Atividade para impressão - Versinhos para a brincadeira "Passa a peneira"
Plano de Aula
Plano de aula: Oralização de textos poéticos
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade e o seu foco é a oralização de textos versificados.
Materiais necessários: Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir aos vídeos sugeridos:
- SILVA, Maria de Lourdes Xavier. A porta - Vinícius de Moraes. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GcoMk1lS29U&feature=youtu.be>. Acesso em: 03 nov. 2018.
- Som de Rua - Coral das lavadeiras. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SvaBe6SgYPQ&feature=youtu.be>. Acesso em: 02 nov. 2018.
- Coral UNIFESP - A lavadeira do rio (Leninne). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t4VhlehnyuA&feature=youtu.be>. Acesso: em 02 nov. 2018.
- Texto para impressão - Versinhos para a brincadeira "Passa a peneira", disponível aqui. Para contextualizar a brincadeira de roda, é sugerido ao professor assistir ao seguinte vídeo (não sendo necessário apresentar o vídeo aos alunos):
UNESCO - Cantando Pelo Mundo - Brincadeira da Peneira. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZjdtkmDMu6w&feature=youtu.be>. Acesso em: 02 nov. 2018.
Dificuldades antecipadas: Não perceberem a sonoridade e o ritmo em cantigas. Não compreenderem os aspectos não linguísticos presentes na oralização dos textos poéticos.
Referências sobre o assunto:
MACHADO, I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. pp.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual: proposta para sala de aula. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica,2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje vão conhecer e refletir sobre a oralidade poética presente nas canções e poemas que fazem parte da nossa tradição e a importância dela para a preservação da cultura.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA