Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de poemas
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Texto “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles, impresso (um para cada criança) ou em um cartaz com indicações de grupos para cada verso.
Selecionar músicas instrumentais, sugestões:
- Beethoven - Silence
- Clint Mansell - Lux Aeterna
- Arpa céltica irlandense
Dificuldades antecipadas: Conseguir ler o poema com fluidez e, assim, tampouco, conseguir apresentar e compreender a sonoridade do poema na leitura feita.
Referências sobre o assunto:
BATISTA, Antônio Gomes. Práticas de leitura na escola. Disponível em: <http://info.plataformadoletramento.org.br/info1-praticas-de-leitura-3/index.html>
Acesso em: 26 ago. 2018.
BORGES, Teresa Maria Machado. Ensinando a ler sem silabar. Campinas: Papirus, 1998.
CORREIA, Almir. Doido varrido. In: Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo, A Bailarina, As meninas, Jogo de bola, A Chácara do Chico Bolacha. Blog da Leiturinha. Disponível em: <https://leiturinha.com.br/blog/os-melhores-poemas-de-cecilia-meireles-para-criancas/>. Acesso em: 26 ago. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Oriente as crianças sobre o tema da aula, informando-as de que trabalharão formas de leitura de poemas. Não é necessário apresentar este slide à turma.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Este slide não precisa ser apresentado aos alunos.
- Organize as crianças em roda ou poderão ficar em seus lugares na sala, mas formando um U, de modo que todos consigam se ver.
- Comente que, neste primeiro momento da aula, você apresentará a eles um poema de Cecília Meireles (clique aqui para acessar). Pergunte se eles a conhecem, se já leram/ouviram algum poema dela. Contextualize rapidamente a autora e, em seguida, apresente o título do poema.
Questões para mediação:
- Este poema tem o título “Leilão de jardim”. Sobre o que vocês acham que ele falará?
- Alguém sabe o que é um leilão?
- Ouça duas ou três crianças e inicie a leitura para a turma, mantendo uma entonação adequada para que as crianças consigam perceber o ritmo, a sonoridade e o jogo de palavras constitutivos do texto, pois para adquirir fluência na leitura o aluno precisa da modelização de leitores fluentes, no caso, você, professor.
- Embora o foco da aula seja a fluência na leitura de poemas, ao terminar a leitura você pode rapidamente retomar as hipóteses levantadas pelas crianças em relação ao título, confirmando-as ou corrigindo-as e, ainda, realizar algumas perguntas interpretativas sobre o poema, visando aprimorar a compreensão das crianças sobre o texto lido.
Questões para mediação:
- O que a autora está leiloando?
- Por que ela escolheu estes animais para ser leiloados?
- Por que ela usa bastante a expressão “quem me compra”?
- O que vocês acham da ideia da autora em realizar este leilão?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos.
Orientações:
1. Para esta parte da aula você utilizará 15 minutos.
2. Entregue o texto impresso para as crianças, peça que elas pintem as palavras que têm dificuldade para ler ou não conhecem o significado. Peça que, uma a uma, as palavras sejam identificadas em voz alta para que você as escreva no quadro, leia com a turma e discuta o significado das mesmas.
3. Caso ainda haja palavra que você perceba que algumas crianças terão dificuldade ao pronunciá-las devido ao nível de alfabetização em que se encontram, coloque-as no quadro também e repita o processo anterior, como: jardim, borboletas, lavadeiras, passarinhos, ninhos, compra, caracol, lagarto, hera, estátua, primavera, formigueiro, jardineiro, cigarra, canção, grilinho, dentro, chão. Esta etapa é importante, uma vez que esta intervenção possibilita trabalhar um dos componentes importantes para o desenvolvimento da fluência: a precisão na decodificação das palavras.
4. Discuta o significado das palavras desconhecidas com o grupo, procurando indicações no contexto para compreender o que o autor escreveu.
5. Solicite que as crianças, individualmente, leiam o texto silenciosamente para se prepararem para uma posterior leitura em voz alta.
6. Separe as crianças em cinco grupos para a realização da leitura compartilhada (cada grupo lerá uma parte do poema), que constitui uma forma de apropriação de estratégias utilizadas pelos outros, ampliando a proficiência leitora. Oriente a turma para que cada grupo leia o(s) verso(s) apontados por você (um grupo pode ler o primeiro verso, o segundo grupo pode ler o segundo e assim sucessivamente).
7. Oriente-as para que tentem ler a frase do seu grupo, sem interrupção, mantendo o ritmo e a entonação, mantendo a sequência da leitura do grupo anterior. Após a leitura, converse com as crianças, ressaltando os pontos positivos (quem leu com entonação adequada, respeitou a pontuação como forma de facilitar a compreensão etc) e aqueles aspectos que precisam ser melhorados.
Desenvolvimento
Orientações:
8. Este slide não precisa ser apresentado às crianças.
9. Para esta parte da aula você utilizará 23 minutos.
10. Leve outros poemas (veja sugestões aqui) e entregue aos grupos, que farão a leitura silenciosa de cada um e se prepararão para uma leitura em voz alta. Organize o tempo de modo que haja espaço para a leitura, ensaio e apresentação. Como são textos novos para as crianças, caso sinta necessidade, ajude os grupos na leitura inicial, mostrando como ela deve ser feita.
Sugestões dos poemas:
- Ou isto ou aquilo
- A bailarina
- As meninas
- Jogo de bola
- A chácara do Chico Bolacha
- Doido varrido (Almir Correia)
- Poema visual (Carluce Pereira)
11. Se houver mais de cinco grupos, você pode levar mais poemas.
12. Enquanto as crianças leem silenciosamente, passe pelos grupos verificando se há dúvidas na leitura e na compreensão de alguma palavra ou mesmo auxiliando crianças que ainda demonstram mais dificuldades na decodificação. Neste momento ajude na leitura do texto caso perceba que o grupo não está conseguindo realizá-la com o ritmo e a entonação adequados.
13. Oriente os grupos para que possam dividir a leitura em versos ou estrofes, que poderão ser lidos por cada criança individualmente, duplas ou como você e as crianças preferirem para que a sonoridade do mesmo possa ser evidenciada. Dê um tempo (no máximo 5 minutos) para que os grupos possam ensaiar. Lembre-se de mostrar às crianças que estiverem com o poema visual por onde começar a leitura.
14. Após esta leitura no grupo, as crianças deverão apresentar seu respectivo poema à turma. Não há necessidade de decorarem o poema. Por isso, eles podem levar o poema impresso como apoio para a leitura.
Sugestão de variação da leitura: Leve algumas músicas instrumentais para a sala e cada grupo deverá ler acompanhando o ritmo da música colocada por você. Desta forma, as crianças poderão praticar o ajuste do ritmo na leitura conforme a necessidade. Para isso, elas já deverão decodificar o poema com segurança.
15. Oriente as crianças em relação à forma adequada de apresentarem o poema (postura, tom de voz, ritmo da leitura etc.). No final de cada apresentação, questione sobre a temática do poema, visando verificar se todos conseguiram compreender o assunto geral do texto lido.
Materiais complementares:
Músicas sugeridas, caso você opte por realizar a variação de leitura:
Beethoven - Silence
Clint Mansell - Lux Aeterna
Fechamento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
1. Este slide não precisa ser apresentado às crianças.
2. Após a leitura compartilhada, que permitiu que as crianças experimentassem uma leitura fluente e ritmada, converse com a turma sobre a atividade realizada.
Questões para mediação:
- O que acharam da leitura do poema?
- Tiveram dificuldades para lê-lo, respeitando seu ritmo e sonoridade?
- De qual poema mais gostaram de ouvir? Por quê?
- O autor utilizou algum recurso para deixar o poema mais interessante e ajudar na compreensão? - Direcionar para o uso das rimas.
- Alguns textos que vocês leram não tinham nenhum desenho acompanhando o poema (como nos poemas visuais e concretos). Vocês acham que isso prejudicou o entendimento do texto?
- Se houvesse este recurso, vocês acham que o poema ficaria mais interessante?
- No poema visual “Doido varrido”, o autor utilizou a rima, mas usou outro recurso para chamar a atenção para o tema de seu poema. O que ele usou?
Isso pode ser percebido quando os colegas o leram para nós? - Apontar que no poema visual, além da sonoridade, o poeta utiliza elementos visuais para enfatizar e facilitar a compreensão da mensagem. - Além dos sons das palavras, qual recurso o autor do poema “Doido varrido” utilizou para ajudar a compreensão? - Como é um poema visual, espera-se que as crianças percebam a mudança no tamanho das letras para brincar com o sentido do mesmo.
3. Para finalizar, você deverá retomar com as crianças a questão do imaginário e do mundo do encantamento que os poemas suscitam em seus leitores, articulando tal objetivo com sua estrutura e composição.
Sugestão, caso queira recorrer à tecnologia durante a aula:
- Grave um vídeo das crianças lendo, para que em outro momento elas assistam e analisem o que precisam melhorar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta aula faz parte do módulo de leitura com foco no gênero poema - campo de atuação artístico-literário.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangout;
- Opcionais: Jamboard (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Vídeo sugerido para este plano adaptado: poema declamado, disponível aqui.
Introdução
Inicie a aula dizendo por escrito, pelo WhatsApp, que eles irão ouvir um poema de Cecília Meireles por meio do link enviado (disponível aqui).
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e faça o compartilhamento de tela com o poema “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles (disponível aqui), fazendo a leitura da forma sugerida, em grupos, de cada verso. No entanto, se preferir, o professor, enquanto modelizador, pode realizar a leitura com ritmo e sonoridade. Utilize as questões para mediação nas orientações do plano e faça marcações nas palavras em que os alunos demonstrarem dificuldade para leitura ou que não conhecerem o significado (no Google Jamboard ou Apresentações).
Posteriormente, separe as crianças em grupos para a realização de leitura compartilhada (cada um lerá uma parte do poema, divididos em versos ou estrofes), que constitui uma forma de apropriação de estratégias utilizadas pelos outros, ampliando a proficiência leitora. Selecione os poemas, separe cada parte a ser lida por cada um e envie por WhatsApp, e-mail ou impressos para serem retirados na escola. Sugestões dos poemas de Cecília Meireles (disponíveis aqui):
- Ou isto ou aquilo;
- A bailarina;
- As meninas;
- Jogo de bola.
Oriente as crianças em relação à forma adequada de apresentarem o poema (postura, tom de voz, ritmo da leitura etc.). Solicite que gravem a leitura em vídeo ou áudio para compartilhar no grupo do WhatsApp, depois de muito treino, conseguindo realizá-la de modo fluente e ritmado. Ressalte que podem utilizar o texto como apoio para a apresentação e que o poema não precisa ser decorado.
Fechamento
Para finalizar, retome, numa aula síncrona, a questão do imaginário e do mundo do encantamento que os poemas suscitam em seus leitores, articulando tal objetivo com sua estrutura e composição. Seria interessante ler cada poema do início ao fim e questionar o grupo sobre a temática apresentada, visando verificar se todos conseguiram compreender o assunto geral do texto lido, o que acharam de cada texto e de quais mais gostaram, entre outros questionamentos e inferências que possam surgir além do previsto, contido no plano.
Atenção, professor: Na proposta do plano, há poemas visuais para leitura. Porém, considerando o ensino remoto, sabemos que pode ser difícil a leitura e compreensão desse tipo de texto. Por isso, sugira que explorem o site CiberPoesia (disponível aqui), que permite a criação de vários poemas interativos, além de proporcionar a leitura virtual para desenvolver as habilidades e competências leitoras desse gênero textual.
Convite às famílias
Seja um ouvinte atento, favorecendo à criança o prazer da leitura do texto poético e colaborando com a sensibilidade do leitor em formação. Brinque com poesia passeando pelo site indicado.