Atividade para impressão - Acompanhamento da produção: Textualização e Revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Escrevendo poemas
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual e o seu foco é a produção de um texto poético.
Materiais necessários: Materiais utilizados na aula de planejamento, já manipulados pelas crianças. Acompanhamento da produção, etapa “Textualização e Revisão”, disponível aqui.
Dificuldades antecipadas: Organizar o pensamento na elaboração dos versos. Estruturar o texto de acordo com o gênero. Utilizar os efeitos sonoros aprendidos, rimas e aliterações, na elaboração do poema.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; LUZ, Patrícia Santos. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, v. 27, nº 01, São Paulo, Jan./Jun, 2001. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/1010t.PDF>. Acesso em: 06 dez 2018.
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
NÓBREGA, M.J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v.1, n.1, 2011. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 04 dez 2018.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje vão começar a escrever um poema sobre coisas diferentes, utilizando-se do planejamento que fizeram na última aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA