Texto para impressão - O cachorro e a boa menina
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando a produção escrita do desfecho de um conto popular afro-brasileiro
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos populares afro-brasileiros/Contos e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Texto para leitura dos alunos; fichas de planejamento; material para confecção de cartaz interativo (cartolinas, fitas, cola, tesoura, lápis hidrocor e/ou adesivos coloridos para votação dos alunos.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).
Dificuldades antecipadas: Esse plano abordará conhecimentos sobre tipos de discurso, verbos dicendi, além de alguns elementos da narrativa; isso pode ser uma dificuldade, caso os alunos ainda não tenham estudado esses aspectos linguísticos. Além disso, a formação de duplas pode ser comprometida quando a sala de aula possuir um total de alunos ímpar e necessitará de um ajuste em um dos grupos.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, D. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, n. 4., enero, 2001. [Universitat Pompeu Fabra], disponível em: http://red.ilce.edu.mx/20aniversario/componentes/proyec_colab/2006/cosas/cosas_oto2006/decalogo_didactico.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem, Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, 2010, disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em: 25/10/2018.
LEAL, T. F.; LUZ, P. S. da. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, p. 27-45, jan./jun. 2001, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27852/29624. Acesso em: 28/11/2018.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em: 05/12/2018.
NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em: 28/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Este módulo tem como finalidade produzir um novo final para um conto afro-brasileiro e divulgá-lo em um mural interativo, cujo objetivo será o de que outros alunos leiam os textos escritos e selecionem, dentre eles, o que mais lhes agrada.
1. Apresente a proposta da aula: os alunos irão elaborar, em dupla, um novo final para o conto já trabalhado na Aula 9. É importante que as duplas sejam formadas considerando o nível de autonomia dos alunos na leitura e na escrita. Para Cassany (2001), se a linguagem é social, não faz sentido trabalhar a produção de texto apenas de maneira individualizada, já que outra criança - que também é o interlocutor - pode ajudar no processo de organização e de busca de ideias para o texto. A escolha por planejar em grupo o roteiro da produção escrita é fruto da estratégia de interação entre as crianças para que elas possam se ajudar mutuamente. A interação planejada na produção de textos narrativos é uma ferramenta que contribui para construção de conhecimentos e verificação da intenção comunicativa do texto, uma vez que, em pares, as crianças também reagem como interlocutores (LEAL; LUZ, 2001).
Materiais complementares:
CASSANY, D. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, n. 4., enero, 2001. [Universitat Pompeu Fabra], disponível em: http://red.ilce.edu.mx/20aniversario/componentes/proyec_colab/2006/cosas/cosas_oto2006/decalogo_didactico.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
LEAL, T. F.; LUZ, P. S. da. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, p. 27-45, jan./jun. 2001, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27852/29624. Acesso em: 28/11/2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS