Atividade para impressão - Textos - LP03_04SQA13
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de texto - poemas concretos e visuais
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Por: Grazielle Tavares
Insira seu Whatsapp para receber o PDF!
Preencha com o seu número de telefone
mais ações
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários:
- Cartolina e caneta pilot.
- Computador e Data Show
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
- O professor deverá providenciar caso não tenha Data Show: textos para impressão - clique aqui.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir na hora de escrever o texto, pois será necessário conciliar o texto escrito com a ilustração do poema visual para expressar a ideia da obra.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: FREIRE, M.A.; CARVALHO, R. H. M. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba : Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Para o professor
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Grazielle Tavares
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejamento de texto - poemas concretos e visuais.
Finalidade da aula: Planejar, em colaboração, a produção de um poema visual.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poemas concretos e visuais.
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção textual
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários:
- Cartolina e caneta pilot.
- Computador e Data Show
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
- O professor deverá providenciar caso não tenha Data Show: textos para impressão - clique aqui.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir na hora de escrever o texto, pois será necessário conciliar o texto escrito com a ilustração do poema visual para expressar a ideia da obra.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: FREIRE, M.A.; CARVALHO, R. H. M. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba : Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA