Lendo e compreendendo diversos objetos literários - Modelo do quadro SQA
Plano de Aula
Plano de aula: Lendo e compreendendo diversos objetos literários
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Fábrica de objetos literários
Por: Cibele Diogo Kimura
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 5 aulas (uma de 50 minutos e 2 de 100 minutos). A primeira e a segunda atividades podem ser aplicadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. O intuito é realizar um levantamento da relação dos estudantes com leitura e produção textual, além de introduzir uma proposta de construção de objetos literários e vivência de processo de publicação de microedições de histórias, que serão produzidas e apresentadas pela turma durante essa sequência de atividades.
Sobre este plano: o plano tem previsão para ser realizado em uma aula de 50 minutos. O objetivo é apresentar a proposta de uma produção futura e realizar levantamento dos conhecimentos prévios da turma em relação aos impressos e outros objetos literários acessíveis e que tenham a intenção de produzir. Nessa aula, a turma terá contato mais profundo com materiais que servirão de base para exemplificar o gênero a ser escolhido pelos grupos para desenvolverem as narrativas.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos do trabalho com as habilidades EF01LP16, EF01LP18, EF01LP26, EF15LP05, EF15LP06, EF15AR04, EF15LP07 e EF15AR06 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3 - Repertório Cultural (Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural) e 4 - Comunicação (Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimento das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo).
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de combinar os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula compartilhada envolvendo os dois componentes. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: prepare a sala em estações (grupos) e disponibilize em cada uma delas impressos de diversos gêneros textuais. Leve em conta exemplos, tais como trava-línguas, história em quadrinhos, rimas, quadrinhas, cantigas, bilhetes, listas, receitas, contos de fadas, haicais, cordéis, poesias, reportagem, propagandas etc. Cada grupo pode ter um ou mais textos do mesmo gênero textual. Apresente também variados exemplos de textos midiáticos, como audiobooks, memes, vídeos virais, propaganda, clipes etc.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos de Educação Empreendedora, com destaque no alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes ao serem provocados a escolherem o gênero com que mais se identificam, conforme atividade proposta nesse plano introdutório. O trabalho colaborativo e a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos objetos literários (microedições de histórias) que serão motivados no plano 2 dessa sequência. Por fim, o processo projetificado de ideação, planejamento e execução, estruturando uma participação efetiva das crianças em todas as etapas para que a produção das narrativas aconteça.
Materiais necessários: impressos e/ou outros objetos literários de diferentes gêneros textuais.
Material complementar: foram selecionados dois materiais da professora Roxane Rojo (Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp), pesquisadora sobre as práticas de leitura e escrita no contexto das mídias digitais: os letramentos múltiplos, ou multiletramentos e um livro de Carla Viana referente a uma perspectiva de uma pedagogia de multiletramentos para trazer um pouco de embasamento teórico para essa sequência. Fica a dica de leitura.
ROXANE ROJO: "HÁ MUITOS PAÍSES RECUANDO NO TEMPO COM SEUS CURRÍCULOS. AQUI, ESTAMOS EVOLUINDO". Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/29/roxane-rojo-ha-muitos-paises-recuando-no-tempo-com-seus-curriculos-enquanto-aqui-estamos-evoluindo-rapidamente. Acesso em: 24 fev. 2020.
Rojo, Roxane Helena R. - Multiletramentos na escola / Roxane Rojo, Eduardo Moura [orgs.]. - São Paulo : Parábola Editorial, 2012.
COSCARELLI, Carla Viana. CANI, Josiane Brunetti (Orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: apresente a proposta da atividade para a turma, relatando o percurso de aprendizagem esperado, e, nos casos em que os três planos forem realizados, em todas as aulas da sequência exponha os objetivos e as expectativas de aprendizagem. Conte que a trajetória será a construção e produção de narrativas literárias, e a definição de produzir microedições. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.
Faça uma roda de conversa sobre a relação que a turma tem com impressos e outros objetos literários: quais mais gostam, onde acessam, quais já produziram, quais gostariam de produzir, se já conheceram pessoalmente autores de algum livro e assim por diante. Tenha uma conversa mostrando que há possibilidades de ampliar os gêneros já conhecidos, pensando em uma linguagem multimodal e multissemiótica, como, por exemplo: uma contação de história gravada e disponibilizada na internet, uma playlist de cantigas organizadas por algum elemento específico, uma receita culinária passada em um programa de tevê e vários outros gêneros.
Apresente a questão inicial para a turma, ela auxiliará no levantamento prévio sobre os diferentes objetos literários que os estudantes possuem acesso. Busque acolher as falas da turma e retome aspectos relevantes sobre os diferentes gêneros textuais, quando achar necessário. Sugerimos que relembre gêneros já trabalhados e traga exemplos diversificados.
Refletindo as competências e habilidades a serem trabalhadas nessa sequência, o objetivo não é fazer o aluno estudar qual é a forma de composição dos gêneros, mas prepará-lo para ler, entender e inferir o texto. Para tanto, valorize as diversidades artísticas e culturais e as diferentes linguagens (verbal, oral, escrita, corporal, visual, sonora, digital etc.) capazes de expressar e partilhar informações e experiências.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: com a sala organizada em estações (grupos), proponha aos estudantes que se distribuam nesses grupos para apreciarem, lerem e terem maior contato com alguns textos selecionados. Garanta a diversidade de gêneros textuais nessas escolhas. Incentive que os estudantes leiam e comentem sobre o que estão lendo com os colegas de grupo. Sugerimos que esses textos tenham a identificação com o nome do gênero textual pertencente. Garanta que tenha, ao organizar a sala, pelo menos uma criança alfabética em cada grupo. A proposta também pode ser organizada na sala de leitura ou biblioteca, caso a escola ofereça essa possibilidade.
Circule entre os grupos acompanhando a leitura dos textos e auxilie para que esse momento seja o mais prazeroso possível. Realize intervenções quando achar necessário, porém, permita que a turma tenha autonomia para fazer as escolhas e para explorar a diversidade de textos. Discuta as ideias e impressões delas com o grupo. Uma prática interessante a ser adotada nesse momento é de mediador de leitura: passe pelos grupos e faça comentários sobre as leituras e autores disponibilizados, apresentando perguntas provocativas, despertando curiosidade para textos que possam ter ficado de lado etc.
Apresente para a turma diferentes linguagens e explique que os textos podem ser apresentados de diferentes maneiras, e ainda serão textos, como, por exemplo, audiobooks, contação de histórias em formato de teatro, gravado e disponibilizado na internet, imagens com o intuito de apresentar alguma ideia, piada e/ou crítica, filmes, desenhos, noticiários etc.
Após a leitura e apreciação dos textos, será o momento de a turma eleger quatro dos gêneros textuais que mais se identificam para produzirem novas edições nas próximas aulas. Motive a escolha dizendo que eles serão os autores e responsáveis por todo o processo de construção e produção dessas microedições. Faça alguns comentários sobre os autores dos textos disponibilizados, para que os alunos possam se identificar e inspirar a partir dos gêneros que já conheceram. A escolha desses gêneros pode acontecer por meio de um acordo entre os grupos ou uma votação. Peça para os alunos fazerem uma breve argumentação sobre o porquê da escolha de determinado gênero, para que fiquem claros os critérios estabelecidos por eles. Disponibilize um tempo para que a turma faça essa escolha e se organize para esse momento de decisão.
Com os quatro gêneros escolhidos, solicite que os estudantes se agrupem de acordo com os gêneros textuais e formatos de publicação que mais têm interesse em produzir. Formados os grupos, peça para as crianças se debruçarem nos materiais que exemplificam aquele gênero, para um contato mais profundo com cada texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: organize a turma para que façam a apresentação aos colegas dos principais pontos das leituras realizadas e reflitam sobre a escolha do gênero.
Os colegas podem fazer perguntas. Faça amarrações a cada grupo:
- O que mais gostou nesse texto?
- Que dica você dá para mobilizar os colegas para lerem esse texto?
- Como foi o processo de decisão para escolha do gênero?
- Foi difícil fazer essa escolha?
- Se o grupo fosse um autor, conseguiria ter ideias de uma nova produção?
- Usariam qual tipo de linguagem?
Converse com a turma sobre o processo de escolha e apreciação dos textos. Traga os aspectos positivos e os que precisam ser melhorados para intensificar o aproveitamento desse momento.
Permita que nesse momento os estudantes coloquem dúvidas e façam trocas, se houver necessidade. É importante que todos estejam alinhados com o gênero escolhido e já tenham a percepção das etapas necessárias para uma produção.
Para que esse plano de aula seja realizado fora da escola, oriente algum adulto a fazer a mediação da atividade, que será a realização da produção literária. Explique que o objetivo é permitir que a criança tenha autonomia para fazer as escolhas que achar mais oportunas para o planejamento e a apresentação da produção.
Peça para a família conversar com a criança sobre os diferentes tipos de objetos literários que possuem em casa (livros, caderno de receitas da família, contação de história em vídeos da internet etc.).
Proponha que a criança também seja um escritor e sugira que ela produza o próprio objeto literário. Permita que ela faça a escolha de uma temática para a própria criação. Sugira, como ideia, a criação de história de uma criança que precisa ficar em casa e não pode frequentar a escola.
- Como será que essa criança se sente?
- O que ela fará nesse período?
- O que vai acontecer quando tudo voltar ao normal?
Essas podem ser as sugestões, porém, deixe a decisão ser tomada pela criança de acordo com as preferências dela.
Oriente a família em relação à importância de um planejamento para essa produção e estimule que façam uma apresentação para valorizar todo o esforço da criança na criação desse objeto literário. Incentive que aproveitem esse momento para se divertir e estimular a criatividade e a autonomia da criança.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cibele Kimura
Mentor: Renata Monaco
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC
(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas e trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas e trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
Objetivos específicos
Ler e refletir diferentes objetos literários, promovendo situações de escolha referente ao gênero que mais se identifica.
Componentes:
Língua Portuguesa e Arte
Materiais Necessários:
- Impressos e/ou outros objetos literários de diferentes gêneros textuais escolar.