Atividade para impressão - Aliteração em cantiga
Plano de Aula
Plano de aula: Aliteração na composição da cantiga
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica e o seu foco é aliteração na composição de cantigas.
Materiais necessários: Cópias para todos os alunos da Atividade - Aliteração em cantigas, disponível aqui. Resolução da atividade de aliteração como apoio para o(a) professsor(a), disponível aqui. Lápis de cor verde, azul, rosa e amarelo; lápis de escrever e borracha. Quadro do professor, pincel ou giz.
Dificuldades antecipadas:
Perceber que a repetição de fonema no início das palavras pode criar ritmo e sonoridade à cantiga.
Referências sobre o assunto:
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica,2005
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Não é necessário apresentar este slide às crianças. Apenas oriente-as sobre o assunto da aula, ou seja, sobre o uso de palavras começadas com o mesmo som para auxiliar na sonoridade do poema ou cantiga.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA