
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de fada
Por: Cibele Diogo Kimura
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Baú ou caixa para colocar os livros de diferentes contos de fadas tradicionais (tomar o cuidado para selecionar alguns títulos não tão conhecidos pelos alunos), papel pardo ou cartolina, canetinha.
Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma de suas principais características é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade de identificar as características e as finalidades dos contos de fadas,
- Dificuldade na leitura dos títulos para a escolha dos livros.
- Dificuldade em relacionar os títulos dos livros com histórias que os alunos conhecem.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.
LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Diga que na aula de hoje vamos relembrar e ouvir histórias de contos de fadas.
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Obs.: Se a história escolhida iniciar com “Era uma vez... “ e finalizar com “ … felizes para sempre” explore estas características bem marcantes dos contos fadas.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Leve a informação de que os contos de fadas podem ser apresentados em outros meios de circulação como filmes, teatro e contação oral.
Deixe o cartaz exposto na sala de aula para ser consultado ou complementado ao longo do trabalho com o gênero contos de fadas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp.
Links com os títulos disponíveis para realização da atividade do Desenvolvimento da aula:
- Branca de Neve, disponível aqui;
- Rapunzel, disponível aqui;
- Os Três Porquinhos, disponível aqui;
- A Princesa e a Ervilha, disponível aqui;
- O Rei Sapo, disponível aqui;
- A Bela Adormecida, disponível aqui;
- Chapeuzinho Vermelho, disponível aqui;
- O Patinho Feio, disponível aqui;
- João e Maria, disponível aqui;
- Cinderela, disponível aqui.
Link com títulos adaptados para crianças surdas ou com deficiência visual:
- Livros audivisuais Libras/Português, disponível aqui.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe as imagens do slide Introdução com os estudantes, seguindo as orientações do slide. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que eles respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Envie um áudio ou grave um vídeo pedindo que os estudantes, junto à família, escolham e abram um dos links enviados. Peça que leiam o título do livro escolhido e explorem a capa, se houver, ou as imagens do livro digital. Se for possível realizar uma aula síncrona, peça que os alunos relatem qual foi a obra escolhida por cada um; se não, peça que cada um envie um áudio dizendo qual foi o título lido. Promova uma votação para saber qual livro os estudantes gostariam de conhecer. Siga as orientações do slide Introdução fazendo os combinados e questionamentos propostos.
Fechamento
Se for possível realizar uma aula síncrona, você pode utilizar o Google Meet para fazer a discussão, compartilhando sua tela, e o Google Jamboard para o fechamento, usando post-its para criar um mapa mental com as descobertas dos estudantes, de acordo com as orientações do slide. Se não for possível, envie os questionamentos pelo canal de comunicação que está sendo utilizado e peça que os estudantes respondam através de áudios. Registre as respostas e apresente para a turma as construções feitas. Para esse registro, você pode utilizar o Google Jamboard e enviar uma foto aos estudantes, ou escrever em uma folha, quadro ou outro recurso disponível.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a navegar pelo site baixelivros.com e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, e conhecer outros títulos disponíveis gratuitamente para leitura.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cibele Kimura
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Ouvir e contar histórias
Finalidade da aula: Refletir sobre o contexto de produção de um conto de fadas tradicional reconhecendo suas finalidades, espaços e tempo em que ocorrem as interações.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de fadas
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP15
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos de fadas e no campo de atuação artístico-literário.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Baú ou caixa para colocar os livros de diferentes contos de fadas tradicionais (tomar o cuidado para selecionar alguns títulos não tão conhecidos pelos alunos), papel pardo ou cartolina, canetinha.
Informações sobre o gênero: O conto de fadas é um gênero textual formado por narrativas simples. Segundo Nelly Novaes, são narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da Antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo. Atualmente versões adaptadas dos contos de fadas são vinculadas à literatura infantil, tendo como uma das funções apresentar um esboço compreensível da sociedade e das várias relações intersociais com uma linguagem leve e simplificada. Uma de suas principais características é seu inicio com o famoso “Era uma vez” ou outra frase curta que demonstra um tempo indeterminado. Possui também um enredo ficcional, que normalmente apresenta seus personagens e os aspectos mágicos do conto, em seguida traz um conflito que ocorrerá com momentos de tensão, deixando explícita a relação do bem e do mal e por fim o desfecho que revela a solução para o conflito.
Dificuldades antecipadas:
- Dificuldade de identificar as características e as finalidades dos contos de fadas,
- Dificuldade na leitura dos títulos para a escolha dos livros.
- Dificuldade em relacionar os títulos dos livros com histórias que os alunos conhecem.
Referências sobre o assunto:
REGO,L.L.B. Literatura Infantil: uma nova perspectiva da alfabetização. São Paulo: FTD,1988.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
KAUFMAN. A.M.; RODRIGUEZ, M.E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LERNER, D. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.
CUNHA, R. Deu a louca na narrativa infantil? Revista Ciência, Cultura.; jan/mar,vol.59, nº1, p.59-60. 2007.
LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: Símbolo, mitos e arquétipos. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2003. ______. Literatura infantil. São Paulo: Moderna, 2000.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: