Texto para impressão - Roteiro do Sarau - LPO2_05SQA12
Plano de Aula
Plano de aula: Oralizando textos poéticos em grupos
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade e o seu foco é a oralização de textos versificados.
Materiais necessários: Texto para impressão “Roteiro do sarau” como material de apoio ao professor, disponível aqui. Cópias dos poemas e cantigas escolhidos pelos alunos.
Dificuldades antecipadas: Não compreenderem os aspectos não linguísticos presentes na oralização dos textos poéticos. Não conseguirem acompanhar a recitação ou cantoria de forma harmônica em grupo. Apresentarem dificuldade na oralização dos textos devido a ansiedade, falta de fluência de leitura, acanhamento, etc.
Referências sobre o assunto:
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje os grupos apresentarão os textos escolhidos em um sarau, baseados no que combinaram durante os ensaios, trazendo às suas performances elementos e expressividades que enriquecerão a apresentação.
Introdução
Tempo sugerido: 9-11 minutos
Orientações:
- Dê um espaço de dias entre a aula passada, a que começaram os ensaios, e a aula de apresentação, para que vocês possam se organizar bem, ter tempo de pensar nos detalhes, fazer os ajustes que precisarem, etc. Organize um espaço na escola para as apresentações, preferencialmente, um espaço tranquilo em que ruídos externos não atrapalhem as crianças ou as deixem mais ansiosas ou apreensivas. É importante que você preveja possíveis dificuldades e já reflita em como poderia solucioná-las, pois manter a calma, diante de qualquer possível adversidade, é fundamental. Se os convidados do Sarau forem adultos (merendeiras ou a diretora, por exemplo), você pode pedir para as crianças explicarem, antecipadamente, o intuito da aula e que haverá um momento para confraternizarem no final, salientando que seria muito interessante que prestassem bastante atenção nas apresentações e elencassem, durante o momento de socialização (posterior às apresentações), o que mais gostaram nelas para os grupos. Caso seja necessário, complemente as explicações das crianças com o que achar pertinente e contribua com sugestões e dicas para ajudá-las a se nortear com relação as tarefa que assumirem.
- É fundamental que você tenha pelo menos mais uma pessoa colaborando com a organização e será de grande valia convidar as crianças a assumirem algumas tarefas, responsabilidades e protagonismo em tudo o que puderem fazer.
- Peça para que as crianças formem os quatro grupos já estabelecidos e separem todos os materiais que serão utilizados nas apresentações. Leve cópias a mais dos textos escolhidos para o caso de algum grupo precisar.
- Faça o sorteio para organizar a ordem das apresentações.
- Repasse rapidamente o intuito da aula:
- Pessoal, daqui a pouco faremos o nosso primeiro sarau. Sei que vocês podem estar um pouco nervosos ou ansiosos para dar tudo certo nas apresentações, mas gostaria de que se lembrassem que este sarau faz parte da aula, e vocês estão aqui para aprender, conhecer e experimentar, por isso, tentem aproveitar o momento e entendê-lo mais como um exercício do que como uma prova, tudo bem?
- Também gostaria que vocês prestassem atenção à apresentação dos outros grupos, para que possamos conversar depois, para que vocês possam elogiá-los sobre tudo aquilo que fizeram muito bem. Já vimos na aula passada o que acontece num sarau, pois as pessoas conversam sobre a apresentação, confraternizam durante o evento, não é mesmo?
- Vamos relembrar os elementos que estão presentes nas apresentações de textos poéticos?
- Deixe que as crianças falem e anote rapidamente os principais:
- Ritmo adequado, boa entonação de voz, postura, gestos e expressões que dão emoção ao texto declamado ou cantado,
- Dê dicas e relembre combinados que os grupos podem ter feito na aula passada com relação a estes itens.
- Leve-os até o espaço destinado ao sarau antes de que as pessoas convidadas estejam lá. Diga que terão agora mais 5 minutos para repassar juntos o que farão durante a apresentação, em voz baixa.
- Ao findar o tempo, faça uma grande roda, fale algumas palavras de encorajamento, ajude os alunos a organizarem-se de acordo com a apresentação, explique que devem se apresentar para os convidados e dizer qual texto escolheram, que durante a apresentação dos outros grupos as crianças que estiverem assistindo devem fazer silêncio e no final devem aplaudir.
- Libere a entrada dos convidados.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Dê início ao sarau.
- Nos materiais complementares, há um roteiro para imprimir com sugestões de textos para abertura, encerramento, bem como fichas para organizar e registrar a apresentação de cada grupo, que poderá ser utilizado como guia para os itens a seguir.
- Faça a abertura, agradecendo a presença de todos, demarcando os objetivos da aula e apresentando os grupos. Essa abertura também pode ser feita por uma das crianças, você pode sugerir a ideia para a turma alguns dias antes do sarau, perguntando se alguma criança teria o interesse de atuar como apresentadora, explicando rapidamente para elas o que teriam de fazer no dia (o que há elencado nos itens abaixo e no roteiro). Caso mais de uma apresente o interesse, você pode sortear duas delas: uma para a abertura, outra para a finalização e pode distribuir outras tarefas que achar pertinente para as crianças, deixando que elas assumam responsabilidades e protagonismo no evento.
- Agradeço a presença de todos. É com muita alegria que dou início ao sarau organizado junto dos meus alunos do 2º ano...
- A aula de hoje faz parte de um conjunto de aulas em que as crianças têm aprendido muito sobre a composição dos textos poéticos, e o sarau relaciona diretamente os textos poéticos à oralidade, principalmente na declamação de poemas e nas canções. As crianças já estudaram como ambos estão presentes na nossa cultura, no nosso dia a dia e, hoje, experimentaremos e apreciaremos seus elementos principais: a entonação das vozes, que tem seu próprio estilo e ritmo; a expressividade que podemos mostrar nas apresentações, com gestos e dramatizações; a arte presente em cada um de nós que dá vida aos textos .
- Este é um momento de aprendizado, mas também é um momento para compartilhar, dividir com o outro os nossos saberes, nossos talentos e a nossa alegria de fazer parte de um todo. O 1º grupo a se apresentar é…
- A cada grupo, peça para que as crianças se apresentem e digam o nome do texto que apresentarão.
- Como cada grupo apresentará apenas um texto, é provável que todas as quatro apresentações juntas não durem mais do que 20 minutos. Os outros 10 minutos do Sarau devem ser distribuídos entre a abertura e a socialização que ocorrerá após as apresentações.
- Encerramento:
- Agradeço mais uma vez a presença de todos e gostaria de parabenizar aos alunos(as) que se empenharam na organização deste sarau. Suas escolhas, tanto dos textos, como dos elementos que selecionaram para dar vida à apresentação, fizeram com que ela fosse única e bela, com a marca de vocês. Espero que todos tenham gostado.
- Agora, é o momento de confraternizar. Recebam os cumprimentos dos convidados e de seus colegas, não economizem elogios às performance dos colegas, apresente os elementos que foram usados, o porquê de suas escolhas, conversem e troquem experiências. Obrigada(o).
- No roteiro, há um espaço denominado “observações” na ficha de cada grupo. Você pode ir anotando neste espaço, durante as apresentações, tudo àquilo que gostaria de elogiar e relembrar com a turma. Pode usar essas anotações para este momento de socialização e para o de fechamento da aula. Observe:
- A oralização, se foi fluente, se usaram tons de voz diferentes e adequados;
- As dramatizações, detalhes do figurino, gestos, expressões e tudo aquilo que as crianças trouxeram de criativo, de artístico, que denotou esforço, interesse de enriquecer a performance com a própria atuação;
- Os sons, escolha de instrumentos ou performance corporal que fez o ritmo do poema/música ficar evidente;
- O entrosamento no grupo;
- Anote para que possa ser detalhista em seus elogios, pois certamente as crianças se esforçaram para dar o toque delas à apresentação e isso deve ser valorizado, a intenção artística e performática.
Materiais complementares: Roteiro para o desenvolvimento do Sarau, disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Forme uma grande roda com a turma e peça para que as crianças compartilhem agora, umas com as outras, o que acharam da experiência, visando uma análise um pouco mais crítica.
- Veja se compreenderam e se souberam acompanhar o ritmo, a entonação e a expressividade que seu texto exigia, se algumas crianças serão capazes de levantar algumas reflexões como “Acho que foi mais rápido do que era para ter sido, não estávamos todos no mesmo ritmo, nossas vozes estavam baixas, não nos expressamos tão bem, estávamos nervosos, não conseguimos sincronizar nossos gestos, expressões à fala, poderíamos melhorar isso ou aquilo, etc” - com suas próprias palavras.
- Para isso, você pode levantar alguns questionamentos:
- Como foi ensaiar em grupo? Surgiram muitos conflitos? - É muito importante que as crianças compreendam o processo que envolve apresentações e trabalhos em grupos.
- O que vocês acharam da performance de vocês com relação ao ritmo? Conseguiram demarcar bem o ritmo que o texto escolhido exigia? Qual foi a escolha de vocês para trazer ritmo ao texto apresentado? - Ouça algumas observações das crianças.
- E quanto à entonação das vozes? A apresentação de vocês foi bem clara? Acreditam que deu para todo mundo ouvir bem? (Resposta pessoal)
- E os gestos, seguiram bem a oralização? Estavam bem sincronizados? Tinham alguma relação com o que o poema/música queria dizer? (Resposta pessoal)
- Dê seu feedback às crianças também: Diga o que achou das oralizações, pontue o que você acredita que funcionou e sugestões do que poderia ser melhorado (Ritmo adequado, boa entonação de voz, postura, gestos e expressões para dar emoção ao texto declamado ou cantado); levante ideias do que poderiam fazer (oficinas de leitura em voz alta, de instrumentalização - para aprender a usar os instrumentos apresentados, oficinas de dramatização/teatro, etc) e saliente que, para uma apresentação mais formal, para eventos oficiais, deve haver sempre mais tempo destinado ao planejamento e aos ensaios.
- Deixe transparecer seu contentamento em relação a aula e lembre-se: essa atividade foi proposta visando a experienciação das crianças e não a medição de seus talentos ou desempenhos artísticos. Nada impede, porém, que você perceba, descubra e passe a fomentar algumas aptidões naturais em seus alunos, por isso, é sempre bom manter um registro das aulas e de suas percepções e observações.
- É importante que as crianças saiam dessa experiência com uma boa impressão, interessadas em desenvolver mais suas capacidades, seus talentos e suas habilidades, por isso, é importante reforçar o caráter lúdico em todos os momentos, abrindo a reflexão crítica visando ampliar a percepção das crianças, nunca para desestimulá-las, por isso a sugestão de oferecer oficinas para desenvolver as habilidades das crianças e ampliar seus conhecimentos, pois serão uma boa oportunidade para as crianças as explorarem e trabalharem em cima de suas dificuldades, tentando superá-las.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Foco da aula: oralização de textos versificados.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
Inicie a aula enviando pelo WhatsApp o vídeo “Meu limão, meu limoeiro”, do programa Quintal da Cultura - Cantigas que encantam, disponível aqui. Peça que as crianças prestem atenção no cenário, nas roupas, na entonação da voz, se estão seguindo a melodia da música com a própria voz, se em algum momento fazem barulhos com as mãos, expressões, sons para tornar a apresentação mais agradável.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula por videochamada e converse sobre o que acharam da cantiga enviada. Compartilhe a tela e mostre o vídeo da apresentação de um grupo escolar com o poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, disponível aqui. Peça que prestem bastante atenção nos sons e na coreografia que as crianças fazem enquanto declamam o poema. Então, faça todas as intervenções destacando a encenação, a performance das crianças, o ritmo, melodia, harmonia, gestos e até o figurino, em comparação com a cantiga anterior. Caso precisar, verifique as orientações do plano original.
Explique que neste aula cada um selecionará um texto para apresentar, podendo ser uma cantiga ou um poema, e que deverão ensaiar e pensar nos elementos e sons que gostariam que estivessem presentes nas apresentações, de modo a torná-las únicas. O plano original sugere um sarau com apresentações em grupos, porém, as aulas são remotas requerem que esta atividade seja individual, considerando também que a preparação e o ensaio podem ser mais intensos e tomar mais tempo. Se achar melhor, pode distribuir os textos na videochamada. Prepare-se antecipadamente com alguns textos, através de pesquisa e arquivo, ou utilize as sugestões do plano, disponíveis aqui. Se preferir, converse separadamente, pelo WhatsApp, e encaminhe o poema ou cantiga a cada um (será apenas um texto por aluno). Ressalte a importância do ensaio com ritmo adequado e entonação da voz, os gestos, expressões, coreografia e as ideias para os elementos que completam a apresentação. Incentive-os a todo momento e disponha-se a ouvir por videochamada os ensaios e a sugerir algum item para melhorarem as performances.
Fechamento
Marque um dia para que compartilhem, através de vídeo, as suas produções no WhatsApp. É esperado que tenham caprichado no ensaio e na apresentação, considerando a importância de que as crianças saiam dessa experiência com uma boa impressão, interessadas em desenvolver mais suas capacidades, seus talentos e suas habilidades.
Convite às famílias
É importante apoiar e incentivar cada ensaio ou ideia que surgir para este desafio, auxiliando na confecção de algum material. Sintam-se envolvidos nesta produção e filmem a apresentação. O bom disso é que podem repetir a gravação caso algo dê errado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Isabella Patrícia Oliveira Madeira da Silva
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Oralizando textos poéticos em grupos
Finalidade da aula: Apresentar em grupo, durante um pequeno sarau, textos poéticos, levando em consideração o ritmo, a entonação e a importância dos aspectos não linguísticos presentes na oralização.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poema
Objeto(s) do conhecimento: Produção do texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP15; EF15LP12.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade e o seu foco é a oralização de textos versificados.
Materiais necessários: Texto para impressão “Roteiro do sarau” como material de apoio ao professor, disponível aqui. Cópias dos poemas e cantigas escolhidos pelos alunos.
Dificuldades antecipadas: Não compreenderem os aspectos não linguísticos presentes na oralização dos textos poéticos. Não conseguirem acompanhar a recitação ou cantoria de forma harmônica em grupo. Apresentarem dificuldade na oralização dos textos devido a ansiedade, falta de fluência de leitura, acanhamento, etc.
Referências sobre o assunto:
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005.