Plano de aula: Oralidade em foco: Conhecendo o jornal falado

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação “Vida Cotidiana”. Esta aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador e projetor para passar os vídeos. Folha xerografada.

Informações sobre o gênero: Uma manchete (do francês manchete) é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocado na primeira página. Já as fotolegendas são um gênero textual que circula socialmente em revistas, jornais, livros e sites de internet e fazem parte do cotidiano de todas as pessoas.

Telejornalismo / Jornal Falado é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. Telejornais são programas que divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e — geralmente — narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional).

Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Às vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias (news flashes) em casos muito importantes e urgentes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade na identificação das características de um telejornal.

Referências sobre o assunto:

ROJO, ROXANE. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor / Roxane Rojo. - Belo Horizonte: Ceale, 2006.

MARCUSCHI, Luiz. Fala e escrita / Luiz Antônio Marcuschi e Angela Paiva Dionisio. 1. ed., 1. reimp. — Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutoS

Orientações:

• Apresente a proposta da aula para os alunos. Faça um breve levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero trabalhado. Tente envolvê-los na temática da aula.
  • A oralidade como conteúdo a ser trabalhado na escola já vem sendo enfatizada há algum tempo. A Base Nacional Curricular propõe o trabalho com essa modalidade, assim como o trabalho com a modalidade escrita, ressaltando a importância desse estudo no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Dentro dessa perspectiva, o trabalho com Jornal falado visa contemplar as situações comunicativas do dia a dia com foco na produção oral.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência