Plano de aula: Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Professor, reproduza o texto “A Porta”, de Vinicius de Moraes, lacunado, disponível no material complementar. Confeccione um cartaz com o poema “A Porta”, de Vinicius de Moraes. Faça fichas com tiras de cartolina ou imprima em sulfite com letra grande, para cada palavra que preencherá o texto lacunado que será entregue impresso às crianças.

Prepare o material para projeção do Ciberpoema (computador, data show e internet). Caso a escola não possua o equipamento, reproduza em um cartaz o poema visual “Chá”, de Sérgio Capparelli. Caso a escola disponibilize equipamento para projeção, você pode levar o vídeo “A Porta” para assistir com a turma.

Dificuldades antecipadas: Identificar o efeito visual e/ou sonoro como parte constituinte do sentido do poema.

Referências sobre o assunto:

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Oriente a turma em relação à finalidade da aula, explicando que trabalharão juntos para descobrir o significado do poema e a melhor forma de lê-lo e compreendê-lo.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência