15504
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Planejando a elaboração de slogan e de textos para uma campanha de conscientização infantil

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Planejando a elaboração de slogan e de textos para uma campanha de conscientização infantil

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Quadro branco e pincel, impressão da atividade e do roteiro de planejamento.

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade de elaborar uma temática para campanhas publicitárias partindo de observações de problemáticas presentes na comunidade escolar, assim como dificuldade em adequar o texto às condições de produção do gênero em foco.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 09-21.

___________, Aula de Português : encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In.: (orgs.) COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 87-107.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula em voz alta.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Separe-os observando a necessidade de unir alunos escritores/leitores e com não escritores/leitores.
  • O objetivo inicial desse primeiro momento é relembrar a estrutura e objetivo de uma campanha publicitária, tendo como foco de análise dois exemplares (que você pode projetar ou entregar impressos às crianças). Para isso, realize perguntas reflexivas e analíticas que levem as crianças a rememorarem os elementos que constituem as peças das campanhas:
  • Observem os dois textos expostos. Apenas por essa observação, vocês conseguem dizer que tipo de texto é? (como as crianças viram bastante o gênero, talvez afirmem, pela análise da estrutura, que é uma campanha publicitária).
  • Vamos ler os textos. Quem poderia ler o primeiro? E o segundo? (escolha dois voluntários para essa leitura).
  • Após essa leitura, inicie a análise dos textos, visando rememorar aspectos do gênero trabalhado:
  • Vocês se lembram que nas aulas anteriores estudamos várias características dos textos publicitários de conscientização, como, por exemplo, os elementos estruturais de uma campanha publicitária. Analisando esses dois textos, quais elementos conseguimos identificar? (espera-se que os alunos citem: o tema, a imagem, a autoria, o texto (campanha 1), o slogan. É importante que, à medida em que forem citando, as crianças demonstrem, por exemplo: é possível observar a imagem de dois animais; é possível visualizar o slogan “abandono de animais é crime”. Caso os alunos não exemplifiquem, pergunte mais diretamente os elementos citados, por exemplo: “Vocês disseram que há um slogan, que slogan é esse? Onde está no texto?” (por meio desse questionamento mais direto, espera-se que as crianças comprovem com as partes do texto).
  • Qual a função de cada um desses elementos? (espera-se que as crianças citem, ainda que superficialmente, a função de cada item que compõe a campanha: tema (assunto geral), imagem (serve para ilustrar o foco da campanha); autoria (responsável pelo texto), texto (mensagem geral, que visa persuadir o interlocutor a realizar algo), slogan (frase marcante, que se repete ao longo das peças da campanha).
  • Todos esses elementos contribuem para que a campanha atinja seu objetivo, certo? Qual seria mesmo o objetivo de uma campanha publicitária de conscientização? ( espera-se que alunos falem que o objetivo é transmitir uma mensagem que convença alguém a uma mudança de comportamento. No caso das campanhas de análise, não abandonar animais, pois essa prática é considerada crime)
  • Da forma como essas duas campanhas estão organizadas, qual, possivelmente, foi o meio de divulgação? (espera-se que as crianças digam que foi impresso).
  • Reflita, em seguida, sobre a organização do texto publicitário:
  • Como esses elementos estão organizados nos texto? (Espera-se que os alunos observem que há uma disposição dos elementos que compõem as campanhas, que devem ser organizadas de maneira que harmoniosa, de modo a enfatizar o que realmente precisa ser enfatizado (aqui você pode comentar sobre o slogan e a imagem, por exemplo). Vá trabalhando com eles essa disposição, relembrando o lugar de cada item no texto e do como essa organização favorece para a concretização do objetivo que se quer atingir)
  • Vocês acham que essa disposição dos elementos favorece a transmissão da mensagem? (Espera-se que os alunos pensem na organização dos itens trabalhados na pergunta anterior, e cheguem a conclusão que sim).
  • Após essas reflexões iniciais, vá para o desenvolvimento.

Material complementar: Imagens das campanhas (disponível aqui)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Faça algumas observações:
  • Vimos os elementos que compõem uma campanha publicitária, que são: mesagem, autor, slogan ou frase mote, texto e meio de divulgação. Além disso, falamos um pouco sobre a importância do objetivo e do público alvo para a elaboração do texto da campanha e da relação entre imagem e texto escrito, para reforçar e transmitir a mesma mensagem que se quer passar.
  • Todo o texto, antes de ser divulgado, passa por um momento de planejamento. É nessa etapa que o autor reflete sobre o que quer escrever e tenta articular os elementos necessários para compor esse texto. Se fossemos escrever uma campanha, precisaríamos fazer um planejamento antes também. Quais elementos vocês acham que seria importante pensarmos ao elaborarmos esse planejamento? ( espera-se que os alunos digam que é preciso pensar sobre: mensagem, autor, público alvo, slogan ou frase mote, meio de divulgação ( rádio, tv ou impresso - panfleto, outdoor, propaganda, entre outros), e disposição dos elementos estruturais no texto).
  • É isso que iremos começar a fazer nessa aula: vamos pensar numa campanha de conscientização para nossa escola! Qual é mesmo o objetivo de uma campanha de conscientização? ( espera-se que os alunos digam que é para orientar ou convencer uma mudança de comportamento para o bem comum)
  • Quais temática poderíamos abordar? Vamos pensar em situações que ocorrem na escola ou em volta dela que precisam de uma uma campanha de conscientização? (espera-se que os alunos pensem em uma temática referente a um problema que pode ocorrer dentro da escola ou na comunidade a qual pertencem. Nesse momento, estabeleça um tempo para que os grupos pensem na temática e, ao final, solicite que cada grupo socialize as sugestões de temáticas, as quais você deve ir anotando no quadro ou em uma cartolina, caso prefira deixar registrado por mais tempo).
  • Após organizar no quadro as temáticas sugeridas, você, professor(a), pode escolher, junto com as crianças, a melhor forma de trabalhar com as temáticas apresentadas. Aqui temos duas sugestões de trabalho: 1) trabalhar com um tema e um slogan comum a todos da turma, sendo individual apenas o texto geral e as imagens ilustrativas (teríamos, então, várias peças para compor a campanha publicitária); ou 2) trabalhar com um tema único, mas slogans e textos gerais/imagens individuais. Seguem algumas sugestões direcionadas ao tipo de trabalho escolhido:

Opção 1: Como as crianças, provavelmente, terão dado várias opções, você pode usar como critério de escolha uma votação. Solicite que os alunos escolham o tema coletivamente pedido para que eles levantem o dedo. Vá colocando ao lado de cada temática tracinhos de acordo com a quantidade de votos. Vence o tema que tiver mais tracinhos. Após a escolha do tema geral é o momento de elaborar o slogan, disponibilize um tempo para que cada equipe elabore uma frase. Depois disso, solicite que cada equipe socialize a frase elaborada e faça uma segunda eleição de escolha do slogan. Ao final, entregue o roteiro de planejamento do texto (disponível aqui). O roteiro é um instrumento de planejamento. Neste momento, você deve ler cada item do roteiro, começando pelo tema (já discutido em momento anterior), objetivo, autor, mensagem, público alvo, slogan (já discutido em momento anterior), descrição da imagem (oriente sobre a importância desse ponto, sendo uma parte pessoal da campanha, em que cada grupo deve pensar numa imagem de acordo com o tema e o slogan elaborado pela sala), texto complementar (item destinado aos que querem colocar mais um texto além do slogan), meio de divulgação (você pode trabalhar com algumas alternativas, mas a sugerida é que a divulgação seja por meio de panfletos e cartazes), layout (orientá-los a pensar na fonte, cores e tamanhos das letras) e, por fim, a disposição dos elementos da campanha (neste item será trabalhada a organização do texto publicitário, você deve sugerir que os grupos pensem como serão dispostos o slogan, a autoria, o texto e a imagem. Incluir os texto complementar no caso de equipes que optaram. No roteiro é sugerido a elaboração de uma mini campanha, na qual eles podem fazer quadrados ou círculos para indicar o local onde será colocado cada elemento).

Opção 2: Depois de escolhido o tema, solicite que as equipes pensem nos supostos elementos que poderiam fazer parte de uma campanha publicitária para escola, para tanto, entregue um roteiro de planejamento (disponível aqui). Neste momento, eles irão ter a liberdade de elaborarem o slogan e escolherem os elementos que irão compor o texto. O roteiro é um instrumento de planejamento. Neste momento, você deve ler cada item do roteiro, começando pelo tema (já discutido em momento anterior), objetivo, autor, mensagem, público alvo, slogan, descrição da imagem (oriente sobre a importância desse ponto, sendo uma parte pessoal da campanha, em que cada grupo deve pensar numa imagem de acordo com o tema e o slogan elaborado pela sala), texto complementar (item destinado aos que querem colocar mais um texto além do slogan), meio de divulgação (você pode trabalhar com algumas alternativas, mas a sugerida é que a divulgação seja por meio de panfletos e cartazes), layout (orientá-los a pensar na fonte, cores e tamanhos das letras) e, por fim, a disposição dos elementos da campanha (neste item será trabalhada a organização do texto publicitário, você deve sugerir que os grupos pensem como serão dispostos o slogan, a autoria, o texto e a imagem. Incluir os texto complementar no caso de equipes que optaram. No roteiro é sugerido a elaboração de uma mini campanha, na qual eles podem fazer quadrados ou círculos para indicar o local onde será colocado cada elemento).

  • Dê um tempo para as equipes preencherem os itens que são individuais. Vá circulando pela sala, ajudando e ouvindo as crianças. Comente, ao final, que eles irão utilizar esse roteiro de planejamento nas outras aulas e, por isso, será necessária uma correção.

Materiais complementares: Roteiro de planejamento (disponível aqui).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após o preenchimento do roteiro, abra espaço para as equipes comentarem alguns pontos preenchidos/planejados.
  • Em seguida, finalize explicitando a importância do planejamento, em especial no que concerne ao lugar social do escrevente, à finalidade da atividade e a relação entre enunciador e destinatário. Ressalte a importância da organização coerente entre a temática, imagem, mensagem, slogan, público alvo, meio de divulgação e disposição dos elementos na hora de escreverem a campanha.
  • Comente, por fim, que na próxima aula haverá um momento para a elaboração do rascunho das campanhas, e, assim, que eles poderão, novamente, (re)pensar sobre os elementos preenchidos no roteiro e iniciarem a escrita de seus textos.
  • Observação: Uma sugestão para já iniciar a correção/orientação do roteiro das crianças é, ao final dessa aula, recolher o planejamento feito para, na aula seguinte, após analisá-lo, conseguir mais pontualmente orientar e ajudar as equipes que estão com dificuldades.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação Vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita compartilhada e autônoma) / Escrita (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Quadro branco e pincel, impressão da atividade e do roteiro de planejamento.

Dificuldades antecipadas: Podem sentir dificuldade de elaborar uma temática para campanhas publicitárias partindo de observações de problemáticas presentes na comunidade escolar, assim como dificuldade em adequar o texto às condições de produção do gênero em foco.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (orgs.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 09-21.

___________, Aula de Português : encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In.: (orgs.) COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. pp. 87-107.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula em voz alta.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Separe-os observando a necessidade de unir alunos escritores/leitores e com não escritores/leitores.
  • O objetivo inicial desse primeiro momento é relembrar a estrutura e objetivo de uma campanha publicitária, tendo como foco de análise dois exemplares (que você pode projetar ou entregar impressos às crianças). Para isso, realize perguntas reflexivas e analíticas que levem as crianças a rememorarem os elementos que constituem as peças das campanhas:
  • Observem os dois textos expostos. Apenas por essa observação, vocês conseguem dizer que tipo de texto é? (como as crianças viram bastante o gênero, talvez afirmem, pela análise da estrutura, que é uma campanha publicitária).
  • Vamos ler os textos. Quem poderia ler o primeiro? E o segundo? (escolha dois voluntários para essa leitura).
  • Após essa leitura, inicie a análise dos textos, visando rememorar aspectos do gênero trabalhado:
  • Vocês se lembram que nas aulas anteriores estudamos várias características dos textos publicitários de conscientização, como, por exemplo, os elementos estruturais de uma campanha publicitária. Analisando esses dois textos, quais elementos conseguimos identificar? (espera-se que os alunos citem: o tema, a imagem, a autoria, o texto (campanha 1), o slogan. É importante que, à medida em que forem citando, as crianças demonstrem, por exemplo: é possível observar a imagem de dois animais; é possível visualizar o slogan “abandono de animais é crime”. Caso os alunos não exemplifiquem, pergunte mais diretamente os elementos citados, por exemplo: “Vocês disseram que há um slogan, que slogan é esse? Onde está no texto?” (por meio desse questionamento mais direto, espera-se que as crianças comprovem com as partes do texto).
  • Qual a função de cada um desses elementos? (espera-se que as crianças citem, ainda que superficialmente, a função de cada item que compõe a campanha: tema (assunto geral), imagem (serve para ilustrar o foco da campanha); autoria (responsável pelo texto), texto (mensagem geral, que visa persuadir o interlocutor a realizar algo), slogan (frase marcante, que se repete ao longo das peças da campanha).
  • Todos esses elementos contribuem para que a campanha atinja seu objetivo, certo? Qual seria mesmo o objetivo de uma campanha publicitária de conscientização? ( espera-se que alunos falem que o objetivo é transmitir uma mensagem que convença alguém a uma mudança de comportamento. No caso das campanhas de análise, não abandonar animais, pois essa prática é considerada crime)
  • Da forma como essas duas campanhas estão organizadas, qual, possivelmente, foi o meio de divulgação? (espera-se que as crianças digam que foi impresso).
  • Reflita, em seguida, sobre a organização do texto publicitário:
  • Como esses elementos estão organizados nos texto? (Espera-se que os alunos observem que há uma disposição dos elementos que compõem as campanhas, que devem ser organizadas de maneira que harmoniosa, de modo a enfatizar o que realmente precisa ser enfatizado (aqui você pode comentar sobre o slogan e a imagem, por exemplo). Vá trabalhando com eles essa disposição, relembrando o lugar de cada item no texto e do como essa organização favorece para a concretização do objetivo que se quer atingir)
  • Vocês acham que essa disposição dos elementos favorece a transmissão da mensagem? (Espera-se que os alunos pensem na organização dos itens trabalhados na pergunta anterior, e cheguem a conclusão que sim).
  • Após essas reflexões iniciais, vá para o desenvolvimento.

Material complementar: Imagens das campanhas (disponível aqui)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Faça algumas observações:
  • Vimos os elementos que compõem uma campanha publicitária, que são: mesagem, autor, slogan ou frase mote, texto e meio de divulgação. Além disso, falamos um pouco sobre a importância do objetivo e do público alvo para a elaboração do texto da campanha e da relação entre imagem e texto escrito, para reforçar e transmitir a mesma mensagem que se quer passar.
  • Todo o texto, antes de ser divulgado, passa por um momento de planejamento. É nessa etapa que o autor reflete sobre o que quer escrever e tenta articular os elementos necessários para compor esse texto. Se fossemos escrever uma campanha, precisaríamos fazer um planejamento antes também. Quais elementos vocês acham que seria importante pensarmos ao elaborarmos esse planejamento? ( espera-se que os alunos digam que é preciso pensar sobre: mensagem, autor, público alvo, slogan ou frase mote, meio de divulgação ( rádio, tv ou impresso - panfleto, outdoor, propaganda, entre outros), e disposição dos elementos estruturais no texto).
  • É isso que iremos começar a fazer nessa aula: vamos pensar numa campanha de conscientização para nossa escola! Qual é mesmo o objetivo de uma campanha de conscientização? ( espera-se que os alunos digam que é para orientar ou convencer uma mudança de comportamento para o bem comum)
  • Quais temática poderíamos abordar? Vamos pensar em situações que ocorrem na escola ou em volta dela que precisam de uma uma campanha de conscientização? (espera-se que os alunos pensem em uma temática referente a um problema que pode ocorrer dentro da escola ou na comunidade a qual pertencem. Nesse momento, estabeleça um tempo para que os grupos pensem na temática e, ao final, solicite que cada grupo socialize as sugestões de temáticas, as quais você deve ir anotando no quadro ou em uma cartolina, caso prefira deixar registrado por mais tempo).
  • Após organizar no quadro as temáticas sugeridas, você, professor(a), pode escolher, junto com as crianças, a melhor forma de trabalhar com as temáticas apresentadas. Aqui temos duas sugestões de trabalho: 1) trabalhar com um tema e um slogan comum a todos da turma, sendo individual apenas o texto geral e as imagens ilustrativas (teríamos, então, várias peças para compor a campanha publicitária); ou 2) trabalhar com um tema único, mas slogans e textos gerais/imagens individuais. Seguem algumas sugestões direcionadas ao tipo de trabalho escolhido:

Opção 1: Como as crianças, provavelmente, terão dado várias opções, você pode usar como critério de escolha uma votação. Solicite que os alunos escolham o tema coletivamente pedido para que eles levantem o dedo. Vá colocando ao lado de cada temática tracinhos de acordo com a quantidade de votos. Vence o tema que tiver mais tracinhos. Após a escolha do tema geral é o momento de elaborar o slogan, disponibilize um tempo para que cada equipe elabore uma frase. Depois disso, solicite que cada equipe socialize a frase elaborada e faça uma segunda eleição de escolha do slogan. Ao final, entregue o roteiro de planejamento do texto (disponível aqui). O roteiro é um instrumento de planejamento. Neste momento, você deve ler cada item do roteiro, começando pelo tema (já discutido em momento anterior), objetivo, autor, mensagem, público alvo, slogan (já discutido em momento anterior), descrição da imagem (oriente sobre a importância desse ponto, sendo uma parte pessoal da campanha, em que cada grupo deve pensar numa imagem de acordo com o tema e o slogan elaborado pela sala), texto complementar (item destinado aos que querem colocar mais um texto além do slogan), meio de divulgação (você pode trabalhar com algumas alternativas, mas a sugerida é que a divulgação seja por meio de panfletos e cartazes), layout (orientá-los a pensar na fonte, cores e tamanhos das letras) e, por fim, a disposição dos elementos da campanha (neste item será trabalhada a organização do texto publicitário, você deve sugerir que os grupos pensem como serão dispostos o slogan, a autoria, o texto e a imagem. Incluir os texto complementar no caso de equipes que optaram. No roteiro é sugerido a elaboração de uma mini campanha, na qual eles podem fazer quadrados ou círculos para indicar o local onde será colocado cada elemento).

Opção 2: Depois de escolhido o tema, solicite que as equipes pensem nos supostos elementos que poderiam fazer parte de uma campanha publicitária para escola, para tanto, entregue um roteiro de planejamento (disponível aqui). Neste momento, eles irão ter a liberdade de elaborarem o slogan e escolherem os elementos que irão compor o texto. O roteiro é um instrumento de planejamento. Neste momento, você deve ler cada item do roteiro, começando pelo tema (já discutido em momento anterior), objetivo, autor, mensagem, público alvo, slogan, descrição da imagem (oriente sobre a importância desse ponto, sendo uma parte pessoal da campanha, em que cada grupo deve pensar numa imagem de acordo com o tema e o slogan elaborado pela sala), texto complementar (item destinado aos que querem colocar mais um texto além do slogan), meio de divulgação (você pode trabalhar com algumas alternativas, mas a sugerida é que a divulgação seja por meio de panfletos e cartazes), layout (orientá-los a pensar na fonte, cores e tamanhos das letras) e, por fim, a disposição dos elementos da campanha (neste item será trabalhada a organização do texto publicitário, você deve sugerir que os grupos pensem como serão dispostos o slogan, a autoria, o texto e a imagem. Incluir os texto complementar no caso de equipes que optaram. No roteiro é sugerido a elaboração de uma mini campanha, na qual eles podem fazer quadrados ou círculos para indicar o local onde será colocado cada elemento).

  • Dê um tempo para as equipes preencherem os itens que são individuais. Vá circulando pela sala, ajudando e ouvindo as crianças. Comente, ao final, que eles irão utilizar esse roteiro de planejamento nas outras aulas e, por isso, será necessária uma correção.

Materiais complementares: Roteiro de planejamento (disponível aqui).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após o preenchimento do roteiro, abra espaço para as equipes comentarem alguns pontos preenchidos/planejados.
  • Em seguida, finalize explicitando a importância do planejamento, em especial no que concerne ao lugar social do escrevente, à finalidade da atividade e a relação entre enunciador e destinatário. Ressalte a importância da organização coerente entre a temática, imagem, mensagem, slogan, público alvo, meio de divulgação e disposição dos elementos na hora de escreverem a campanha.
  • Comente, por fim, que na próxima aula haverá um momento para a elaboração do rascunho das campanhas, e, assim, que eles poderão, novamente, (re)pensar sobre os elementos preenchidos no roteiro e iniciarem a escrita de seus textos.
  • Observação: Uma sugestão para já iniciar a correção/orientação do roteiro das crianças é, ao final dessa aula, recolher o planejamento feito para, na aula seguinte, após analisá-lo, conseguir mais pontualmente orientar e ajudar as equipes que estão com dificuldades.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano