Plano de Aula

Plano de aula: Aliteração na composição de cantigas

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica e o seu foco é aliteração na composição de cantigas.

Materiais necessários: Material de apoio para o (a) professor(a) disponível aqui. Cópias da cantiga O Pato de Vinícius de Moraes, disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/livros/arca-de-noe. Acesso em: 09 de setembro de 2018. Caderno de produção textual, lápis, borracha e quadro do professor.

Dificuldades antecipadas: Perceber os fonemas que constituem a aliteração na cantiga. Reconhecer a forma de composição da cantiga como elemento fundamental no sentido do mesmo.

Referências sobre o assunto:

MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.

SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que, nesta aula, vão analisar um elemento que aparece muito na composição de diversos textos e que está relacionado aos sons que percebemos neles. O texto do slide de apresentação do tema é bem sugestivo, trazendo aliteração na composição. Você pode chamar a atenção das crianças para isso, ou não; Neste momento ou posterior à descoberta. Sem contudo, claro, ser muito evidente nesse momento inicial.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos