Plano de Aula

Plano de aula: Alfabetização no ritmo das marchinhas

Descrição

Crianças brincando com espuma durante carnaval de rua infantil - bairro Perdizes, zona oeste de São Paulo, Brasil. Crédito: Alexandre Tokitaka/Pulsar Imagens

Neste plano, os alunos irão vivenciar atividades com o gênero textual marchinha carnavalesca, que faz parte da cultura popular brasileira, e construir conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabético.


Práticas de linguagem

  • Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
  • Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
  • Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.
  • Reconhecer a finalidade de textos lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
  • Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
  • Ler com compreensão e localizar palavras no texto. 
  • Construir conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de escrita alfabético. 
  • Realizar análise fonológica e estrutural de palavras do texto.

Competências gerais

  • 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Alfabetização

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