Plano de Aula

Plano de aula: Analisando as rimas em textos poéticos

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica, e o seu foco é a rima na composição de textos versificados.

Materiais necessários: Atividade: Análise de rimas nos textos, disponível aqui. Estrofes de textos poéticos diversos para dupla 1 e dupla 2, disponíveis aqui. Deverão ser disponibilizadas 1 cópia para cada dupla. Resolução da atividade para apoio do professor, disponível aqui.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem fazer associações entre sons parecidos e não conseguirem identificar as rimas no final das palavras.

Referências sobre o assunto:

MACHADO, I. L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO, R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. pp.75-86.

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL, 2011.

SANT'ANNA, A. R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

SOUZA, I. M. P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO, A. C.; ROSA, E. C. S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje vão analisar os modos de organizar e combinar as rimas dentro das estrofes de textos poéticos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos