Atividade para impressão - Textos - LP03_04SQA13
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de texto - poemas concretos e visuais
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Por: Grazielle Tavares
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários:
- Cartolina e caneta pilot.
- Computador e Data Show
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
- O professor deverá providenciar caso não tenha Data Show: textos para impressão - clique aqui.
Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir na hora de escrever o texto, pois será necessário conciliar o texto escrito com a ilustração do poema visual para expressar a ideia da obra.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: FREIRE, M.A.; CARVALHO, R. H. M. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.
CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba : Piá, 2012.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA