Atividade para impressão - Acompanhamento da produção: Textualização e Revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Revisando a escrita de poemas
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual e o seu foco é a produção de um texto poético.
Materiais necessários: Materiais utilizados na aula de planejamento e escrita, já manipulados pelas crianças. Acompanhamento da produção, etapa “Textualização e Revisão”, disponível aqui. Atividade para impressão - Escrita revisada, disponível aqui. Avaliação dos conteúdos, disponível aqui.
Cartolinas e sulfites para a confecção dos cartazes. Uso da sala de informática, computadores com aplicativo Word ou similar para redação dos textos revisados.
Links para acesso a diversos manuscritos de autores famosos, nos seguintes endereços:
The very weird handwriting of very famous authors. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/crownpublishinggroup/the-very-weird-handwriting-of-very-famous-authors-ex5r#.vnwbDNx92>. Acesso em: 12 dez 2018.
MORAES, Vinícius. Soneto de Separação. Disponível em: <https://images.sul21.com.br/file/sul21site/2011/07/Vin%C3%ADcius_02.gif>. Acesso em: 12 dez 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber ou buscar recursos linguísticos para melhorar seu texto. Não conseguirem ainda manejar bem as ferramentas tecnológicas no processo de redação digital.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; LUZ, Patrícia Santos. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, v. 27, nº 01, São Paulo, Jan./Jun, 2001. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/1010t.PDF>. Acesso em: 06 dez 2018.
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
NÓBREGA, M.J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v.1, n.1, 2011. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 04 dez 2018.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje as crianças vão revisar os poemas escritos na aula anterior, procurando aprimorá-los com edições e revisões necessárias
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA