Plano de Aula

Plano de aula: Compartilhando nossas produções literárias

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Fábrica de objetos literários

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 5 aulas (1 de 50 minutos e 2 de 100 minutos). A primeira e a segunda atividades podem ser aplicadas independentemente, já a terceira tem relação direta com as anteriores. A sequência tem como intuito realizar levantamento da relação dos estudantes com leitura e produção textual, e introduzir uma proposta de construção de objetos literários e vivência de processo de publicação de microedições de histórias que serão produzidas e apresentadas pela turma durante essa sequência de atividades.

Sobre esse plano: esse plano trata-se da terceira atividade proposta dessa sequência e tem previsão para ser realizado em duas aulas de 50 minutos cada (totalizando 100 minutos). Com foco no fechamento da sequência, o objetivo dessa atividade será realizar a revisão final das produções, proporcionar um momento de apresentações e apreciação coletiva da turma. Além disso, deverá ser finalizada com uma avaliação coletiva, para identificação das aprendizagens, habilidades e competências trabalhadas durante todo o processo da sequência de atividades. Dependendo do planejamento que a turma realizar sobre a forma e do público para as apresentações, combine com a equipe gestora da escola como serão feitos os convites e o melhor horário para que a apreciação da comunidade escolar aconteça.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF01LP16, EF01LP18, EF01LP26, EF15LP05, EF15LP06, EF15AR04, EF15LP07 e EF15AR06 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3 - Repertório Cultural (Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural) e 4 - Comunicação (Utilizar diferentes linguagens – verbal (Oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimento das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo).

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer combinando os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula compartilhada envolvendo os dois componentes. Se não for possível, os professores podem organizar as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: é importante que o professor faça a leitura antecipada das produções realizadas até o momento, para que possa dar uma devolutiva/feedback mais sistematizado e qualificado para a turma. Assim, o grupo será motivado a focar nos apontamentos realizados e seguir na evolução das produções.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos de Educação Empreendedora, com destaque para o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes ao serem provocados a escolher o gênero com que mais se identificam, conforme atividade proposta no plano introdutório. O trabalho colaborativo e a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos objetos literários (microedições de histórias), que foi motivado na segunda atividade da sequência, e, finalmente, o processo projetificado de ideação, planejamento e execução, estruturando uma participação efetiva das crianças em todas as etapas para que a produção das narrativas aconteça, também são consonantes com o que se espera de uma educação empreendedora.

Materiais necessários: leve para a sala de aula as produções já iniciadas pela turma, seguindo com impressos e/ou outros objetos literários de diferentes gêneros textuais, para servirem de inspiração, e demais materiais e recursos midiáticos que serão usados nas produções, caso seja escolha dos grupos.

Material complementar: foram selecionados dois materiais, sendo um livro da educadora argentina Delia Lerner, um artigo sobre produção de texto e como auxiliar o aluno no processo de ler e escrever, para trazer um pouco de embasamento teórico para essa sequência. Fica a dica de leitura.

“Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade". Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em: 25 fev. 2020.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: inicie a aula retomando a atividade anterior (Atividade 2 - Planejamento e construções de objetos literários). Apresente boas práticas de produção e os pontos que precisam ser melhorados, de uma forma consolidada e que sirva de apoio para todos os grupos.

  • Quais sugestões vocês podem dar para avançarmos com a produção?
  • A produção feita até o momento está alinhada ao que realmente o grupo pretende transmitir como mensagem? Ela precisa de ajustes?
  • As tarefas planejadas estão, até o momento, sendo cumpridas?
  • Vocês acham que esse é um caminho para ser um bom escritor?

É importante propor um processo de reflexão, para que auxiliem os grupos na aquisição de boas escolhas e na qualificação do processo de produção. Com uma rápida retomada das dificuldades encontradas, faça a mediação para que, juntamente com os grupos, sejam encontradas boas opções.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA