15512
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Produção de textos

Plano de aula - Organizando as ideias da pré-escrita de um relato de experimento científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Organizando as ideias da pré-escrita de um relato de experimento científico

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Materiais necessários para o experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para organizar as ideias para a pré-escrita e a presença de alunos não alfabéticos na turma.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos, deixando claro que nesta aula irão planejar a escrita de um relato de experimento científico.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos eles realizarão um experimento e produzirão um relatório do experimento realizado. Peça que escolham um dos três experimentos e entregue a atividade impressa para os alunos. O material está nos materiais complementares. Organize os alunos em grupos com 4 ou 5 alunos.
  • Distribua os protocolos. Cada grupo se organizará para: i) separar os materiais, ii) dividir as tarefas relacionadas à execução do que se pede no protocolo e quem realizará o registro.
  • Retome as partes estruturantes de um relato científico: Introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão.
  • Informe o passo a passo e as etapas realizadas. Enquanto realiza o experimento destaque a estrutura dos relatos e protocolos científicos. Dê a introdução do experimento, elenque os materiais utilizados, questione a ordem que os materiais aparecem e se esta ordem faz alguma diferença.
  • Peça para os alunos irem registrando as observações e descobertas que irão inserir na escrita do resultado. Esse registro faz parte do planejamento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.

Materiais complementares:

Para imprimir o experimento, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa os alunos planejarão a escrita dos resultados do experimento. Converse sobre o propósito comunicativo da atividade, deixe claro os motivos pelos quais a turma vai escrever o texto (para registro do experimento e consultas futuras e para expor no mural da escola). Explique aos alunos que com os relatos prontos será montado uma pequena exposição no pátio da escola e os textos serão colocados a disposição dos visitantes para que levem para casa e possam fazer os experimentos com a família (propósito comunicativo).
  • Nesta etapa é importante guiar os alunos no planejamento da produção escrita. Os alunos desenvolverão a atividade individualmente. Neste caso os registros serão parecidos, o intuito é a organização das ideias e a estruturação do relato.
  • Guie os alunos na construção das ideias para o planejamento. Reforce que devemos usar a linguagem científica adequada, manter a organização do texto e a estrutura relativa aos relatos e protocolos científicos (introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão).
  • Reforce que a escrita do texto necessita do uso dos verbos no modo correto (injuntivo) para cumprir as ações necessárias, também deve-se usar o uso dos advérbios de tempo (agora, depois, então).
  • Circule pela sala observando as hipóteses dos alunos para o planejamento do texto e fazendo intervenções para ajudá-los a organizar as ideias.
  • Faça um mural com as respostas da atividade e compare-as, verificando as respostas e se são coerentes com o experimento realizado.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa, você será o escriba de um cartaz, contendo informações para o planejamento de um bom relato de experimento científico. Para isso guie os alunos com perguntas:
  • O que precisam fazer para produzir um bom relato? (Espera-se que os alunos respondam que é necessário manter a estrutura dos relatos de experimentos científicos, manter a linguagem adequada, usar o verbo no injuntivo e aplicar de maneira correta os advérbios de tempo)
  • O que precisam pensar antes de escrever um relato de experimento científico? (Espera-se que os alunos respondam que eles precisam ter claro as etapas e estrutura dos relatos e ter bem claro, o procedimento do experimento desenvolvido)
  • Os resultados são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
  • Fixe o cartaz no mural da sala de aula para consultas posteriores.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos e no campo de atuação Estudo e pesquisa/ Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção textual.

Materiais necessários: Materiais necessários para o experimento, cartolinas, canetinhas e projetor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para organizar as ideias para a pré-escrita e a presença de alunos não alfabéticos na turma.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos, deixando claro que nesta aula irão planejar a escrita de um relato de experimento científico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos eles realizarão um experimento e produzirão um relatório do experimento realizado. Peça que escolham um dos três experimentos e entregue a atividade impressa para os alunos. O material está nos materiais complementares. Organize os alunos em grupos com 4 ou 5 alunos.
  • Distribua os protocolos. Cada grupo se organizará para: i) separar os materiais, ii) dividir as tarefas relacionadas à execução do que se pede no protocolo e quem realizará o registro.
  • Retome as partes estruturantes de um relato científico: Introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão.
  • Informe o passo a passo e as etapas realizadas. Enquanto realiza o experimento destaque a estrutura dos relatos e protocolos científicos. Dê a introdução do experimento, elenque os materiais utilizados, questione a ordem que os materiais aparecem e se esta ordem faz alguma diferença.
  • Peça para os alunos irem registrando as observações e descobertas que irão inserir na escrita do resultado. Esse registro faz parte do planejamento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.

Materiais complementares:

Para imprimir o experimento, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa os alunos planejarão a escrita dos resultados do experimento. Converse sobre o propósito comunicativo da atividade, deixe claro os motivos pelos quais a turma vai escrever o texto (para registro do experimento e consultas futuras e para expor no mural da escola). Explique aos alunos que com os relatos prontos será montado uma pequena exposição no pátio da escola e os textos serão colocados a disposição dos visitantes para que levem para casa e possam fazer os experimentos com a família (propósito comunicativo).
  • Nesta etapa é importante guiar os alunos no planejamento da produção escrita. Os alunos desenvolverão a atividade individualmente. Neste caso os registros serão parecidos, o intuito é a organização das ideias e a estruturação do relato.
  • Guie os alunos na construção das ideias para o planejamento. Reforce que devemos usar a linguagem científica adequada, manter a organização do texto e a estrutura relativa aos relatos e protocolos científicos (introdução, materiais, procedimento, resultados e conclusão).
  • Reforce que a escrita do texto necessita do uso dos verbos no modo correto (injuntivo) para cumprir as ações necessárias, também deve-se usar o uso dos advérbios de tempo (agora, depois, então).
  • Circule pela sala observando as hipóteses dos alunos para o planejamento do texto e fazendo intervenções para ajudá-los a organizar as ideias.
  • Faça um mural com as respostas da atividade e compare-as, verificando as respostas e se são coerentes com o experimento realizado.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa, você será o escriba de um cartaz, contendo informações para o planejamento de um bom relato de experimento científico. Para isso guie os alunos com perguntas:
  • O que precisam fazer para produzir um bom relato? (Espera-se que os alunos respondam que é necessário manter a estrutura dos relatos de experimentos científicos, manter a linguagem adequada, usar o verbo no injuntivo e aplicar de maneira correta os advérbios de tempo)
  • O que precisam pensar antes de escrever um relato de experimento científico? (Espera-se que os alunos respondam que eles precisam ter claro as etapas e estrutura dos relatos e ter bem claro, o procedimento do experimento desenvolvido)
  • Os resultados são as observações feitas durante o experimento, deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo do experimento.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e a escrita tem a função de registrar para apoiar a memória, uma vez que o relatório pode ser lido sempre que alguém necessitar fazer o experimento.
  • Fixe o cartaz no mural da sala de aula para consultas posteriores.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano