Atividade para impressão - Como fazer a experiência
Como fazer a experiência - Cadê a água?
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto, caneta marca-texto e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Anna Maria de Pessoa, OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 347-366, 2005.
Tempo sugerido: 1 min
Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos.
Tempo sugerido: 9 minutos
Materiais complementares: Atividade impressa, disponível aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Atividade para impressão disponível aqui.
A resolução da atividade está disponível aqui.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Texto para a atividade, disponível aqui;
Texto para destacar palavras, disponível aqui;
Resolução da atividade, disponível aqui.
Introdução
Compartilhe o texto pelo WhatsApp (pode ser através de uma foto) ou envie um formulário com o texto (você pode inseri-lo como imagem, no formato jpeg), com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano. Uma opção é oferecer perguntas com múltiplas escolhas para reflexão do aluno durante a exploração da estrutura do gênero. Envie áudios pelo WhatsApp orientando a realização da atividade, seguindo a proposta do plano.
Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos o trecho em um documento do Google, com uma cópia para cada aluno. Oriente-os por áudio, pelo WhatsApp, a destacarem no documento as palavras que indicarem intenção de ordem, orientação ou pedido. Vá acompanhando os registros e tirando as dúvidas que surgirem, nos comentários do documento. A seguir, peça, pelo WhatsApp, que eles enviem uma lista com as palavras que destacaram. Converse com eles pelo mesmo canal, propondo as perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Fechamento
Ainda pelo WhatsApp, peça que os alunos respondam: a partir do que foi observado na atividade, o que é uma ação e para que ela serve? Crie um documento no Google com a síntese das respostas, para ser compartilhado com todos, ou crie um mural no Padlet, para que eles respondam através dos post-its e guardem o mural como registro das conclusões.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a função do gênero e o sentido de cada parte do texto, sua organização e a importância dos verbos. Envie áudios aos responsáveis orientando sobre a importância da participação da família e como essa participação poderá acontecer nessa atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francislene Vilela Dourado
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Verbos de ação nos protocolos e relatos de experimentos científicos
Finalidade da aula: Investigar e descobrir a função dos verbos em relatos de experimentos e em protocolos científicos
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Relato e protocolos de experimentos científicos
Objeto(s) do conhecimento: Adequação do texto às normas de escrita
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP26
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto, caneta marca-texto e projetor.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação dos verbos e presença de alunos que não leiam convencionalmente.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Anna Maria de Pessoa, OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 347-366, 2005.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
Crie a sua conta ou faça seu login e: