Plano de Aula

Plano de aula: A história dos processos de impressão

Plano 1 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Imprimir: o quê, para quê e como?

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 4 aulas. A primeira e a segunda atividades podem ser realizadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. A proposta tem como intuito refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir (ideias, pensamentos, projetos, situações vividas...) e permite que os alunos conheçam e experienciem métodos diversos de impressão, abordando as técnicas a partir de uma perspectiva histórica.

Sobre este plano: esse plano específico tem previsão para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Com o intuito de explorar e conhecer o processo de diferentes técnicas de impressões que permitam refletir sobre a necessidade do ser humano em imprimir ideias, pensamentos, experiências etc., numa perspectiva histórica.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF12LP02, EF15LP05, EF15LP06, EF15LP07 e EF15AR02 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1 - Conhecimento (Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva) e 6 - Trabalho e Projeto de Vida (Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade).

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer combinando os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula compartilhada envolvendo os dois componentes. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades da sequência.

Ação prévia: prepare antecipadamente diferentes tipos de impressos, como revistas, jornais, xerox, carimbos, fôlderes, catálogos, livros, convites, fotografias etc. para serem modelos de exploração em sala. Prepare também o material de apoio para ilustrar as técnicas estudadas e as fichas com figuras e curiosidades sobre o processo de impressão em uma perspectiva histórica, para aproximar os estudantes do conteúdo pretendido.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos do caráter de Educação Empreendedora, com destaque em quatro facetas dessa sequência: a) o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir, b) o trabalho colaborativo, c) a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado, d) a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos impressos.

Materiais necessários: diferentes tipos de impressos, como revistas, jornais, xerox, carimbos, folders, catálogos, livros, convites, fotografias etc.

Material complementar: para conhecer um pouco mais sobre a história dos processos de impressão, foram selecionados dois artigos e um videodocumentário para apoiar no aprofundamento desse tema durante essa sequência. Fica a dica de estudo.

“A HISTÓRIA DA IMPRESSÃO 2015 ". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2645Scfct54. Acesso em: 03 abril. 2020.

HISTÓRIA DA IMPRESSÃO GRÁFICA: DA ORIGEM AOS DIAS DE HOJE. Fonte: blog.360imprimir. Disponível em:

http://blog.360imprimir.com.br/historia-da-impressao-grafica/ Acesso em: 05 mar. 2020.

IMPRESSÃO OFFSET E DIGITAL: CONHEÇA AS DIFERENÇAS Fonte: blog.360imprimir. Disponível em: http://blog.360imprimir.com.br/impressao-offset-e-digital-conheca-as-diferencas/ Acesso em: 05 mar. 2020.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique à turma que o objetivo da aula é que eles possam conhecer algumas formas de impressão mais importantes e conhecidas numa perspectiva histórica, além de compreender que a descoberta da imprensa modificou drasticamente a vida na sociedade e tem sido a chave nas transformações culturais ao longo do tempo.

Inicie a aula apresentando para a turma uma exposição com as diferentes impressões trazidas para a sala. Questione se eles sabem o intuito de se colocar em formato impresso palavras e desenhos.

Questione se eles conseguem imaginar como era a vida antes da invenção da impressão em papel.

- Sem impressões, seria possível ter livros, propagandas, jornais etc.?

- Como seria o tempo de produção se tudo fosse feito manualmente?

Faça uma roda de conversa. Permita que os estudantes explorem os diversos impressos levados para a sala e que, por meio da conversa, possam refletir sobre os propósitos que o ser humano tem em imprimir ideias, pensamentos, conhecimentos etc.

Para registrar a impressão dos alunos, preencha um quadro de investigação SQA (Sei, Quero Saber, Aprendi), no qual os estudantes serão convidados, nesse momento da aula, a registrar em uma coluna o que já sabem sobre o assunto e, ao final da aula, o que gostariam de saber. Dessa forma, ao final da 3ª atividade dessa sequência, os alunos poderão finalizar o quadro, preenchendo a terceira coluna com o que aprenderam. Caso queira um modelo do quadro de investigação SQA, clique aqui.

Mais do que aprender sobre a técnica, a atividade coloca em jogo a relação dos estudantes com aquilo que está ao alcance das mãos no cotidiano, e que possibilita acesso ao conhecimento construído pela humanidade ao longo da história, dialogando com o grande potencial criativo, trazendo possibilidades de invenções e criações diversas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA