Atividade para impressão - Textos-fonte
Textos-fonte
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: textos impressos para leitura, papel sulfite, grampeador, canetas, régua.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Para compor os verbetes, os alunos deverão se reunir em grupos de quatro integrantes que devem atuar, ao mesmo tempo, como selecionadores de conteúdos relevantes, redatores, revisores e editores. Fato que pode dificultar a interação entre eles que precisam estar focados no objetivo da aula que é planejar a escrita de verbetes que serão publicados em um livro de divulgação científica para crianças. Além disso, há a questão da vivência do planejamento antes da produção escrita, prática com a qual os alunos podem não estar tão habituados.
Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Apresente o título da aula aos alunos de maneira desafiadora e instigante.
2- Convide os alunos a produzirem um livro de verbetes para ficar exposto na biblioteca da escola.
3- Comunique-os que o tema escolhido foi “Biomas brasileiros”. É possível que nesse momento os alunos ainda não saibam o que são os Biomas. Diga que eles descobrirão a seguir e que, justamente, por ser um tema não tão conhecido, será útil escrever sobre ele, informando outras pessoas que também podem desconhecer o assunto.
4- Se os alunos gostarem da experiência de escrever verbetes, veja a possibilidade de posteriormente fazer outros livros de verbetes, com temáticas elegidas pelas crianças.
5- Esclareça que esses serão textos de divulgação científica que estarão disponíveis no acervo da biblioteca da escola, portanto há bastante responsabilidade na pesquisa, escolha e veiculação das informações.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
1- Já tendo recordado as características do verbete, será necessário que todos tenham clareza sobre a situação comunicativa que envolve a produção dos textos. Algumas perguntas que podem apoiar essa reflexão são:
Qual será o objetivo da nossa escrita (função social)? (Informar a comunidade escolar, de forma clara, sucinta e objetiva, sobre o assunto escolhido - “os biomas brasileiros”).
Quem será nosso público alvo? (Como o livro construído pela turma fará parte do acervo da biblioteca da escola, podendo estar também no cantinho da leitura das salas, o público alvo são os alunos interessados nessa temática. Provavelmente a idade desses leitores esteja entre 6 e 10 anos. É possível também que outros membros da comunidade escolar, como pais, professores, funcionários, acessem esse livro).
Onde circulará nossa produção de texto? (Circulará pela biblioteca, sala de leitura ou cantinho da leitura nas salas de aula).
Qual será o suporte usado? (Papel em branco para escrever o rascunho, se possível computador para digitar a versão final e cartolinas ou papel canson para fazer a capa e a base para deixar mais firme as páginas do livro de verbetes.)
Onde pesquisaremos as informações necessárias? (Informe que você vai apresentar duas fontes de informação distintas: um vídeo sobre Biomas e textos mais específicos sobre cada um deles).
Orientações:
Materiais complementares: Vídeo sobre os “Biomas brasileiros” - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=63hMH2YBNRc. Acesso em 7/12/2018.
Orientações:
1- Após assistirem ao vídeo, apresente os assuntos que vão compor o livro de verbetes.
2- Esclareça que na introdução do livro haverá os verbetes: Bioma e Ecossistema. No restante do livro aparecerá os “Biomas brasileiros”: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, que serão veiculados em livro de divulgação científica para crianças.
2- Explique que essa aula será destinada apenas ao planejamento da escrita. A escrita final com formatação específica, bem como capa do livro, inserção de fotos ou desenhos será feita posteriormente.
3- Divida-os em 8 grupos. Cada grupo ficará responsável pela confecção de um verbete. Se a turma for composta por trinta e dois alunos, formarão quartetos, caso contrário, calcule como poderá agrupá-los. Se tiver menos alunos, o mesmo grupo pode ficar responsável pelos verbetes da introdução (Bioma e Ecossistema), já que estes possuem textos mais breves para pesquisa. Cuide sempre para que todos colaborem, que suas opiniões sejam respeitados para que a aprendizagem seja significativa e prazerosa.
4- Distribua os assuntos perguntando quem gostaria de escrever verbetes sobre, por exemplo, biomas, depois ecossistema e assim por diante. Ouça as respostas (preferências) e tente atendê-las.
Orientações:
1- Solicite que os alunos se sentem nos grupos e explique que cada grupo receberá um texto sobre o tema e uma tabela de planejamento.
2- Será necessário ler os textos, grifar, escolher as informações que vão compor o verbete e organizá-las na tabela.
3- Esclareça que não é necessário reproduzir todas as informações contidas no texto, os alunos devem escolher apenas algumas informações, de modo a compor em torno de 3 parágrafos de texto.
4- Esclareça também que na aula seguinte, de textualização, eles devem trabalhar apenas com a tabela de planejamento, de preferência sem ter que voltar novamente no texto-fonte.
5- Distribua os textos específicos de cada grupo e as respectivas tabelas de planejamento que constam nos materiais complementares (atente para o fato de que o grupo, ou grupos, responsáveis pelos verbetes de introdução tem uma tabela de planejamento distinta da dos outros grupos).
6- Ressalte com eles o cabeçalho presente na tabela de planejamento traz informações importantes para a reflexão dos alunos quanto à situação comunicativa para a qual estão elaborando esta produção textual.
7- Circule pela sala e ofereça ajuda a quem precisar.
Materiais complementares:
Textos-fonte: Clique aqui (para melhor aproveitamento da página de impressão alguns textos estão juntos, porém, há linhas indicando onde você deve fazer o recorte, de modo que cada grupo tenha em mãos apenas seus textos de pesquisa).
Tabela de planejamento para os grupos dos verbetes “Biomas” e “Ecossistemas”: Clique aqui.
Tabela de planejamento para todos os outros verbetes (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal): Clique aqui.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- Para encerrar a aula, proponha que os grupos compartilhem a experiência de realizar seu planejamento. Pergunte se tiveram dificuldade com a leitura do texto, com a seleção das informações ou com o preenchimento da tabela.
2- Chame alguns grupos para lerem o que escreveram no planejamento. É possível que não de tempo de todos socializarem seus planejamentos, então priorize aqueles que estão com mais dificuldade. Desse modo colegas poderão dar soluções e dicas para aprimorar a escrita que será desenvolvida na próxima aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Vídeo “Biomas brasileiros”, disponível aqui;
Textos fonte, disponíveis aqui;
Tabela de planejamento: verbetes “Biomas” e “Ecossistema”, disponível aqui;
Tabela de planejamento: todos os outros verbetes, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a criarem um livro de verbetes com o tema “Biomas brasileiros”. Siga as orientações do plano original e envie alguns questionamentos, com o intuito de retomar as principais características do gênero verbetes. Peça que eles respondam no grupo, de modo que possam somar suas ideias e você possa complementá-las sempre que necessário.
Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, a proposta de iniciar a escrita dos verbetes pelo planejamento. Combine uma videochamada ou troque mensagens com os estudantes para definirem coletivamente o objetivo da escrita, o público-alvo, como o livro vai circular, em que suporte será escrito (dê preferência aos meios digitais neste momento) e quais serão as fontes de informação pesquisadas (informe que você já selecionou alguns materiais). Solicite que os estudantes assistam a um vídeo que explica o que são os biomas brasileiros e quais são eles (disponível aqui).
Diga que cada grupo será responsável por pesquisar e escrever um verbete (apresente a lista que está no plano original). Apoie a formação dos grupos, a escolha dos verbetes e os incentivem a trocar ideias por mensagem ou videochamada, para tomarem decisões conjuntas sobre a escrita. É possível realizar essa tarefa por meio de um arquivo compartilhável no Google Docs (nesse caso, crie os arquivos e envie o link aos grupos).
Envie os textos fonte e as tabelas de planejamento aos grupos, e explique como preenchê-las seguindo as orientações do plano original. Estipule um prazo para a finalização e envio da atividade.
Fechamento
Combine uma videochamada para socializar os planejamentos e solicite que os grupos tomem nota das sugestões dadas pelos colegas. Aproveite este momento para tomarem decisões coletivas caso ainda não tenham conseguido definir, por exemplo, o meio de veiculação e o público-alvo do livro. Lembre-se sempre de gravar a videochamada ou fazer um resumo dela para enviar àqueles que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, troque os planejamentos entre os grupos, enviando os documentos recebidos e solicitando dicas e sugestões para apoiar a escrita dos colegas.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a assistir ao vídeo, ler os textos e conversar com as crianças sobre os biomas brasileiros. Podem auxiliar também na troca entre os participantes do grupo e com o professor por meio de mensagens e videochamadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Márcia Regina Pereira
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produção de verbetes
Finalidade da aula: Planejar a produção escrita de texto do gênero verbete.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete (resumo)
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto / Escrita autônoma
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EF15LP15, EF04LP22
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: textos impressos para leitura, papel sulfite, grampeador, canetas, régua.
Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.
Dificuldades antecipadas: Para compor os verbetes, os alunos deverão se reunir em grupos de quatro integrantes que devem atuar, ao mesmo tempo, como selecionadores de conteúdos relevantes, redatores, revisores e editores. Fato que pode dificultar a interação entre eles que precisam estar focados no objetivo da aula que é planejar a escrita de verbetes que serão publicados em um livro de divulgação científica para crianças. Além disso, há a questão da vivência do planejamento antes da produção escrita, prática com a qual os alunos podem não estar tão habituados.
Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: