Plano de Aula

Plano de aula: Planejando a escrita de textos expositivos de divulgação científica

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos expositivos de divulgação científica

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Textos expositivos de divulgação científica, trabalhos escolares, notícias e reportagens científicas, curiosidades, ficha técnica”, e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de Produção de Texto.

Materiais necessários: Fichas do jogo, textos impressos para leitura e material (papel, lápis, borracha) para escrita.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • O acesso aos recursos audiovisuais e à internet.
  • A organização dos alunos em grupos de forma produtiva de trabalho, pois podem dispersar-se durante o trabalho.
  • Os alunos poderão apresentar dificuldades na retomada dos conteúdos abordados nas aulas anteriores desta sequência de 15 aulas no gênero “expositivo de divulgação científica”. Tais conhecimentos serão necessários na proposta desta aula, onde realizarão uma atividade de produção escrita no gênero, sendo eles: Reconhecer as características do gênero e a estrutura de composição do texto (introdução, desenvolvimento do assunto e conclusão); sua função social e meio de circulação; o uso de imagens, gráficos e infográficos e suas funções no texto; aspectos de coesão pronominal e uso de citações (como depoimentos de autoridades ou especialistas no assunto).

Referências sobre o assunto:

  • DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
  • SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: Unidade IV – Você sabia? – Livro do professor, 2011. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30 de novembro de 2018.
  • NÓBREGA, M. J. de. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do Ise Vera Cruz, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 22-34, 2011. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LUPPI, S. E. O gênero divulgação científica para crianças: Alternativas para o ensino. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/612-4.pdf. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  • LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (orgs). Produção de Textos na Escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide para os alunos, deixando-os realizarem antecipações sobre o que imaginam que será tratado nesta primeira aula do módulo de “produção de texto”.

Vale destacar que “a didática da escrita, em uma abordagem que visa ao desenvolvimento progressivo dessa atividade em todo o transcorrer da escolaridade, exige que consideremos as práticas comunicativas e culturais de uso dos textos. Ela também exige que levemos em conta os aspectos afetivos, cognitivos e sociais que estão em jogo. Portanto, a escrita é considerada como uma forma de comunicação, de expressão e de conhecimento.” (DOLZ, GAGNON, DECÂNIO, 2010, p. 13).

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