Texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Função dos poemas concretos e visuais.
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários:
- O professor deverá providenciar, caso não tenha: Data Show, cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA01.
- O professor deverá providenciar caso tenha Data Show,: computador, cartolina e caneta Pilot. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA01.
- Poema impresso. Para acessar o texto que será trabalhado nesta aula, clique aqui
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser decorrentes do fato de acreditarem que textos poéticos são representados somente por meio de rimas, versos, estrofes e metáforas, e de relacionar a imagem com a palavra para buscar o entendimento do poema.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que serão trabalhados poemas.
Materiais complementares:
- Data show ou quadro, giz ou caneta Pilot.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o poema “Gato pensa” de Ferreira Gullar com o Data show. Caso não tenha disponível este material, pode fazer um cartaz na cartolina. Clique no link para acessar ao texto integral http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ferreira_gullar.html
- Peça para os alunos observarem o texto.
- Solicite que os alunos leiam individualmente o poema.
- Leia coletivamente com a turma.
- Solicite que a turma leia o poema, sem a sua ajuda.
- Pergunte para as crianças:
- O que vocês perceberam nesse texto?
- Vocês já leram poemas?
- Aonde vocês viram?
- Anote no quadro a resposta.
- Questione: Será que todos os poemas têm essa estrutura?
Fonte: “Gato Pensa?”, Fereirra Gullar , disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ferreira_gullar.html. Acesso em 03 de outubro de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Fale que apresentará um outro texto.
- Faça suspense.
- Projete no quadro o poema “O gato” de Vinicius de Moraes ou escreva em um cartaz no quadro e cole ao lado do anterior. Clique no link http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/o-gato para acessar ao texto integral.
- Peça para os alunos lerem o texto individualmente.
- Leia coletivamente com os alunos.
- Leia o texto para os alunos.
- Pergunte para os alunos:
- O que vocês perceberam nesse texto?
- Gostaram dessa obra?
- Dialogue com os alunos sobre as particularidades que eles encontraram no poema.
- Pergunte para os alunos:
- Vocês gostam de poemas?
- Vocês conhecem outros poemas?
- Vocês já viram algum livro com poemas?
- Na sala de aula tem algum poema?
Materiais complementares:
Fonte: O gato. Vinícius do Moraes, Vinícius de Moraes, disponível em http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/o-gato. Acesso em: 19/08/2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete no quadro o poema “Canção para ninar gato com insônia” de Sérgio Capparelli, ou escreva em um cartaz no quadro e cole ao lado dos anteriores.
- Observe a reação dos alunos, neste momento não faça perguntas.
- Peça para os alunos lerem o texto individualmente.
- Leia o texto “Canção para ninar gato com insônia”, com os alunos.
- Pergunte para os aluno:
- O que vocês perceberam nesse texto?
- O que acharam dessa obra?
- Explique para os alunos que é um poema com estrutura diferente do primeiro texto.
- Faça a interpretação do poema. Diga que o ZZZ é a canção de ninar feita por alguém. Fale que o ron, ron, ron, é o gato com insônia ronronando. Mesmo com a canção, o animal quase dorme, mas não dorme.
- Faça uma enquete para verificar qual foi o poema mais prestigiado pela turma.
- Divida os alunos em grupo.
- Solicite aos alunos analisarem e listarem as semelhanças e diferenças entre os poemas, e escreverem os pontos que mais gostaram do poema e o por quê.
- Peça para os alunos lerem suas produções.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Incentive os alunos a falarem sobre o que aprenderam a respeito do poema.
- Verifique com os alunos da turma, qual deles quer ser o escriba.
- Após a escolha, peça para o educando ir até o cartaz.
- Diga que a turma vai ditar as percepções que tiveram sobre o poema, para ele escrever.
- Ao final da escrita, leia o que foi escrito.
- Deixe o cartaz fixado na parede
- Diga que você entregará um presente para cada aluno.
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
ecursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) e Google Sites (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Textos disponíveis aqui.
Introdução
Compartilhe com os alunos uma leitura bem expressiva do poema feita por você, pelo WhatsApp, através de um áudio. Peça que ouçam o áudio várias vezes. Em seguida, encaminhe uma foto do poema ou o link para o documento com o texto. Depois, encaminhe áudios com as orientações e perguntas propostas no plano, para que eles respondam através de áudios pelo mesmo canal. Uma sugestão é criar um mural no Padlet ou um site no Google para ir postando os poemas estudados. Assim, tanto os alunos quanto os familiares poderão acessá-los sempre que quiserem.
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos a leitura expressiva, em um áudio pelo WhatsApp, e, em seguida, envie o texto, pelo WhatsApp ou em um documento no Google, com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Em seguida, compartilhe o terceiro poema como imagem e peça que os alunos expressem suas opiniões sobre ele. Depois de obtidas as primeiras impressões, envie as perguntas sugeridas nas orientações, uma de cada vez, dando oportunidade para os alunos responderem.
Fechamento
Para finalizar, pelo WhatsApp ou pelo mural, oriente os alunos a expressarem suas percepções e o que aprenderam analisando os três poemas. Peça que registrem nos post-its, em áudio ou por escrito.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas e ouvindo a leitura da criança.