Texto para impressão - Material de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: Aliteração na composição de cantigas
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica e o seu foco é aliteração na composição de cantigas.
Materiais necessários: Material de apoio para o (a) professor(a) disponível aqui. Cópias da cantiga O Pato de Vinícius de Moraes, disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/livros/arca-de-noe. Acesso em: 09 de setembro de 2018. Caderno de produção textual, lápis, borracha e quadro do professor.
Dificuldades antecipadas: Perceber os fonemas que constituem a aliteração na cantiga. Reconhecer a forma de composição da cantiga como elemento fundamental no sentido do mesmo.
Referências sobre o assunto:
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Explique para as crianças que, nesta aula, vão analisar um elemento que aparece muito na composição de diversos textos e que está relacionado aos sons que percebemos neles. O texto do slide de apresentação do tema é bem sugestivo, trazendo aliteração na composição. Você pode chamar a atenção das crianças para isso, ou não; Neste momento ou posterior à descoberta. Sem contudo, claro, ser muito evidente nesse momento inicial.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA