Plano de Aula

Plano de aula: Planejando a escrita de poemas

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual e o seu foco é a produção de um texto poético.

Materiais necessários: Atividade para impressão “Planejamento da produção”, disponível aqui. Texto para impressão “Lista de coisas diferentes” para apoio do professor, disponível aqui. Texto para impressão “Lista de rimas” para consulta, disponível aqui. Acompanhamento da produção, etapa “Planejamento”, disponível aqui.

Dificuldades antecipadas: Organizar o pensamento na elaboração dos versos. Estruturar o texto de acordo com o gênero. Utilizar os efeitos sonoros aprendidos, rimas e aliterações, na elaboração do poema.

Referências sobre o assunto:

MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.

NÓBREGA, M.J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v.1, n.1, 2011. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 04 dez 2018.

SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje as crianças vão começar a planejar a escrita de um poema com um tema bem interessante.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos