Atividade para impressão - Manchetes
Plano de Aula
Plano de aula: As letras nas manchetes de jornal
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.
Folhas xerografadas com manchetes, atividades complementares e computador.
Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Dificuldades antecipadas: Não conhecer as formas das letras de imprensa presentes na manchete (especialmente as minúsculas). Não perceber o princípio acrofônico de alguma letra, apresentando dificuldade na leitura.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.
MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual, proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.
MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1- Apresente a proposta para os alunos e tente envolvê-los na temática da aula.
A letra de imprensa (maiúscula e minúscula) é muito presente em textos de jornais, revistas, gibis, etc. É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre os tipos de letras na escrita, e já tenham iniciado a compreensão das relações existentes entre fonema e grafema.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA