Plano de Aula

Plano de aula: Organizando relatos de observação e pesquisa

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, projetor, tesoura, cola.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação das partes estruturantes do gênero e presença de alunos que não leem convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Anuncie o tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos