Plano de Aula

Plano de aula: Alfabetização no ritmo das marchinhas

mais ações

Descrição

Crianças brincando com espuma durante carnaval de rua infantil - bairro Perdizes, zona oeste de São Paulo, Brasil. Crédito: Alexandre Tokitaka/Pulsar Imagens

Neste plano, os alunos irão vivenciar atividades com o gênero textual marchinha carnavalesca, que faz parte da cultura popular brasileira, e construir conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabético.


Práticas de linguagem

  • Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
  • Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
  • Reconhecer a finalidade de textos lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
  • Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
  • Ler com compreensão e localizar palavras no texto. 
  • Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético. 
  • Realizar análise fonológica e estrutural de palavras do texto.

Competências gerais

  • 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto:

50 minutos.

Materiais sugeridos:

  • Cartolina
  • Tarjetas de papel (6, uma para cada palavra)
  • Pincéis
  • Caixa de som
  • Cópias do quadro de análise de palavras
    Organização da aula

    Conversa inicial:
    Inicie a aula com os alunos sentados em uma roda no chão da sala de aula e comente que irão conversar sobre o carnaval, que é uma festa popular brasileira que acontece anualmente. O Brasil possui uma grande diversidade cultural e o Carnaval se apresenta de maneira diferenciada em cada região. Estimule-os a discutir sobre o assunto, questionando se conhecem ou já participaram dessa festividade. Esse momento é essencial para o desenvolvimento da oralidade dos alunos. Explique a importância de escutar atentamente o colega e que todos devem respeitar a sua vez de falar.  Apresente o gênero textual marchinha carnavalesca e a sua relação com a cultura, as características do gênero (organizada em versos, possuindo rimas, ritmo) e sua funcionalidade (serve para divertir). Nesse momento, os alunos podem ouvir exemplos de marchinhas. Ex: Mamãe eu quero, A jardineira, Ô balancê, Alá-lá-ô.


    Após  esse momento, explique que, inicialmente, irão realizar a leitura de uma marchinha carnavalesca.

     Atividade de leitura em roda na Escola Municipal na Comunidade Travessão de Ouro - etnia Pipipã - Pernambuco, Brasil. Crédito: Delfim Martins/Pulsar Imagens

     

    Atividade:
    Mostre o trecho da letra da marchinha Ô Abre Alas (composição: Chiquinha Gonzaga) em uma cartolina. Escreva o cartaz com a letra bastão, que é indicada no processo inicial de alfabetização, por ter um traçado simples e caracteres isolados, os alunos conseguem distinguir onde inicia e começa cada letra, diferentemente da letra cursiva, onde as letras são emendadas. É importante ressaltar que os alunos, em outros momentos, devem ter acesso aos diferentes tipos de letra.

    Ô ABRE ALAS 
                                    

    Ô ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR
    PEÇO LICENÇA PRA PODER DESABAFAR
    A JARDINEIRA ABANDONOU O MEU JARDIM
    SÓ PORQUE A ROSA RESOLVEU GOSTAR DE MIM
    A JARDINEIRA ABANDONOU O MEU JARDIM
    SÓ PORQUE A ROSA RESOLVEU GOSTAR DE MIM


    Coloque-os para ouvir a canção e cante com os alunos. 

    Ô abre alas foi composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga para a escola de samba Rosa de Ouro, é considerada a primeira marchinha carnavalesca da história.

    • Questione os alunos sobre o assunto do texto. 

    • Realize a leitura apontando o dedo no texto, assim os alunos podem associar a pauta sonora ao escrito. Nesse momento, é importante que os alunos tenham acesso a uma leitura realizada por um leitor fluente, que pode ser o professor como referência ou ou um dos colegas.

    • Leia o texto coletivamente com a turma. 

    • Explique que irá dizer algumas palavras para que localizem no texto. Peça para alguns alunos circularem as palavras no cartaz.  As palavras são: ALAS/ GOSTAR/ ROSA/ PASSAR/ JARDINEIRA/ SÓ/ RESOLVEU.
    • Em seguida, apresente as palavras em tarjetas, uma por vez, realizando análise fonológica e estrutural:



    • Questione:

      - Quantas letras tem essa palavra? 
      - Quais são as letras? 
      - Qual é a primeira letra dessa palavra? E a última?
      - Quantas vezes você abre a boca para falar essa palavra, quantas sílabas?
      - Qual é a primeira sílaba da palavra?

      Após a leitura e análise das palavras, exponha todas as palavras no chão e pergunte:

      - Quais palavras iniciam com a mesma letra?
      - Quais palavras terminam com a mesma letra?
      - Qual palavra possui o menor número de letras?
      - Qual palavra possui o maior número de letras?


      • Peça que os alunos manipulem as tarjetas para fazer a reflexão sobre a composição das palavras. 

      • Aproveite o momento para ouvir as hipóteses dos alunos e explorar a oralidade. Faça intervenções, se julgar necessário. Inclua todos os alunos nessa atividade.

        Momento da reflexão:
        Ainda em uma roda de conversa, discuta com os alunos sobre a atividade, questionando-os:
        O que as marchinhas carnavalescas dizem sobre a nossa cultura?
        Incentive os alunos a verbalizar suas impressões e sensações, novamente explorando a oralidade. Escute atentamente as respostas. Os alunos devem procurar explicar suas sensações e ouvir as colocações dos colegas também.

         
        Sistematização do conhecimento:

        Organize e sistematize como os alunos o que fizeram e o que aprenderam. Esse é um momento importante e poderá ser feito com os alunos sentados em roda de conversa para promover uma discussão.

    • Como foi ler e analisar o texto Ô Abre Alas?
    • O que aprenderam sobre a composição das palavras?

      Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

      Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

      ACESSAR AGORA