Atividade para impressão - Você troca?
Plano de Aula
Plano de aula: Criando rimas em textos poéticos
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica, e o seu foco é rima na composição de textos versificados.
Materiais necessários: Atividade de análise do poema: “Você Troca?” de Eva Furnari, em estrofes, disponível para impressão aqui. Resolução da atividade para apoio ao professor, disponível aqui. Cartolinas, tesoura, cola, pincel atômico para a confecção dos cartazes. Atividade de releitura do poema, disponível aqui. Tabela de rimas para apoio ao professor, disponível aqui.
Dificuldades antecipadas: Não conseguirem pensar em palavras que rimem ou organizar o texto de modo que faça sentido.
Referências sobre o assunto:
MACHADO, I. L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO, R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. pp. 75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL, 2011.
SANT'ANNA, A. R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I. M. P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO, A. C.; ROSA, E. C. S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje vão conhecer um texto poético que é muito divertido, além de rico em rimas e, depois de analisá-lo, farão sua própria releitura dele.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA