Texto para impressão - O cachorro e a boa menina
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando a produção escrita do desfecho de um conto popular afro-brasileiro
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares afrobrasileiros
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos populares afro-brasileiros/Contos e no campo de atuação Artístico-literário / Vida cotidiana / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Texto para leitura dos alunos; fichas de planejamento; material para confecção de cartaz interativo (cartolinas, fitas, cola, tesoura, lápis hidrocor e/ou adesivos coloridos para votação dos alunos.
Informações sobre o gênero: Os contos populares são textos narrativos carregados do imaginário popular. Através deles, cada comunidade transmite valores, crenças e saberes. O conto, como experiência literária, mantém uma certa fidelidade aos contos populares, mas é aberto às inovações dos autores. Constitui-se como histórias curtas, tendo como característica a concisão. (MARIA, 2004) Já os contos afro-brasileiros têm, além dessas, características próprias da literatura afro-brasileira e não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010).
Dificuldades antecipadas: Esse plano abordará conhecimentos sobre tipos de discurso, verbos dicendi, além de alguns elementos da narrativa; isso pode ser uma dificuldade, caso os alunos ainda não tenham estudado esses aspectos linguísticos. Além disso, a formação de duplas pode ser comprometida quando a sala de aula possuir um total de alunos ímpar e necessitará de um ajuste em um dos grupos.
Referências sobre o assunto:
CASSANY, D. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, n. 4., enero, 2001. [Universitat Pompeu Fabra], disponível em: http://red.ilce.edu.mx/20aniversario/componentes/proyec_colab/2006/cosas/cosas_oto2006/decalogo_didactico.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem, Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, 2010, disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em: 25/10/2018.
LEAL, T. F.; LUZ, P. S. da. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, p. 27-45, jan./jun. 2001, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27852/29624. Acesso em: 28/11/2018.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em: 05/12/2018.
NÓBREGA, Maria José de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011, disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em: 28/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Este módulo tem como finalidade produzir um novo final para um conto afro-brasileiro e divulgá-lo em um mural interativo, cujo objetivo será o de que outros alunos leiam os textos escritos e selecionem, dentre eles, o que mais lhes agrada.
1. Apresente a proposta da aula: os alunos irão elaborar, em dupla, um novo final para o conto já trabalhado na Aula 9. É importante que as duplas sejam formadas considerando o nível de autonomia dos alunos na leitura e na escrita. Para Cassany (2001), se a linguagem é social, não faz sentido trabalhar a produção de texto apenas de maneira individualizada, já que outra criança - que também é o interlocutor - pode ajudar no processo de organização e de busca de ideias para o texto. A escolha por planejar em grupo o roteiro da produção escrita é fruto da estratégia de interação entre as crianças para que elas possam se ajudar mutuamente. A interação planejada na produção de textos narrativos é uma ferramenta que contribui para construção de conhecimentos e verificação da intenção comunicativa do texto, uma vez que, em pares, as crianças também reagem como interlocutores (LEAL; LUZ, 2001).
Materiais complementares:
CASSANY, D. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, n. 4., enero, 2001. [Universitat Pompeu Fabra], disponível em: http://red.ilce.edu.mx/20aniversario/componentes/proyec_colab/2006/cosas/cosas_oto2006/decalogo_didactico.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
LEAL, T. F.; LUZ, P. S. da. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, p. 27-45, jan./jun. 2001, disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27852/29624. Acesso em: 28/11/2018.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a formarem as duplas que trabalharão na produção.
- Explique que apresentará um conto afro-brasileiro e relembre as características desse gênero, já trabalhadas na Aula 4 e na Aula 5. Caso você não tenha utilizado as aulas desta sequência, é importante dizer aos alunos que contos são histórias curtas que possuem autor; que contos populares também são histórias curtas, mas são antigas e ninguém sabe ao certo quem é o autor, pois elas são repassadas de geração para geração; e que contos populares afro-brasileiros têm as mesmas características de um conto popular, mas possuem algumas especificidades, pois têm um autor negro, que conta a história, apresentando questões da tradição afro-brasileira. Esses contos não podem prescindir da afrodescendência através de uma voz autoral, um tema, uma linguagem, um público-alvo e um lugar de enunciação (DUARTE, 2010). O texto que utilizaremos nessa aula é recontado pelo Mestre Didi, autor afro-brasileiro (História do Mestre Didi, Biografia resumida em vídeo).
- Peça para que eles prestem atenção aos elementos da narrativa como: personagens, enredo, cenário, o conflito que acontece e o final da história. A produção escrita deles será a criação de outro final para história.
- Informe-os sobre o mural interativo que ficará exposto do lado de fora da sala de aula deles, a fim de que outros alunos da escola possam ler os finais e escolher o que mais agradou. O mural deve conter, no meio, a história registrada em letras visíveis, para que, ao redor da mesma, sejam expostos os novos finais propostos pelos alunos e a tabela de votação para que os outros alunos escolham um deles.
Materiais complementares: Texto impresso, principalmente se você estiver trabalhando a primeira vez com ele; Materiais como fita, cola, tesoura, lápis hidrocor e cartolina para servir de mural onde os textos serão expostos.
Para saber mais sobre os contos afro-brasileiros: DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem, Rio de Janeiro, n. 23, p. 113-138, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso em: 25/10/2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue o texto escrito aos alunos (para acesso ao texto, clique aqui), para que acompanhem a leitura. Se você estiver seguindo esta sequência de aulas, o texto já foi entregue na aula 9.
- Estimule os alunos a observarem os elementos da narrativa como os personagens, enredo, conflito, cenário. Atente para a riqueza de detalhes, pois isso os ajudará a preparar o roteiro de escrita.
- Peça que observem os discursos direto e indireto (trabalhados nas aulas 7, 8, 9). Quais os personagens que têm voz no discurso direto? (A boa menina, a mãe, o bicho, a irmã da boa menina e a tia das duas). Caso você não esteja seguindo esta sequência de atividades, é necessário explicar à turma sobre os tipos de discurso e incentivar os alunos a usarem os dois tipos no final que inventarem. A avaliação contemplará o uso de pontuação e dos verbos dicendi (verbos de dizer), além de verificar a coerência da história com os elementos da narrativa que já existem.
- Realize uma leitura dramática do conto afro-brasileiro “O cachorro e a boa menina”.
- Estimule-os a pensar em um novo final. O que poderia acontecer quando a irmã da boa menina chama o cachorro: ele poderia vir ou não? O que poderia acontecer à irmã da menina? Como ela poderia compreender a lição, tratar melhor os outros e ainda se manter viva? Quem poderia lhe ensinar o que ela precisava aprender? O cachorro ou o bicho? Quem apareceria nesse final: a irmã, a mãe, a tia ou um personagem que não havia aparecido na história? Respostas pessoais.
- Entregue a ficha de planejamento (Ficha) para cada dupla e peça que eles a preencham, trocando informações e se ajudando mutuamente. Use a PARTE 1. O planejamento da escrita para essa atividade deve considerar:
- Alguns elementos já dados, como os personagens da história e o final original, para que eles entendam melhor o conteúdo do conto e mantenham a coerência na hora de fazer um novo final.
- Os novos elementos, como os personagens que comporão o final.
- Como será esse final, etapa na qual eles planejam o que escrever.
- Quem terá voz no discurso direto, para que eles saibam que esse item de análise linguística será avaliado na produção.
- A moral do conto após o novo final, para assegurar a coerência com o texto-base.
- Incentive o trabalho em dupla e dê a cada um uma função: um aluno escreve o planejamento, enquanto o outro organiza oralmente como seria esse final. Eles devem se ajudar a encontrar o melhor caminho de escrita e para isso precisam ouvir as ideias uns dos outros. A experiência de interação entre as duplas para planejar demonstra que “os alunos estabelecem uma série de laços inter-relacionados, que conduzem a uma verdadeira construção conjunta: exploram, propõem, retificam, integram aquilo que diz o colega, regulam suas ações, apresentam argumentos a suas propostas para que o outro as entenda, etc., tudo isso com o objetivo de alcançar uma meta comum: escrever o texto” (MELO; SILVA, 2007, p. 90).
- Acompanhe as duplas e, à medida que perceber que elas precisam de ajuda, interfira no planejamento com perguntas que promovam a reflexão dos alunos.
Materiais complementares:
Sugestões de respostas para a Ficha de Planejamento: clique aqui.
MELO, K. L. R. de.; SILVA, A. da. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em: 05/12/2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que revisem o planejamento, a fim de verificar se o mesmo atende, de forma clara, à intenção da dupla. Use a PARTE 2 da ficha para orientar essa análise. Eles irão observar se o novo final planejado preserva a coerência com o texto-base, se há uma moral ou ensinamento que caracteriza um conto popular, se há personagens que foram retomados da história original, se há marcas linguísticas adequadas para os tipos de discurso utilizados e se o novo final é criativo para justificar a sua publicação no mural.
- Organize os horários em que as duplas deverão ficar junto ao mural interativo para acompanhar a escolha e a votação. Peça a duas professoras que divulguem o trabalho para que os alunos de outras salas possam participar da escolha. Se o tempo do intervalo for insuficiente, uma estratégia possível é reservar duas aulas e solicitar que as professoras do 4º e 3º ano acompanhem seus alunos durante a votação.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Texto disponível aqui.
Introdução: Produção de um novo final para o conto "O cachorro e a boa menina"
Envie uma orientação sobre a atividade aos alunos pelo WhatsApp. Lance a proposta de produção de um novo final para um conto popular afro-brasileiro. Retome as características do gênero e incentive os alunos a retomar as anotações e vídeos já estudados. Se você estiver usando esta aula fora da sequência, pode propor uma videoaula sobre as características do gênero. Diga aos alunos que, nesta atividade, eles vão planejar a produção, e explique a importância dessa etapa para garantir a escrita de um bom texto.
Desenvolvimento
Envie para os alunos o trecho inicial do conto "O cachorro e a boa menina", disponível no slide 1 do Desenvolvimento. Oriente os alunos que leiam o trecho observando os elementos do texto, o uso do discurso direto e a posição do narrador, e os estimule a pensar em um novo final para o conto usando as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha que os alunos, ao pensarem sobre cada questão proposta nas orientações, tomem decisões e façam anotações no caderno para usar durante a produção.
Fechamento
Oriente os alunos a revisar o planejamento do texto, utilizando a tabela com os indicadores propostos na parte 2 da ficha de atividade.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o que planejaram com os familiares e peçam opiniões para qualificar o planejamento.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Tenório
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejando a produção escrita do desfecho de um conto popular afro-brasileiro
Finalidade da aula: Planejar, em dupla, possíveis finais para o conto popular afro-brasileiro “O cachorro e a boa menina”, atentando para as características estilísticas e composicionais do gênero
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos populares afro-brasileiros
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.