Plano de Aula
Plano de aula: Ouvir e contar histórias
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Baú ou caixa para colocar os livros de diferentes contos de fadas tradicionais (tomar o cuidado para selecionar alguns títulos não tão conhecidos pelos alunos), papel pardo ou cartolina, canetinha.
Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma de suas principais características é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade de identificar as características e as finalidades dos contos de fadas,
- Dificuldade na leitura dos títulos para a escolha dos livros.
- Dificuldade em relacionar os títulos dos livros com histórias que os alunos conhecem.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.
LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos relembrar e ouvir histórias de contos de fadas.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Apresente as imagens aos alunos para auxiliar a memória de contos conhecidos.
- Faça questões que possuam elementos característicos de um conto de fadas:
- Quais histórias têm madrastas cruéis?
- Qual história tem uma deliciosa casa feita de doces?
- Histórias que tenham príncipes e princesas?
- Em qual história uma bruxa entrega uma maçã envenenada?
- Qual história tem feijões mágicos?
- Histórias que têm um lobo mau?
- Desafie os alunos a responder as questões falando o título de contos de fadas tradicionais conhecidos pela maioria.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Traga um baú ou uma caixa com diversos livros de contos de fadas tradicionais.
- Divida a sala em cinco grupos, garanta que em cada grupo tenha pelo menos um aluno alfabético.
- Peça que cada grupo escolha um título de uma história que nenhum integrante do grupo conheça.
- Oriente-os a ler o título e a explorar as imagens, capa e a quarta capa dos livros. Auxilie a turma nesta estratégia de leitura, que se constitui em uma ferramenta de extrema importância para promover o letramento visual e aguçar o senso crítico do leitor.
- Deixe expostos os livros escolhidos por cada grupo, leia os cinco títulos dos livros e faça uma rápida eleição do livro que os alunos gostariam de conhecer nesta aula.
- Combine com a sala que os demais livros serão lidos durante a semana na roda de leitura diária.
- Apresente o livro escolhido, lendo novamente o título, autor, ilustrador e a quarta capa.
- Qual o título do livro?
- Será que o título já nos traz pistas do que vamos encontrar na história?
- Sobre as imagens, o que conseguimos descobrir sobre o livro? Tem alguma informação que nos proporcionou curiosidade?
- Leia a quarta capa do livro. O que acabamos de ler nos auxiliou a desvendar mais algumas informações importantes do livro?
- É possível prever do que se trata o livro? Quais personagens podem aparecer? Qual informação (de texto ou de imagem) levou a esta ideia?
- Faça a leitura. Este momento da aula traz toda a importância da leitura em voz alta pelo professor como uma atividade significativa para formar leitores competentes. Neste contato, ao escutar a leitura as crianças aprendem que a linguagem escrita pode ser reproduzida e interpretada. Garante as descobertas de novas linguagens por meio da mediação da leitura em voz alta trazendo as interações com o texto escrito.
- Em seguida, explore as principais características dos contos de fadas, traga os elementos apresentados e discuta com a turma:
- As ideias prévias que tivemos da leitura foram confirmadas?
- Quais personagens aparecem na história?
- Qual personagem é o principal? Ou quais os personagens são os principais?
- Existem personagens do bem e do mal?
- Todos os contos de fadas possuem elementos mágicos, ou seja, algo que não existe, parte do nosso imaginário. Qual é esse elemento presente nessa história?
- É possível identificar quando e onde se passa a história?
- Qual foi o conflito apresentado na história? E como foi resolvido?
Obs.: Se a história escolhida iniciar com “Era uma vez... “ e finalizar com “ … felizes para sempre” explore estas características bem marcantes dos contos fadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Sistematize as características encontradas na história.
- Converse com a turma que todas as histórias apresentadas no baú são contos de fada.
- Peça que oralmente as crianças respondam as seguintes questões. Faça os registros em um papel pardo ou cartolina, propondo aos alunos um registro sobre “O que já sabemos sobre contos de fadas?”.
- Qual foi o título da história lida?
- As histórias aconteceram em um mundo imaginário ou aconteceram realmente?
- Quais as principais características da história?
- Será que o livro é a única maneira de apresentar histórias de contos de fadas?
Leve a informação de que os contos de fadas podem ser apresentados em outros meios de circulação como filmes, teatro e contação oral.
Deixe o cartaz exposto na sala de aula para ser consultado ou complementado ao longo do trabalho com o gênero contos de fadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp.
Links com os títulos disponíveis para realização da atividade do Desenvolvimento da aula:
- Branca de Neve, disponível aqui;
- Rapunzel, disponível aqui;
- Os Três Porquinhos, disponível aqui;
- A Princesa e a Ervilha, disponível aqui;
- O Rei Sapo, disponível aqui;
- A Bela Adormecida, disponível aqui;
- Chapeuzinho Vermelho, disponível aqui;
- O Patinho Feio, disponível aqui;
- João e Maria, disponível aqui;
- Cinderela, disponível aqui.
Link com títulos adaptados para crianças surdas ou com deficiência visual:
- Livros audivisuais Libras/Português, disponível aqui.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe as imagens do slide Introdução com os estudantes, seguindo as orientações do slide. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que eles respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Envie um áudio ou grave um vídeo pedindo que os estudantes, junto à família, escolham e abram um dos links enviados. Peça que leiam o título do livro escolhido e explorem a capa, se houver, ou as imagens do livro digital. Se for possível realizar uma aula síncrona, peça que os alunos relatem qual foi a obra escolhida por cada um; se não, peça que cada um envie um áudio dizendo qual foi o título lido. Promova uma votação para saber qual livro os estudantes gostariam de conhecer. Siga as orientações do slide Introdução fazendo os combinados e questionamentos propostos.
Fechamento
Se for possível realizar uma aula síncrona, você pode utilizar o Google Meet para fazer a discussão, compartilhando sua tela, e o Google Jamboard para o fechamento, usando post-its para criar um mapa mental com as descobertas dos estudantes, de acordo com as orientações do slide. Se não for possível, envie os questionamentos pelo canal de comunicação que está sendo utilizado e peça que os estudantes respondam através de áudios. Registre as respostas e apresente para a turma as construções feitas. Para esse registro, você pode utilizar o Google Jamboard e enviar uma foto aos estudantes, ou escrever em uma folha, quadro ou outro recurso disponível.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a navegar pelo site baixelivros.com e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, e conhecer outros títulos disponíveis gratuitamente para leitura.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Ouvir e contar histórias
Finalidade da aula: Refletir sobre o contexto de produção de um conto de fadas tradicional reconhecendo suas finalidades, espaços e tempo em que ocorrem as interações.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP15
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Baú ou caixa para colocar os livros de diferentes contos de fadas tradicionais (tomar o cuidado para selecionar alguns títulos não tão conhecidos pelos alunos), papel pardo ou cartolina, canetinha.
Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma de suas principais características é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade de identificar as características e as finalidades dos contos de fadas,
- Dificuldade na leitura dos títulos para a escolha dos livros.
- Dificuldade em relacionar os títulos dos livros com histórias que os alunos conhecem.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.
LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.