Plano de aula: Chegou a nossa vez de produzir uma nova impressão

Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Imprimir: o quê, para quê e como?

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 4 aulas. A primeira e a segunda atividades podem ser realizadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. A proposta tem como intuito refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir (ideias, pensamentos, projetos, situações vividas...) e permite que os alunos conheçam e experienciam métodos diversos de impressão, abordando as técnicas a partir de uma perspectiva histórica.

Sobre esse plano: esse plano específico tem previsão para ser realizado em uma aula de 100 minutos. O intuito é produzir um guia impresso sobre os métodos de impressão explorados nas aulas anteriores. Os estudantes serão convidados a contar o valor dos impressos para a humanidade por meio do registro, apoiando-se nas técnicas aprendidas e na criação de carimbos “caseiros”.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF12LP02, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07 e EF15AR02 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1 - Conhecimento (Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva) e 6 - Trabalho e Projeto de Vida (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade).

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer combinando os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula dupla (100 minutos) e compartilhada, envolvendo os dois componentes. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: prepare a sala em grupos, separe materiais para a confecção dos “carimbos caseiros” e organize um varal para exposição. Sugerimos que as atividades anteriores dessa sequência sejam realizadas de antemão, para dar maior embasamento para o sucesso da aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos do caráter de Educação Empreendedora, com destaque em quatro facetas dessa sequência: a) o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que produzirão, b) o trabalho colaborativo, c) a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado, d) a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos impressos.

Materiais necessários: diferentes tipos de materiais para confecção dos “carimbos caseiros” (folhas de árvores, pedras e outros recursos da natureza, sucatas, objetos com diferentes texturas, rolha de vinho, materiais de madeira etc.), tinta, papel ou tecido para impressão.

Material complementar: para conhecer um pouco mais sobre a história dos processos de impressão, foram selecionados dois artigos para apoiar no aprofundamento desse tema durante essa sequência. Fica a dica de leitura.

HISTÓRIA DA IMPRESSÃO GRÁFICA: DA ORIGEM AOS DIAS DE HOJE. Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/historia-da-impressao-grafica/ Acesso em: 05 mar. 2020.

IMPRESSÃO OFFSET E DIGITAL: CONHEÇA AS DIFERENÇAS Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/impressao-offset-e-digital-conheca-as-diferencas/ Acesso em: 05 mar. 2020.

Orientações: explique à turma que o objetivo desta aula é criar um guia impresso para contar sobre os métodos de impressão apresentados nas aulas anteriores. A atividade colocará em jogo a criatividade dos estudantes para a utilização de materiais diversos, de forma planejada e estruturada, a serem apresentados em um formato de exposição artística.

Organize a sala em pequenos grupos para que, juntos, possam planejar e desenvolver um trabalho colaborativo de produção. Permita que os próprios alunos formem os grupos de trabalho, estimulando a autonomia de cada integrante. Inicie a aula recordando as técnicas estudadas e a evolução, em uma perspectiva histórica, sobre o processo da impressão. Retome a reflexão sobre a necessidade de o ser humano “imprimir” ideias, pensamentos, situações vividas etc.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA