Atividade para impressão - Tabela de retomada
Tabela de retomada
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Atividade para impressão - Tabela de retomada
Tabela de retomada
Atividade para impressão - Tabela de retomada: respostas esperadas
Tabela de retomada: respostas esperadas
Atividade para impressão - Planejamento da escrita
Planejamento da escrita
Atividade para impressão - Avaliação do planejamento
Avaliação do planejamento
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elisa Vilalta
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejando a escrita de um texto dramático
Finalidade da aula: Planejar a produção textual de um texto dramático
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto Dramático
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula serão retomadas as características desse gênero e os alunos irão fazer o planejamento do texto que irão escrever na aula seguinte.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em relembrar as características textuais do gênero dramático, como a ausência de narrador, o uso de diálogos e de marcadores de cena. Por isso, no início da atividade, o professor deve buscar relacionar essas características ao vídeo que vão assistir, de uma peça de teatro sendo encenada. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância dos diálogos e marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos, podem ainda ter dificuldades em planejar a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).