Plano de aula: Produção de verbetes

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação Estudo e práticas de pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: textos impressos para leitura, papel sulfite, grampeador, canetas, régua.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Para compor os verbetes, os alunos deverão se reunir em grupos de quatro integrantes que devem atuar, ao mesmo tempo, como selecionadores de conteúdos relevantes, redatores, revisores e editores. Fato que pode dificultar a interação entre eles que precisam estar focados no objetivo da aula que é planejar a escrita de verbetes que serão publicados em um livro de divulgação científica para crianças. Além disso, há a questão da vivência do planejamento antes da produção escrita, prática com a qual os alunos podem não estar tão habituados.

Referências sobre o assunto: ROJO, R. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Tema da aula

Orientações:

1- Apresente o título da aula aos alunos de maneira desafiadora e instigante.

2- Convide os alunos a produzirem um livro de verbetes para ficar exposto na biblioteca da escola.

3- Comunique-os que o tema escolhido foi “Biomas brasileiros”. É possível que nesse momento os alunos ainda não saibam o que são os Biomas. Diga que eles descobrirão a seguir e que, justamente, por ser um tema não tão conhecido, será útil escrever sobre ele, informando outras pessoas que também podem desconhecer o assunto.

4- Se os alunos gostarem da experiência de escrever verbetes, veja a possibilidade de posteriormente fazer outros livros de verbetes, com temáticas elegidas pelas crianças.

5- Esclareça que esses serão textos de divulgação científica que estarão disponíveis no acervo da biblioteca da escola, portanto há bastante responsabilidade na pesquisa, escolha e veiculação das informações.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos