Atividade para impressão - Palvras da Canção Pomar
Plano de Aula
Plano de aula: Aliteração na composição de canções
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica e o seu foco é aliteração na composição de cantigas.
Materiais necessários: Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir ao videoclipe da música Pomar no canal oficial do grupo Palavra Cantada no Youtube, podendo ser acessado no seguinte link (Acesso em 07 de outubro de 2018). Cópia da letra da música, disponível aqui. Cópia da canção desmontada, divididas em 6 grupos de palavras, disponível aqui. Cópia da atividade com a parlenda “Macaco foi à feira”, disponível aqui. Resolução da atividade da parlenda, disponível aqui. Quadro do professor, pincel ou giz, cola, tesoura, 6 pedaços de sulfite colorida ou cartolina em forma de retângulos com a medida aproximada de 10x15. Cartolina para montar a canção.
Dificuldades antecipadas: As crianças não conseguirem associar os sons iniciais. Agruparem as palavras pelo som final (rima) e não pela aliteração.
Referências sobre o assunto:
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema e explique para as crianças que, na aula de hoje, elas vão analisar a composição de uma canção encontrando sons parecidos no início das palavras para organizar os versos de cada estrofe.
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA