Neste plano, os alunos irão vivenciar atividades com o gênero textual marchinha carnavalesca, que faz parte da cultura popular brasileira, e construir conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabético.
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Objetivos de aprendizagem
Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
Reconhecer a finalidade de textos lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
Ler com compreensão e localizar palavras no texto.
Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Realizar análise fonológica e estrutural de palavras do texto.
Competências gerais
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
O carnaval chegou ao Brasil durante o período colonial, trazido pelos portugueses e ganhou características próprias com a diversidade cultural. É uma festa que acontece anualmente e está associada ao calendário cristão, mas que hoje acontece de forma independente. Ritmos como o frevo, o samba e o maracatu simbolizam o carnaval brasileiro. Além dos desfiles das escolas de samba, temos os tradicionais blocos de rua, que arrastam multidões em todo o país. O carnaval aquece a economia e atrai turistas de diferentes lugares. As marchinhas carnavalescas fazem parte da cultura popular brasileira e retratam diferentes situações do cotidiano, sentimentos, histórias ou protestos sociais. Por serem textos curtos de fácil memorização, as marchinhas carnavalescas podem ser usadas no processo de alfabetização inicial, os alunos podem ajustar o oral ao escrito. Além disso, as canções tornam a aprendizagem mais prazerosa e significativa para os alunos.
Conversa inicial: Inicie a aula com os alunos sentados em uma roda no chão da sala de aula e comente que irão conversar sobre o carnaval, que é uma festa popular brasileira que acontece anualmente. O Brasil possui uma grande diversidade cultural e o Carnaval se apresenta de maneira diferenciada em cada região. Estimule-os a discutir sobre o assunto, questionando se conhecem ou já participaram dessa festividade. Esse momento é essencial para o desenvolvimento da oralidade dos alunos. Explique a importância de escutar atentamente o colega e que todos devem respeitar a sua vez de falar. Apresente o gênero textual marchinha carnavalesca e a sua relação com a cultura, as características do gênero (organizada em versos, possuindo rimas, ritmo) e sua funcionalidade (serve para divertir). Nesse momento, os alunos podem ouvir exemplos de marchinhas. Ex: Mamãe eu quero, A jardineira, Ô balancê, Alá-lá-ô.
Após esse momento, explique que, inicialmente, irão realizar a leitura de uma marchinha carnavalesca.
Atividade: Mostre o trecho da letra da marchinha Ô Abre Alas (composição: Chiquinha Gonzaga) em uma cartolina. Escreva o cartaz com a letra bastão, que é indicada no processo inicial de alfabetização, por ter um traçado simples e caracteres isolados, os alunos conseguem distinguir onde inicia e começa cada letra, diferentemente da letra cursiva, onde as letras são emendadas. É importante ressaltar que os alunos, em outros momentos, devem ter acesso aos diferentes tipos de letra.
Ô ABRE ALAS
Ô ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR PEÇO LICENÇA PRA PODER DESABAFAR A JARDINEIRA ABANDONOU O MEU JARDIM SÓ PORQUE A ROSA RESOLVEU GOSTAR DE MIM A JARDINEIRA ABANDONOU O MEU JARDIM SÓ PORQUE A ROSA RESOLVEU GOSTAR DE MIM
Coloque-os para ouvir a canção e cante com os alunos.
Ô abre alas foi composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga para a escola de samba Rosa de Ouro, é considerada a primeira marchinha carnavalesca da história.
Questione os alunos sobre o assunto do texto.
Realize a leitura apontando o dedo no texto, assim os alunos podem associar a pauta sonora ao escrito. Nesse momento, é importante que os alunos tenham acesso a uma leitura realizada por um leitor fluente, que pode ser o professor como referência ou ou um dos colegas.
Leia o texto coletivamente com a turma.
Explique que irá dizer algumas palavras para que localizem no texto. Peça para alguns alunos circularem as palavras no cartaz. As palavras são: ALAS/ GOSTAR/ ROSA/ PASSAR/ JARDINEIRA/ SÓ/ RESOLVEU.
Em seguida, apresente as palavras em tarjetas, uma por vez, realizando análise fonológica e estrutural:
Questione:
- Quantas letras tem essa palavra? - Quais são as letras? - Qual é a primeira letra dessa palavra? E a última? - Quantas vezes você abre a boca para falar essa palavra, quantas sílabas? - Qual é a primeira sílaba da palavra?
Após a leitura e análise das palavras, exponha todas as palavras no chão e pergunte:
- Quais palavras iniciam com a mesma letra? - Quais palavras terminam com a mesma letra? - Qual palavra possui o menor número de letras? - Qual palavra possui o maior número de letras?
Peça que os alunos manipulem as tarjetas para fazer a reflexão sobre a composição das palavras.
Aproveite o momento para ouvir as hipóteses dos alunos e explorar a oralidade. Faça intervenções, se julgar necessário. Inclua todos os alunos nessa atividade.
Momento da reflexão: Ainda em uma roda de conversa, discuta com os alunos sobre a atividade, questionando-os: O que as marchinhas carnavalescas dizem sobre a nossa cultura? Incentive os alunos a verbalizar suas impressões e sensações, novamente explorando a oralidade. Escute atentamente as respostas. Os alunos devem procurar explicar suas sensações e ouvir as colocações dos colegas também.
Sistematização do conhecimento:
Organize e sistematize como os alunos o que fizeram e o que aprenderam. Esse é um momento importante e poderá ser feito com os alunos sentados em roda de conversa para promover uma discussão.
Como foi ler e analisar o texto Ô Abre Alas?
O que aprenderam sobre a composição das palavras?
Registro e avaliação
O registro por parte dos alunos é muito importante nas aulas. Esse processo ajuda o aluno a organizar o pensamento e o professor a evidenciar as aprendizagens. Entregue cópias do quadro abaixo aos alunos para que realizem a atividade em duplas.
Caso não seja possível a reprodução das cópias do quadro de análise, escreva-o na lousa e realize a atividade no caderno. Circule na sala observando o desempenho dos alunos e, se julgar necessário, faça anotações sobre a compreensão deles para compor a avaliação.
Desdobramentos
Essa atividade pode ser realizada com outras marchinhas carnavalescas. Os textos selecionados devem ser curtos e o repertório de palavras para a atividade deve ser diversificado, para ampliar a compreensão do aluno sobre o sistema de escrita alfabético. Outra sugestões de atividades:
Peça que os alunos escrevam espontaneamente palavras do texto. Aproveite para verificar a hipótese de escrita do aluno e planejar intervenções de acordo com os níveis.
Distribua cópias da letra da marchinha recortada em versos para que os alunos, organizados em pequenos grupos, façam a composição do texto.
Produza, coletivamente, a escrita da paródia da marchinha carnavalesca. Nessa atividade, o professor pode ser o escriba da produção oral dos alunos.
As rimas também podem ser exploradas. Peça aos alunos que identifiquem as rimas presentes na canção.
Solicite uma pesquisa de marchinhas carnavalescas que fazem parte da cultura local dos alunos.
Para o ensino remoto é importante levar em conta que o desenvolvimento das habilidades deverá considerar a realidade dos alunos, especialmente no que se refere às experimentações.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.