Plano de Aula

Plano de aula: Trajetórias negras

mais ações

Descrição

Este plano tem foco na produção de textos (escrita compartilhada e autônoma). A finalidade é produzir textos biográficos.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Planejamento e escrita de textos.

Objetivos de aprendizagem

  • Pesquisar, por meio da utilização de buscadores on-line, informações biográficas sobre uma personalidade negra de seu interesse.

  • Escrever, de forma compartilhada e com o auxílio do professor, biografia com informações de pesquisa realizada para expor em cartaz.

Competências gerais

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos (01 aula)

Materiais sugeridos:

• Cartaz com a biografia de Machado de Assis, projetor ou cópias impressas para cada estudante.

• Fotos de Machado de Assis.

• Acesso a equipamentos digitais (um por grupo).

• Acesso à internet.

• Folhas impressas, previamente organizadas por você, com biografias de diferentes personalidades negras. (Caso não seja possível utilizar equipamentos eletrônicos com acesso à internet).

• Folhas A4.

• Lápis de escrever.

• Lápis de cor.

• Borrachas.

• Cartolinas.

• Canetinhas.

Organização da aula

Organize os estudantes em grupos de, no máximo, quatro pessoas. Disponibilize um equipamento eletrônico com acesso à internet para cada grupo (computador, tablet, celular etc). Caso isso não seja possível, leve para a sala de aula folhas impressas com as biografias de diferentes personalidades negras, com destaque em diversas áreas. Exemplos: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Luiz Gama, na literatura; Rebeca Andrade, Vinícius Júnior, Pelé, Aída dos Santos, no esporte; Dona Ivone Lara, Cartola, Liniker, na música, entre outros. É importante que os estudantes conheçam diferentes personalidades para escolherem qual irão biografar.

Outra possibilidade muito interessante para esta etapa é trabalhar com personalidades da própria comunidade em que a escola está inserida. Pode-se trazer biografias de mãe ou pais de santo, líderes comunitários, ou familiares, pois, a partir daí, também estaremos oportunizando ensinamentos dos valores civilizatórios de comunitarismo/cooperativismo, ancestralidade e oralidade (sugere-se inclusive mostrar aos alunos os Valores civilizatórios) e embasado nas Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico Raciais que afirma: Reconhecer é também valorizar, divulgar e respeitar os processos históricos de resistência negra desencadeados pelos africanos escravizados no Brasil e por seus descendentes na contemporaneidade, desde as formas individuais até as coletivas”.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Veja outros planos que exploram a habilidade EF15LP05 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS