Plano de aula: Oralizando textos poéticos em grupos

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas

Sobre esta aula: Esta é a 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poema e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade e o seu foco é a oralização de textos versificados.

Materiais necessários: Projetor multimídia com caixas de som para projeção dos slides da aula e acesso à internet para assistir aos vídeos sugeridos: apresentação do poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira, por um grupo escolar, disponível aqui (Acesso em: 7 de novembro de 2018.) Apresentação do programa Quintal da Cultura da cantiga “Meu limão, meu limoeiro” disponível aqui. (Acesso em: 7 de novembro de 2018.) Sugestão de cantigas e textos poéticos para o sarau, disponível aqui. Sugestão de materiais para repertoriar as apresentações, disponível aqui.

Dificuldades antecipadas: Não compreenderem os aspectos não linguísticos presentes na oralização dos textos poéticos. Não conseguirem acompanhar a recitação ou cantoria de forma harmônica em grupo.

Referências sobre o assunto:

MACHADO,I.L. A paródia, um gênero "transgressivo". In: MACHADO e MELLO, R. (orgs). Gêneros: reflexões e análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004. pp. 75-86.

MENDONÇA, M. Diversidade textual - proposta para sala de aula. Língua portuguesa - estudo e ensino. Brasília: MEC/CEEL.

SANT'ANNA, A.R. Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2003.

SOUZA, I.M.P. Poesia em práticas de alfabetização. In: Leitura e produção de textos na alfabetização. BRANDÃO,A.C.; ROSA,E.C.S. (org). Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema para as crianças e explique que na aula de hoje os grupos vão selecionar textos poéticos para ensaiar, pensando em todos os elementos presentes na apresentação, de modo que criem sua própria poesia na forma de apresentar oralmente os textos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência