Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo as rimas em textos poéticos

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica e o seu foco é rima na composição de textos versificados.

Materiais necessários: Poema de Ruth Rocha “O direito da criança” encontrado no seguinte link: http://www.campolargo.pr.gov.br/uploads/OdireitodacriançaRuthRocha.pdf. Último acesso em 20 de outubro de 2018. Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir ao vídeo “Cordel para crianças: Marmelo, o Jacaré Banguelo” no canal oficial da autora Mariane Bigio no Youtube, podendo ser acessado no link. Último acesso em 27 de outubro de 2018. Caso queira ter acesso ao texto para fazer a leitura para as crianças, você encontra o cordel no site da autora, no seguinte https://marianebigio.com/2014/07/28/marmelo-o-jacare-banguelo/. Para a confecção do cartaz com o poema “A Casa” de Vinícius de Moraes, sugerimos o texto disponibilizado no site oficial do poeta, http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa. Último acesso em 20 de outubro de 2018. Cartolina e pincel atômico para a confecção do cartaz. Cópia da atividade de análise do texto A Casa de Vinícius de Moraes, para todos os alunos, disponível aqui. Resolução da atividade, com apoio para o professor, disponível aqui.

Dificuldades antecipadas: Não conseguirem fazer associações entre sons parecidos e não conseguirem identificar as rimas no final das palavras.

Referências sobre o assunto:

MACHADO, I. L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MELLO, R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. pp.75-86.

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL, 2011.

SANT'ANNA, A. R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. )org) BRANDÃO, A. C.; ROSA, E. C. S. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje analisarão uma das formas de se compor textos poéticos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos