
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Instruções de montagem de brinquedos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta.
Materiais necessários: Pipa e folha xerografada
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização e dessa forma, há alunos em diferentes etapas da hipótese de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é provável que os alunos que ainda não leem ou não consigam resgatar o sentido da leitura, apresentem dificuldades em identificar o gênero e suas características.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão conhecer um novo tipo de gênero textual que é muito utilizado no dia a dia das pessoas.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Antes de iniciar a aula, é importante conhecer o objeto de estudo “Texto de instrução de montagem”. Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam ações a serem realizadas a cada passo. Tal estrutura permite o cumprimento da função do texto de instrução no contexto da vida cotidiana. O texto de instrução de montagem está dividido em três partes: título, materiais necessários e de modo de fazer. A observação dessas características é importante para se compreender o gênero “Instrução de Montagem de brinquedo” que poderá ser melhor explorado por você durante o desenvolvimento dessa sequência de atividades.
Nesta etapa, os alunos terão oportunidade de expôr suas expectativas e levantar hipóteses sobre o uso do tema “pipas”, bem como compartilhar suas experiências com esse brinquedo.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Nesse momento, é possível que os alunos comecem a falar dos materiais que são necessários para se construir a pipa. Não descarte as ideias dos alunos, mas leve-os a perceber que há um texto que pode ajudá-los nessa questão.
A partir das respostas dos alunos, a conversa deve ser conduzida para a questão de como se constrói uma pipa, e da necessidade de um texto que ensine como fazer isso. Podem ser usadas essas ou outras perguntas que conduzam o aluno à reflexão do contexto e utilização do gênero em questão.
Materiais complementares: O texto sugerido encontra-se disponível para acesso em Fonte: Pipa Arraia, disponível em http://clubes.obmep.org.br/blog/wp-content/uploads/2015/02/pipaarraia1.pdf Acesso em 30/07/2018.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Já encaminhando a aula para a finalização:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp, Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: e-mail; aplicativos para conversão de texto em áudio (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie um formulário, insira imagens de pipas e, a seguir, algumas das perguntas mais importantes desta etapa da aula (para selecionar as mais importantes, tenha em mente a finalidade da aula, apresentada no slide 1).
Envie, por WhatsApp ou e-mail, o link para o formulário, junto com as orientações para preenchimento. Combine uma data para a realização desta atividade.
Desenvolvimento
No mesmo formulário, insira também as perguntas mais importantes desta etapa da aula.
Com os resultados do formulário, elabore um gráfico para conversar posteriormente com as crianças. Para isso, você pode adaptar as perguntas e utilizar a opção “Múltipla Escolha” do formulário ou, depois que todos tiverem respondido, selecionar a opção “Ver as respostas no Planilhas”, analisar as respostas enviadas (quantos alunos responderam de determinada forma) e elaborar um gráfico simples. A ideia é ter uma “leitura” dos conhecimentos prévios do grupo.
Através do Meet ou de uma chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp Web, realize a conversa proposta no slide 4, compartilhando as informações obtidas pelo formulário e fazendo uma síntese do que foi trabalhado até aqui. Finalize com as orientações para as próximas atividades.
Por WhatsApp ou outro canal de comunicação, envie o link para o texto a ser lido.
Envie também um áudio do texto para os alunos que ainda não têm fluência na leitura. Você pode fazer um áudio de sua própria leitura do texto, gravando pelo celular e enviando por WhatsApp, ou utilizar um aplicativo para conversão do texto em áudio.
Realize os questionamentos sobre o texto através do Meet ou de uma chamada de vídeo em grupo pelo WhatsApp Web. Caso não seja possível, envie um áudio pelo WhatsApp com os questionamentos e a síntese dos conteúdos estudados até aqui.
Fechamento
Caso não seja possível fazer o fechamento da aula através de uma aula síncrona (através do Meet ou chamada de vídeo), grave um áudio de sua leitura do texto com as pausas para as intervenções indicadas no plano. Finalize convidando a família a colocar em prática as orientações dadas pelo texto, enviando fotos da atividade para você.
Convite às famílias
Caso não haja possibilidade de seguir a montagem proposta no texto enviado pela professora, você pode combinar que, junto com a criança, escolherá um texto com instruções para a montagem de algo possível para a família, participando da aula desta forma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Para que servem os textos de instrução de montagem
Finalidade da aula: Perceber a utilidade do gênero “Instruções de montagem” na vida cotidiana.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instruções de montagem
Objeto(s) do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Prática de linguagem:Leitura/escuta
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instruções de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta.
Materiais necessários: Pipa e folha xerografada
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “ Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Numa sala de 2º ano, os alunos ainda estão em processo de alfabetização e dessa forma, há alunos em diferentes etapas da hipótese de escrita. Como será solicitada a leitura de um texto, é provável que os alunos que ainda não leem ou não consigam resgatar o sentido da leitura, apresentem dificuldades em identificar o gênero e suas características.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. p. 69 - 96.
SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Marci; CAVALCANTE, Marianne C.B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: