Plano de Aula
Plano de aula: Investigadores ambientais do bairro
Descrição
Este plano de aula tem como foco a identificação e descrição de problemas ambientais reais presentes no entorno da escola e nas áreas de vivência dos estudantes, articulando as áreas de Geografia e Língua Portuguesa, com integração do pensamento computacional desplugado para estruturar as investigações. A finalidade é que as crianças desenvolvam a capacidade de observar o espaço onde vivem, de forma crítica, bem como registrar informações de maneira organizada, elaborar hipóteses sobre causas e consequências dos problemas e propor soluções, inclusive, com possibilidades tecnológicas simples. Ao mesmo tempo, elas vão planejar, revisar e produzir textos multimodais para comunicar suas descobertas, aprendendo a adequar a linguagem, a organização e os recursos utilizados ao público que receberá o trabalho.
A proposta parte da escuta das percepções iniciais das crianças sobre problemas ambientais e avança para a construção coletiva de um quadro de observação e de um roteiro de perguntas, que funciona como um algoritmo de investigação. Esse roteiro orienta a saída de campo, na qual os alunos coletam dados, registram detalhes e observam possíveis impactos na comunidade. As informações coletadas são organizadas em relatórios descritivos, que servirão de base para a elaboração do produto final: um relatório multimodal com texto, imagens e, se possível, vídeos, a ser compartilhado em um mural ou feira escolar.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Materiais diversos:
• Quadro, cartazes grandes ou papel kraft (para o quadro de observação e o roteiro coletivo).
• Canetas hidrográficas, canetinhas e pincéis atômicos.
• Moedas de papel ou tampinhas (para a votação dos casos ambientais).
• Cadernos de campo ou folhas avulsas para anotações individuais e em grupo.
• Lápis, borracha e canetas.
• Cópias impressas do roteiro de observação.
• Pranchetas (opcional, para facilitar a escrita fora da sala).
• Celular ou câmera fotográfica (se a escola tiver disponível, para registros visuais).
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Diferentes tipos de poluição.
- Planejamento de texto.
- Produção de textos.
- Planejamento de texto oral.
- Exposição oral.
Práticas de Linguagem
- Produção de textos.
- Análise linguística e semiótica.
- Oralidade.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e descrever problemas ambientais locais, reconhecendo as causas, consequências e relação com o território.
- Investigar e analisar informações a partir de diferentes fontes (observação direta, entrevistas, textos e imagens), relacionando dados locais a contextos mais amplos.
- Propor soluções criativas e viáveis para os problemas identificados, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos.
- Comunicar conclusões e propostas de forma clara e adequada, utilizando diferentes linguagens (oral, escrita e visual) para públicos diversos.
- Justificar, com base em evidências, a importância de ações individuais e coletivas para a preservação ambiental e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Competências gerais
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e cooperação.
Acesse
- Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) – informações sobre previsão do tempo e dados climáticos no Brasil: https://www.gov.br/inmet
- Climatempo – previsões, notícias e explicações sobre fenômenos meteorológicos: https://www.climatempo.com.br
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – estudos e monitoramento climático e ambiental: https://www.gov.br/inpe
- WWF Brasil – materiais educativos sobre meio ambiente e mudanças climáticas: https://www.wwf.org.br
- Observatório Nacional – informações sobre estações do ano e fenômenos astronômicos que influenciam o clima: https://www.gov.br/observatorio
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - itly.com/videos_eds
- Glossário climático para jovens - https://www.unicef.org/lac/media/31666/file/Glossario-climatico-para-jovens.pdf
- Educação Climática: guia prático para famílias e educadores - https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1445/1315/5100
- Declaração sobre o Princípios Éticos em relação à Mudança Climática - https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000260129_por
Bibliografia
- SHIRTS, Matthew. EMERGÊNCIA CLIMÁTICA: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro Enigma, 2022.
- WINTER, Jeanette. NINGUÉM É PEQUENO DEMAIS PARA FAZER A DIFERENÇA: o chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
- GATES, Bill. COMO EVITAR UM DESASTRE CLIMÁTICO: as soluções que temos e as inovações necessárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 200 minutos
Estes planos de aula integram Geografia e Língua Portuguesa no contexto de uma investigação ambiental real, incentivando os estudantes a observar atentamente o entorno da escola e de suas casas, registrar informações de forma organizada e propor soluções para problemas identificados. A finalidade é que as crianças sejam capazes de identificar, registrar e descrever problemas ambientais usando vocabulário específico, além de interpretar e produzir informações multissemióticas (texto, imagem e fluxograma).
Dificuldades antecipadas
A compreensão inicial do conceito de problema ambiental, que pode ser confundido com outros tipos de problemas não relacionados ao meio ambiente, e a elaboração do roteiro de observação, que exige raciocínio sequencial e organização lógica das perguntas. Para lidar com essas questões, o professor deve apoiar a compreensão com exemplos concretos, imagens e discussões guiadas e conduzir a construção do roteiro passo a passo, sempre verificando se as crianças conseguem entender e aplicar a sequência proposta. Outra dificuldade esperada é o registro detalhado das observações no campo, que pode se tornar superficial se as crianças não tiverem clareza sobre o que observar ou caso se dispersem durante a atividade. Nesse caso, é importante reforçar a função de cada pergunta do roteiro e lembrar que todo detalhe observado pode ser útil para entender e propor soluções.
Ao longo de toda a sequência, é essencial reforçar a postura ética dos investigadores, cuidando para que as informações sejam coletadas com respeito, que as imagens usadas tenham permissão e que a privacidade das pessoas seja preservada. Esse cuidado, além de garantir um trabalho responsável, também ajuda a desenvolver nos estudantes um senso de responsabilidade e cidadania.
• Alguns estudantes podem ter dificuldade em descrever com precisão o que observaram, recorrendo a termos genéricos (“está feio” ou “tem lixo”) sem detalhar o tipo, a localização e as consequências. Nesse caso, será necessário intervir com perguntas de apoio (“Que tipo de lixo?”, “Onde exatamente?”, “Como isso afeta as pessoas?”) para enriquecer o registro.
• Outros podem apresentar dificuldades na leitura e interpretação de textos informativos e de elementos visuais (tabelas, mapas ou infográficos). Para isso, o professor pode realizar leitura compartilhada, explicando passo a passo os elementos e destacando palavras-chave.
• Pode haver resistência inicial à elaboração do roteiro ou do quadro de observação, por parecer “trabalho escrito demais”. Estratégias de gamificação (como transformar as perguntas do roteiro em um “desafio do investigador”) podem aumentar o engajamento.
• Ao estruturar o fluxograma de decisão (computação desplugada), alguns grupos podem se confundir com a sequência lógica. Nesse caso, a professora ou professor pode criar um exemplo modelo com uma situação simples e guiá-los para adaptá-lo às suas observações reais.
Aulas 1 e 2 - Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 20 minutos.
Explique à turma que a comunidade e a gestão da escola pediram o apoio da turma para uma missão:
- A comunidade quer nossa ajuda para investigar problemas ambientais do bairro. Mas antes, precisamos decidir qual caso será prioridade para nossa primeira missão.
Elabore 4 cartazes: Ponto de lixo; Água parada; Cheiro forte; Preciso sair para investigar melhor.
Organize os estudantes em trios e distribua três moedas de papel (ou tampinhas) para cada grupo. Explique que eles devem escolher como distribuir as moedas entre os casos apresentados, colocando-as abaixo do título ou ícone escolhido no quadro. Podem colocar todas em um único caso ou distribuir entre diferentes casos.
Após a votação, conte as moedas com a turma e destaque qual caso recebeu mais votos. Não formule ainda a pergunta de investigação, mas provoque a curiosidade dizendo:
- Parece que esse caso é o mais necessário, para nós… O que será que descobriremos?
Finalize registrando no quadro o caso vencedor como Missão 1 do Bairro e explique que, nas próximas etapas, a turma vai levantar pistas e elaborar um roteiro de investigação para entender melhor o problema e pensar em possíveis soluções.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
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