencial para uma boa produção e um excelente encerramento desta unidade.
Atividade para impressão - Tabela de retomada
Tabela de retomada
Atividade para impressão - Tabela de retomada: respostas esperadas
Tabela de retomada: respostas esperadas
Atividade para impressão - Planejamento da escrita
Planejamento da escrita
Atividade para impressão - Avaliação do planejamento
Avaliação do planejamento
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Cena da peça de teatro “Pluft, o fantasminha” (assistir ao trecho entre 1:25 e 7:30), disponível aqui;
Tabela para retomada sobre o gênero dramático, disponível aqui, e resolução disponível aqui;
Esquema de apoio para planejamento, disponível aqui;
Avaliação dos planejamentos, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a escreverem uma cena de continuação para a história de “Pluft, o fantasminha” (utilizada em aulas anteriores), seguindo as características do gênero dramático. Informe que a atividade será feita em três partes: planejamento, escrita e revisão. Verifique com eles a possibilidade de escreverem em duplas ou em grupos com quatro estudantes. Para que a escrita em grupos seja possível, eles precisam se comunicar por videochamada ou mensagens e tomar decisões coletivas. Para isso, é possível criar um subgrupo no WhatsApp e um arquivo no Google Docs, de modo que possam escrever juntos.
Feitos os combinados iniciais, inicie uma retomada da história. Envie a cena inicial, oriente que assistam ao trecho entre 1:25 e 7:30 e depois respondam às perguntas: “Quais personagens participam da cena? Como é o cenário? O que acontece? Para quem está sendo apresentada?” Estipule um prazo para o término da tarefa.
Desenvolvimento
Envie aos estudantes uma tabela de revisão do gênero dramático. Se forem escrever em duplas ou em grupos, oriente que preencham essa tabela juntos. Depois, envie a resolução da tabela e peça que a comparem com o que fizeram, completando-a, se necessário. Diga que agora podem iniciar o planejamento da cena, que deve ser uma continuação do que assistiram. Envie um esquema de apoio que visa responder: “As personagens continuarão as mesmas? O cenário continuará ou irá mudar? O que irá acontecer nessa sequência? O que as personagens irão fazer? Como a cena irá terminar?” Ressalte que a ideia é criar apenas uma cena e não uma peça teatral inteira, começando com a entrada dos personagens e finalizando com a saída de um ou de todos de cena.
Fechamento
Combine uma videochamada para socialização das características do gênero e dos planejamentos. Compartilhe sua tela com os questionamentos que estão no plano original, avaliando coletivamente cada um dos planejamentos. Solicite que os estudantes deem ideias e sugestões uns aos outros. Vá mediando a conversa para garantir que os planejamentos se adequem ao gênero e à proposta de continuidade da cena. Caso não seja possível realizar a videochamada, procure trocar os planejamentos entre os estudantes, enviando os documentos recebidos e solicitando dicas e sugestões para apoiar a escrita dos colegas. Ao final, diga que nas próximas aulas você dará orientações para escrita e revisão da cena.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para participarem de todas etapas da construção da cena (planejamento, escrita e revisão), podem opinar e dar sugestões de melhorias. Podem auxiliar também na troca de ideias e de material entre as duplas ou grupos e com o professor, por meio de arquivos digitais, mensagens ou videochamadas. Lembre as famílias da importância das trocas entre os pares para enriquecer as aprendizagens e favorecer a manutenção dos laços afetivos da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elisa Vilalta
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejando a escrita de um texto dramático
Finalidade da aula: Planejar a produção textual de um texto dramático
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto Dramático
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula serão retomadas as características desse gênero e os alunos irão fazer o planejamento do texto que irão escrever na aula seguinte.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em relembrar as características textuais do gênero dramático, como a ausência de narrador, o uso de diálogos e de marcadores de cena. Por isso, no início da atividade, o professor deve buscar relacionar essas características ao vídeo que vão assistir, de uma peça de teatro sendo encenada. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância dos diálogos e marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos, podem ainda ter dificuldades em planejar a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: