Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento de texto - poemas concretos e visuais

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários:

  • Cartolina e caneta pilot.
  • Computador e Data Show
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
  • O professor deverá providenciar caso não tenha Data Show: textos para impressão - clique aqui.

Dificuldades antecipadas: A dificuldade pode surgir na hora de escrever o texto, pois será necessário conciliar o texto escrito com a ilustração do poema visual para expressar a ideia da obra.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: FREIRE, M.A.; CARVALHO, R. H. M. (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2018.

CUNHA, L. Poesia para crianças: conceito tendências e práticas. Curitiba : Piá, 2012.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos