Rubrica de qualidade
Plano de Aula
Plano de aula: Plantando e poupando energia
Por: Aline Soares Silva
Descrição
Este plano é formado por um conjunto de 4 aulas que integram os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Geografia e Ciências. Ele promove uma vivência prática e reflexiva sobre a relação entre o corpo, a natureza, consumo e desperdício de energia e eficiência energética.
Iniciamos a experiência com uma saída exploratória para uma área verde próxima à escola, onde os/as estudantes exploram seus sentidos ao caminhar e interagir com o ambiente natural. Eles/as são convidados/as a perceberem texturas, sons e aromas, refletindo sobre como o contato com a natureza impacta o corpo e o bem-estar. Em uma roda de conversa, identificam a importância das árvores para refrescar os ambientes, melhorar a qualidade do ar e contribuir para a economia de energia.
Após a vivência as/os estudantes são desafiados a fazer um levantamento dos equipamentos e das atividades que consomem energia na escola e em suas casas. A proposta é que, a partir desse mapeamento, eles/as possam refletir sobre o consumo e o desperdício de energia no cotidiano e sobre mudanças de atitude que levem ao uso mais racional.
A vivência e o mapeamento do consumo e desperdício se desdobram em uma ação prática com o plantio de mudas e sementes no ambiente escolar ou no entorno da escola, caso não haja espaço disponível. As crianças aprendem a preparar o solo, plantar, regar e identificar as plantas, compreendendo como essa ação impacta o microclima local, contribuindo para refrescar os ambientes.
Para a atividade de plantio é importante o envolvimento da equipe de gestão da escola. Você pode também convidar as famílias para um mutirão de plantio e envolver os órgãos públicos (prefeitura, secretaria de educação, secretaria do meio ambiente ou ainda produtores locais) e a comunidade, para a doação de mudas e sementes. Essa ação precisa acontecer com prévia antecedência e quanto maior o envolvimento da comunidade escolar, maiores são as possibilidades de vínculos afetivos serem criados nestes espaços.
Por fim, os/as estudantes criam cartilhas informativas para compartilhar e divulgar suas aprendizagens para a comunidade escolar. Com isso, eles se tornam agentes de transformação, conectando teoria e prática, e ampliando o impacto do seu aprendizado.
A observação e contato direto com a natureza e o plantio de mudas e sementes no ambiente escolar são excelentes práticas de Educação baseada na Natureza, pois promovem um aprendizado experiencial e sensorial. Isso aguça a curiosidade das crianças a respeito da natureza, desenvolve habilidades como a observação, além de promover benefícios para sua saúde e bem-estar.
De acordo com o manual Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes da Sociedade Brasileira de Pediatria “Muitas pesquisas têm demonstrado que, quanto maior a conexão das pessoas com a natureza, maior será o engajamento da sociedade com as questões ambientais e climáticas. Iniciativas que visam restabelecer os vínculos entre crianças e adolescentes com a natureza devem fornecer experiências associadas a sentimentos como conforto, confiança, prazer, exploração, desafio, realização, liberdade para seguir interesses próprios, superação de medos ao ar livre, empatia e cuidado com os outros seres vivos”.
A gente cuida da natureza e a natureza cuida da gente!
Este plano está associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
| ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos. |
| ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. |
Reconhecimento da Escola e do EntornoVocê conhece as oportunidades da sua comunidade escolar para potencializar uma Educação Baseada na Natureza (EBN)? A EBN propõe o desemparedamento da educação, defendendo o brincar e aprender com e na natureza, convocando nossos corpos a participar ativamente dos processos de aprendizagem e concebendo os ambientes como espaços educadores que também participam deste processo. A gente cuida da natureza e a natureza cuida da gente! Nós somos natureza! Além disso, desemparedar a infância é uma estratégia de enfrentamento à crise climática. Por isso, mapear os espaços, suas potencialidades e desafios, ampliando a percepção sobre as possibilidades existentes de contato com a natureza na escola e no entorno é uma prática a ser incorporada constantemente na organização do trabalho pedagógico, mantendo o currículo vivo e integrado à realidade local. Um bom diagnóstico, além de identificar essas possibilidades e desafios nos espaços físicos, deve incluir uma auto-observação e a observação das experiências de bebês e crianças nesses espaços. E, em um cenário ampliado, abarcar uma investigação sobre a cultura e a percepção das famílias e da comunidade com relação ao convívio com a natureza. Há áreas livres na sua escola ou entorno? Como elas são (sombreadas, ensolaradas, cimentadas, com gramado e áreas verdes etc.)? Os/as estudantes frequentam estes ambientes? Há famílias com hábitos que favorecem o cuidado com a natureza? A comunidade escolar pode fazer alguma intervenção positiva nestes espaços (plantios, limpeza, brinquedos naturalizados etc.)? Essas são algumas provocações que podem inspirar o diagnóstico para uma Educação Baseada na Natureza. Acesse o link e faça o diagnóstico! |
Materiais sugeridos
Materiais diversos:
Mudas e sementes de árvores de pequeno e médio porte (podem ser árvores frutíferas - dê preferência à árvores típicas da região que mora) que podem ser adquiridas junto à Secretaria do Meio Ambiente ou outros parceiros da região, além de terra vegetal e adubo. Ferramentas de jardinagem como pazinhas, luvas e regadores também serão necessários e podem ser solicitadas às famílias. Placas para identificar as plantas (serão construídas pelos/as estudantes). Papel Sulfite e cartolinas de cores variadas. Canetas hidrocores, lápis de colorir, revistas de recorte, cola e tesoura. Imagens de plantas impressas para identificação das mudas e sementes que serão plantadas e como ficarão quando crescerem.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Economia de energia
- Sustentabilidade Ambiental
- Solo como fonte de vida
- Plantio para poupar energia
- Produção escrita com apoio do/a professor/a
Objetivos de aprendizagem
- Identificar formas de energia presentes no cotidiano e suas relações com a sustentabilidade.
- Compreender a importância da economia de energia para o meio ambiente e para a comunidade.
- Identificar e reconhecer tecnologias sustentáveis presentes na escola e em outros contextos.
- Discutir e propor ações práticas para o uso consciente de energia.
- Conectar o aprendizado sobre eficiência energética com a Educação baseada na Natureza.
- Reconhecer as árvores como importantes aliadas para a economia de energia.
- Planejar uma intervenção verde em sua unidade escolar.
- Preparar o solo, realizar o plantio de mudas e sementes, demonstrando zelo e cuidado com as plantas.
- Demonstrar interesse e cuidado para com a natureza.
- Produzir cartilhas educativas utilizando escrita, desenho e outras formas de comunicação, com orientação do/a professor/a.
Competências gerais
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
- Para saber mais sobre plantio acesse o Plano de aula: Componentes que tornam o solo mais adequado para o plantio. Disponível em: <https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/3ano/ciencias/componentes-que-tornam-um-solo-mais-adequado-para-o-plantio/1933> Acesso em 21 jan. 2025.
- Conheça a iniciativa formigas-de-embaúba que promove o plantio de miniflorestas em escolas públicas e Unidades Básicas de Saúde na cidade de São Paulo: https://www.instagram.com/formigasdeembauba/.
- Conheça o Selo Procel que leva mais economia e sustentabilidade aos brasileiros <https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/selo-procel-leva-mais-economia-e-sustentabilidade-aos-brasileiros> Acesso em 20 mai. 2025.
Bibliografia
- CRIANÇA E NATUREZA. Desemparedamento: um caminho para a infância. 2018. Disponível em: <https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf.> Acesso em: 21 jan. 2025.
- MEU JARDIM VERDE. Árvores: Aliadas na Economia de Energia. Disponível em: <https://meuverdejardim.com.br/os-beneficios-das-arvores-na-reducao-do-consumo-de-energia/> Acesso em: 21 jan. 2025.
- Plante árvores e tenha energia elétrica para abastecer milhões de lares! Disponível em: <https://akatu.org.br/dica/plante-arvores-e-tenha-energia/> Acesso em: 04 fev. 2025.
- Plantio de árvores ajuda a economizar na conta de energia em MT. Disponível em: <https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/05/19/plantio-de-arvores-ajuda-a-economizar-na-conta-de-energia-em-mt.ghtml> Acesso em: 04 fev. 2025.
Materiais Adicionais
- Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/pt/acervo/desemparedamento-da-infancia/.
- Educação Baseada na Natureza - Instituto Alana. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2023/11/EBN_Acessivel-1.pdf. Acesso em 21 jan. 2025.
- GUERRA, Monica. No mundo: páginas para uma educação aberta e ao ar livre. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
- LOUV, Richard. A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.
- PIORSKY, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
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Aula
Aula 1 - Sobre esta aula
Tempo previsto: Entre 50 a 100 minutos
Nesta aula, os/as estudantes realizarão um passeio pelo entorno da escola, visitando espaços que possuem áreas verdes, como praças ou parques. Durante a caminhada, a turma será dividida em grupos para vivenciar dois momentos distintos: o primeiro será focado em perceber o movimento do corpo e como ele se comporta no espaço, além das sensações e dos sentidos; o segundo momento consistirá em conectar-se com os elementos naturais do ambiente, realizando uma interação profunda com a natureza, como pisar no solo e sentir o calor com os pés e as mãos. Ao longo do trajeto, os/as estudantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência sensorial e, após a atividade, levantarão reflexões a partir de perguntas guiadas.
É importante planejar com antecedência esta atividade, garantindo que os/as estudantes vivenciem a experiência sensorial. Caso não haja área verde na escola ou entorno próximo, é possível programar esse percurso em outro local, com maior antecedência, em colaboração com a direção e as famílias das crianças, a fim de assegurar maior segurança e conforto para o grupo. Busque um local que seja acessível a todas as crianças, com rampas de acesso, se necessário.
Dificuldades antecipadas: Os/As estudantes podem enfrentar desafios para manter a atenção em cada momento específico, especialmente se o local escolhido for muito movimentado ou tiver muitos estímulos. Por isso, é fundamental que você, professor/a, oriente cada etapa com objetividade, incentivando o trabalho em equipe e oferecendo apoio para que as vivências façam maior sentido.
Aula 1 - Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 min
Organize uma saída exploratória com seu grupo. Escolha, com a participação dos/as estudantes, um local próximo à escola que possua uma área verde (como um parque ou praça) e que possibilite aos/às estudantes explorar seus sentidos, além de perceberem o corpo e sua interação com o ambiente. É importante avisar aos familiares ou responsáveis para que as crianças venham, no dia agendado, com roupas e calçados apropriados, boné, protetor solar e repelente de insetos.
A escolha prévia de um parque ou praça deve permitir uma caminhada dos/as estudantes, bem como a exploração do espaço, proporcionando uma experiência única. Visite o local com antecedência e vivencie a experiência proposta nesta aula, para que ela também faça sentido para você.
Professor/a, se possível, para se preparar para esta aula, visite o espaço escolhido e experimente os sentidos. Observe ao redor em silêncio e reflita sobre o ambiente em que você está, e que as crianças estarão em breve. Sinta a temperatura, toque o chão descalço, perceba a textura das árvores e folhas, sinta os aromas, o vento no rosto e na pele, o calor, a umidade, entre outros elementos e sensações que possam ser experienciados.

Crédito: GettyImages
Como seu corpo sente o calor do Sol? Como se sente à sombra? Feche os olhos e perceba os sons e as outras sensações no seu corpo. Quanto mais sentido essa relação com a natureza fizer para você, mais sentido fará a condução da vivência para a turma. Se entregue a esse momento para experimentar a proposta deste plano. Busque identificar elementos que chamem atenção e que possam se tornar pontos de parada, tais como: árvores com tronco liso e áspero, ninhos de passarinho, teias de aranha, árvores floridas ou com frutos, um local bem alto de onde seja possível ver o horizonte etc.
Explique para as crianças que elas viverão uma experiência dos sentidos e precisam estar muito atentas e dispostas para esse momento. A experiência será vivenciada em pequenos grupos e é preciso que elas partilhem com os colegas as suas percepções quando estiverem no espaço escolhido.
Como será a vivência?
Vocês visitarão uma área verde próxima à escola. Neste espaço, é importante que estejam atentos ao corpo e ao ambiente, por isso, a atividade será vivenciada em dois momentos distintos. Garanta que o grupo esteja atento às suas explicações e siga as orientações:
1º momento: Movimente-se!
Convide-os a caminhar em ritmo constante e a sentir seus corpos em movimento. Neste momento, é fundamental que observem como os corpos se comportam durante o trajeto. A constância e o ritmo são importantes para que os/as estudantes realizem o percurso com segurança, prestando atenção à energia que gastam. A ideia é discutir a energia do corpo, como ele se sente no espaço, como a respiração e o batimento cardíaco se alteram, e se o corpo se cansa ou não ao caminhar.
2º momento: Sinta o espaço!
Professor/a, chame a atenção do grupo para que percebam tudo ao seu redor. Neste momento, eles serão convidados a andar descalços para aguçar ainda mais seus sentidos. Espera-se que eles percebam o ambiente que os cerca, observando os sons, a luz, os estímulos presentes, e os tipos de vida ali presentes. É importante que sintam como os elementos naturais se relacionam com seus corpos. As crianças devem se conectar à energia da natureza, tocando a terra com as mãos e os pés, experimentando diferentes texturas, sentindo o vento e os aromas, ouvindo sons diversos e percebendo as cores do ambiente.
Existem perguntas fundamentais que devem ser feitas aos/às estudantes, as quais os ajudarão a estruturar melhor suas compreensões sobre esse momento. Essas perguntas estão apresentadas no detalhamento da atividade.
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