Atividade para impressão - Versinhos para a brincadeira "Passa a peneira"
Plano de Aula
Plano de aula: Oralização de textos poéticos
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade e o seu foco é a oralização de textos versificados.
Materiais necessários: Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir aos vídeos sugeridos:
- SILVA, Maria de Lourdes Xavier. A porta - Vinícius de Moraes. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GcoMk1lS29U&feature=youtu.be>. Acesso em: 03 nov. 2018.
- Som de Rua - Coral das lavadeiras. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SvaBe6SgYPQ&feature=youtu.be>. Acesso em: 02 nov. 2018.
- Coral UNIFESP - A lavadeira do rio (Leninne). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t4VhlehnyuA&feature=youtu.be>. Acesso: em 02 nov. 2018.
- Texto para impressão - Versinhos para a brincadeira "Passa a peneira", disponível aqui. Para contextualizar a brincadeira de roda, é sugerido ao professor assistir ao seguinte vídeo (não sendo necessário apresentar o vídeo aos alunos):
UNESCO - Cantando Pelo Mundo - Brincadeira da Peneira. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZjdtkmDMu6w&feature=youtu.be>. Acesso em: 02 nov. 2018.
Dificuldades antecipadas: Não perceberem a sonoridade e o ritmo em cantigas. Não compreenderem os aspectos não linguísticos presentes na oralização dos textos poéticos.
Referências sobre o assunto:
MACHADO, I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. pp.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual: proposta para sala de aula. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica,2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje vão conhecer e refletir sobre a oralidade poética presente nas canções e poemas que fazem parte da nossa tradição e a importância dela para a preservação da cultura.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA