Plano de Aula
Plano de aula: Como ocorre o processo de impressão gráfica
Plano 2 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Imprimir: o quê, para quê e como?
Por: Cibele Diogo Kimura
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 4 aulas. A primeira e a segunda atividades podem ser realizadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. A proposta tem como intuito refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir (ideias, pensamentos, projetos, situações vividas...) e permite que os alunos conheçam e experienciem métodos diversos de impressão, abordando as técnicas a partir de uma perspectiva histórica.
Sobre esse plano: esse plano específico tem previsão para ser realizado em uma aula de 50 minutos. O intuito é realizar a visitação em uma gráfica, jornal, museu ou algum artista profissional independente que trabalhe com técnicas de impressão, para que os estudantes possam contemplar e/ou acompanhar um processo de impressão. Ele pode, ou não, ser desenvolvido como continuidade do plano anterior, intitulado A História dos Processos de Impressão, que faz parte dessa sequência. Os dois planos são complementares, mas não há exigência de se desenvolver um e depois o outro.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF12LP02, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07 e EF15AR02 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1- Conhecimento (Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva) e 6 - Trabalho e Projeto de Vida (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade).
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer combinando os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula compartilhada envolvendo os dois componentes. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.
Ação prévia: pesquise e agende uma visita em um local como uma gráfica, jornal, museu, ateliê de um artista que use técnicas diversas de impressão, como xilografia e serigrafia. Algumas localidades podem não ter gráficas ou profissionais independentes que trabalhem com métodos de impressão diversos, então nessa situação sugerimos que a aula possa ser adaptada com exibição de vídeos sobre esses processos ou uma pequena demonstração em sala de alguns métodos clássicos de impressão (carimbo, xerox, utilização de uma impressora "comum" etc.). Estimule o tempo a ser usado para essa visitação de acordo com o local selecionado e necessidade de deslocamento.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos do caráter de Educação Empreendedora, com destaque em quatro facetas dessa sequência: a) o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir, b) o trabalho colaborativo, c) a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado, d) a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos impressos.
Materiais necessários: para serem observados durante a discussão e materiais para registros durante a visitação (câmera fotográfica, blocos de anotações, gravadores etc.).
Material complementar: para conhecer um pouco mais sobre a história dos processos de impressão, foram selecionados dois artigos para apoiar no aprofundamento desse tema durante essa sequência. Fica a dica de leitura.
Sugestão de museu para visita em Campos do Jordão - SP
“Casa da xilogravura" - Disponível em: http://www.casadaxilogravura.com.br/xilogravura.php. Acesso em: 03 Abr. 2020.
HISTÓRIA DA IMPRESSÃO GRÁFICA: DA ORIGEM AOS DIAS DE HOJE. Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/historia-da-impressao-grafica/ Acesso em: 05 mar. 2020.
IMPRESSÃO OFFSET E DIGITAL: CONHEÇA AS DIFERENÇAS Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/impressao-offset-e-digital-conheca-as-diferencas/ Acesso em: 05 mar. 2020.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: inicie a aula expondo que o objetivo de hoje será fazer o planejamento da visitação em uma gráfica, jornal, museu ou outra instituição do tipo, para compreender como ocorre a impressão através do acompanhamento de todo o processo. Caso já tenha o local exato e agendado para visitação, conte a proposta e o motivo dessa escolha e conduza a aula já pensando nessa visitação.
Converse com a turma sobre o processo histórico da impressão. É interessante que os estudantes reconheçam que o homem já usou diversas formas de escrever e desenhar até os dias atuais. Cite, por exemplo, os primitivos que usavam as paredes das cavernas para expressar ideias, assim como muitos outros materiais foram utilizados ao longo desse processo, como folhas de palmeira, cascas de árvore, papiros, pergaminhos feitos a partir da pele de animais, até chegar à invenção do papel.
Reflita com a turma que, mesmo após a invenção do papel, os livros eram raros graças ao processo manual e demorado de produção.
Mostre aos alunos revistas e jornais, questionando se sabem como é o processo de produção do material:
- Vocês sabem como são feitas as impressões das revistas e dos jornais?
- Será que ela é feita manualmente?
- Quanto tempo será que leva para produzir cem revistas iguais, por exemplo?
- Quem já viu alguém fazer a impressão de um trabalho ou um documento em casa? Será que o processo para impressão das revistas é o mesmo?
O intuito dessa conversa é aguçar a curiosidade na turma com relação ao processo de produção de um material impresso, para que reflitam sobre as transformações que aconteceram durante o passar dos anos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA