Atividade para impressão - Acompanhamento da produção: Textualização e Revisão
Plano de Aula
Plano de aula: Revisando a escrita de poemas
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção textual e o seu foco é a produção de um texto poético.
Materiais necessários: Materiais utilizados na aula de planejamento e escrita, já manipulados pelas crianças. Acompanhamento da produção, etapa “Textualização e Revisão”, disponível aqui. Atividade para impressão - Escrita revisada, disponível aqui. Avaliação dos conteúdos, disponível aqui.
Cartolinas e sulfites para a confecção dos cartazes. Uso da sala de informática, computadores com aplicativo Word ou similar para redação dos textos revisados.
Links para acesso a diversos manuscritos de autores famosos, nos seguintes endereços:
The very weird handwriting of very famous authors. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/crownpublishinggroup/the-very-weird-handwriting-of-very-famous-authors-ex5r#.vnwbDNx92>. Acesso em: 12 dez 2018.
MORAES, Vinícius. Soneto de Separação. Disponível em: <https://images.sul21.com.br/file/sul21site/2011/07/Vin%C3%ADcius_02.gif>. Acesso em: 12 dez 2018.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em perceber ou buscar recursos linguísticos para melhorar seu texto. Não conseguirem ainda manejar bem as ferramentas tecnológicas no processo de redação digital.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; LUZ, Patrícia Santos. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Educação e Pesquisa, v. 27, nº 01, São Paulo, Jan./Jun, 2001. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/1010t.PDF>. Acesso em: 06 dez 2018.
MACHADO,I.L. A Paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO,R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. PP.75-86.
MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua Portuguesa - Estudo e Ensino. Brasília: MEC/CEEL.
NÓBREGA, M.J. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v.1, n.1, 2011. Disponível em: <http://site.veracruz.edu.br/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/3/2>. Acesso em: 04 dez 2018.
SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.
SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje as crianças vão revisar os poemas escritos na aula anterior, procurando aprimorá-los com edições e revisões necessárias
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA