Plano de Aula

Plano de aula: Entendendo a estrutura e a composição dos relatos de experimento científico

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, tabela estrutural, projetor, tesoura, cola, copinho de café, filtro para café, canetinhas, água e álcool.

Dificuldades antecipadas: Fazer associação do texto verbal com a imagem. Dificuldade na compreensão do texto.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou anote no quadro o tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos