15491
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando a produção escrita: manchete e lide em notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Ensino Fundamental sobre escrita compartilhada.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador para passar o vídeo sugerido.

Manchete de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar a escrita de uma manchete e lide em notícias levando em consideração as principais características do gênero.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.

LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino

Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações:

  • Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios do aluno acerca das manchetes e lides.
  • Antes de iniciar a produção de um texto, seja ele qual for, é importante pensar sobre o planejamento deste. O processo de reflexão anterior à escrita deve ser considerado levando em consideração os seguintes aspectos: antes de começar a escrever, temos de pensar nas características relacionadas ao texto, em seu contexto de circulação, na imagem que pretendemos passar com o texto, bem como no destinatário deste.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com a organização dos alunos em grupos. Essa arrumação ajudará no andamento de toda a atividade proposta, pois os alunos com mais dificuldades poderão ser auxiliados pelos alunos que já estão mais avançados. Além disso, o trabalho em grupos possibilita que os alunos compartilhem seus conhecimentos e opiniões, qualificando o texto produzido.
  • Realize um breve levantamento sobre conhecimentos prévios dos alunos acerca da notícia. A partir do que eles já sabem, discuta sobre as características deste gênero, abordando todas as partes constituintes deste tipo de texto.
  • Apresente para os grupos a manchete e o lide de uma notícia e chame a atenção para característica e formatação deste tipo de texto: https://jornaljoca.com.br/portal/brasil-vai-retirar-144-mil-toneladas-de-acucar-dos-alimentos-ate-2022/ (acesso em 28 nov. 2018). Se preferir, pode utilizar outra manchete que aborde assuntos mais específicos de sua região ou outra área de interesse dos alunos.
  • Mostre a notícia e retome a finalidade da manchete e do lide. Se achar necessário, relembre as definições de cada uma dessas partes da notícia:
  • Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A compreensão dessas características é essencial para o planejamento do texto que será elaborado durante essa aula.
  • O lide é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. O lide é um elemento fundamental para texto jornalístico, pois ele informa e aguça a curiosidade do leitor para os próximos parágrafos da notícia. De uma maneira geral, o lide deve responder a: O quê? Quem? Quando? Onde? se deu o acontecimento central da história.

Materiais complementares: Para acessar a manchete e o lide clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Ainda com os alunos em grupo, compartilhe com eles a ideia de escrever, em grupos, uma manchete e um lide para uma notícia. Neste momento informe-os que eles irão elaborar textos coletivos (nos grupos), mas a elaboração terá duração de 3 aulas até conseguirmos o resultado final. Iremos usar vários recursos como: observação de outros textos, imagens, produção de um planejamento/roteiro para que sirva de orientação para a produção.
  • Explique que essa atividade será realizada em 3 etapas: o planejamento, a escrita e a revisão do texto.
  • É necessário compreender que a escrita é uma atividade processual, ou seja, uma atividade que deve percorrer um percurso que se vai fazendo pouco a pouco, ao longo de reflexões. Além disso, quando a produção de texto é vista como uma tarefa construída através de etapas, ela possibilita atingir melhor seu objetivo de passar uma mensagem clara para o leitor.
  • Passe para os grupos o seguinte vídeo: Notícia sobre trabalho infantil

TV Joca - Trabalho Infantil. 2017. Disponível em: . Acesso em 01 dez.2018.

  • Depois de assistirem ao vídeo levante as seguintes questões:
  • Que notícia foi apresentada no vídeo?
  • Como a apresentadora iniciou o vídeo?
  • Pense no fato principal mostrado no vídeo?
  • O quê, quem, quando, onde, como e por que esse fato acontece?
  • A partir das discussões acima é necessário que o aluno responda que o vídeo apresenta uma notícia sobre o trabalho infantil e que para iniciar o assunto a apresentadora falou sobre o hábito de comprar mais barato. É interessante que o aluno entenda que mesmo que o assunto inicial seja o consumo, o foco da notícia é o TRABALHO DE CRIANÇAS. Os alunos devem identificar que o trabalho infantil ocorre no Brasil e em outros países, um problema ainda muito presente em vários lugares do mundo, principalmente em locais onde há muita pobreza.
  • Proponha aos grupos que neste momento eles planejem a criação de uma manchete e um lide para notícia que assistiram. Explique aos alunos que um acontecimento apresentado em uma notícia, pode apresentar manchetes e lides diferentes, de acordo com o autor do texto, e assim, cada grupo produzirá a própria manchete e lide.
  • Para o planejamento desta produção textual, distribua uma folha com algumas questões a serem pensadas e respondidas. Nos grupos os alunos irão pensar sobre as questões e preencher a tabela.
  • Durante a elaboração do planejamento, circule entre os alunos e ouça atentamente as ideias levantadas. Interfira sempre que necessário, especialmente para que os alunos não percam de vista as informações da notícia para qual a manchete e lide estão sendo produzidas.
  • Aproveite este momento para validar as diversas possibilidades de resposta. Atente-se ao que foi escrito e chame atenção para as reflexões sobre as perguntas (apresentadas na etapa 2), elas ajudarão na organização da escrita do texto. Chame atenção dos alunos para manchete e lide em notícia, pois esses textos deverão seguir a estrutura utilizadas para esse gênero.
  • Ao responder às perguntas, os alunos estarão organizando seu pensamento em conjunto e planejando o que será escrito na próxima aula, onde a escrita em forma de texto ocorrerá de fato.

Materiais complementares: Para acessar a tabela para impressão clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a sistematizar as características e finalidades das partes da notícia com ênfase na manchete e lides de jornal.
  • Entregue para os grupos uma folha em branco e finalize a aula propondo a construção de um breve roteiro sobre o que precisam lembrar na escrita da manchete e lide. Esse roteiro deverá ser compartilhado com os outros grupos da turma para que todos possam perceber que mesmo com a mesma notícia, o encaminhamento de cada grupo possui suas especificidades. Neste roteiro os alunos devem escrever as ideias que tiveram para escrita da manchete e do lide. Podem escrever por exemplo:” Na manchete iremos escrever sobre o trabalho infantil e no lide contaremos um pouco como e onde esse trabalho acontece. “
  • A ideia acima foi só uma possibilidade de escrita dos grupos, com a ajuda do professor e mediante a tabela previamente preenchida, os grupos deverão construir esse roteiro com as reflexões que já foram discutidas pelo grupo no desenvolvimento da aula.
  • Depois das anotações realizadas pelos grupos, eles irão à frente da sala compartilhar suas ideias com o restante da turma. É importante que todas as ideias sejam validadas e se necessário, complementadas pelo professor.
  • A folha preenchida, que já é o planejamento deles, servirá como recurso para organização deste roteiro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias no campo de atuação Vida cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de produção de textos.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Computador para passar o vídeo sugerido.

Manchete de jornal em folha xerografada, tabela para preenchimento em folha xerografada.

Informações sobre o gênero: Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. Os lides de notícias têm como objetivo dar ao leitor as principais informações no primeiro parágrafo da notícia.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em planejar a escrita de uma manchete e lide em notícias levando em consideração as principais características do gênero.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didático do ensino da produção de textos. Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.Tradução livre de Maria José Nóbrega. Glosas didácticas, n.4. enero 2001.

LEAL,Telma; BRANDÃO, Ana (orgs). Produção de textos na escola : reflexões e práticas no Ensino

Fundamental. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.1ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

LEAL, Telma. Produção de textos narrativos em pares: reflexões sobre o processo de interação. Universidade Federal de Pernambuco Educação e Pesquisa, v.27, n.1, pp. 27-45, jan./jun. 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientações:

  • Leia o título da aula e apresente a proposta para a turma. Procure estabelecer relação entre o tema a ser trabalhado e os conhecimentos prévios do aluno acerca das manchetes e lides.
  • Antes de iniciar a produção de um texto, seja ele qual for, é importante pensar sobre o planejamento deste. O processo de reflexão anterior à escrita deve ser considerado levando em consideração os seguintes aspectos: antes de começar a escrever, temos de pensar nas características relacionadas ao texto, em seu contexto de circulação, na imagem que pretendemos passar com o texto, bem como no destinatário deste.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com a organização dos alunos em grupos. Essa arrumação ajudará no andamento de toda a atividade proposta, pois os alunos com mais dificuldades poderão ser auxiliados pelos alunos que já estão mais avançados. Além disso, o trabalho em grupos possibilita que os alunos compartilhem seus conhecimentos e opiniões, qualificando o texto produzido.
  • Realize um breve levantamento sobre conhecimentos prévios dos alunos acerca da notícia. A partir do que eles já sabem, discuta sobre as características deste gênero, abordando todas as partes constituintes deste tipo de texto.
  • Apresente para os grupos a manchete e o lide de uma notícia e chame a atenção para característica e formatação deste tipo de texto: https://jornaljoca.com.br/portal/brasil-vai-retirar-144-mil-toneladas-de-acucar-dos-alimentos-ate-2022/ (acesso em 28 nov. 2018). Se preferir, pode utilizar outra manchete que aborde assuntos mais específicos de sua região ou outra área de interesse dos alunos.
  • Mostre a notícia e retome a finalidade da manchete e do lide. Se achar necessário, relembre as definições de cada uma dessas partes da notícia:
  • Uma manchete é um título de uma notícia de um jornal ou revista, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A compreensão dessas características é essencial para o planejamento do texto que será elaborado durante essa aula.
  • O lide é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque, que fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo. O lide é um elemento fundamental para texto jornalístico, pois ele informa e aguça a curiosidade do leitor para os próximos parágrafos da notícia. De uma maneira geral, o lide deve responder a: O quê? Quem? Quando? Onde? se deu o acontecimento central da história.

Materiais complementares: Para acessar a manchete e o lide clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Ainda com os alunos em grupo, compartilhe com eles a ideia de escrever, em grupos, uma manchete e um lide para uma notícia. Neste momento informe-os que eles irão elaborar textos coletivos (nos grupos), mas a elaboração terá duração de 3 aulas até conseguirmos o resultado final. Iremos usar vários recursos como: observação de outros textos, imagens, produção de um planejamento/roteiro para que sirva de orientação para a produção.
  • Explique que essa atividade será realizada em 3 etapas: o planejamento, a escrita e a revisão do texto.
  • É necessário compreender que a escrita é uma atividade processual, ou seja, uma atividade que deve percorrer um percurso que se vai fazendo pouco a pouco, ao longo de reflexões. Além disso, quando a produção de texto é vista como uma tarefa construída através de etapas, ela possibilita atingir melhor seu objetivo de passar uma mensagem clara para o leitor.
  • Passe para os grupos o seguinte vídeo: Notícia sobre trabalho infantil

TV Joca - Trabalho Infantil. 2017. Disponível em: . Acesso em 01 dez.2018.

  • Depois de assistirem ao vídeo levante as seguintes questões:
  • Que notícia foi apresentada no vídeo?
  • Como a apresentadora iniciou o vídeo?
  • Pense no fato principal mostrado no vídeo?
  • O quê, quem, quando, onde, como e por que esse fato acontece?
  • A partir das discussões acima é necessário que o aluno responda que o vídeo apresenta uma notícia sobre o trabalho infantil e que para iniciar o assunto a apresentadora falou sobre o hábito de comprar mais barato. É interessante que o aluno entenda que mesmo que o assunto inicial seja o consumo, o foco da notícia é o TRABALHO DE CRIANÇAS. Os alunos devem identificar que o trabalho infantil ocorre no Brasil e em outros países, um problema ainda muito presente em vários lugares do mundo, principalmente em locais onde há muita pobreza.
  • Proponha aos grupos que neste momento eles planejem a criação de uma manchete e um lide para notícia que assistiram. Explique aos alunos que um acontecimento apresentado em uma notícia, pode apresentar manchetes e lides diferentes, de acordo com o autor do texto, e assim, cada grupo produzirá a própria manchete e lide.
  • Para o planejamento desta produção textual, distribua uma folha com algumas questões a serem pensadas e respondidas. Nos grupos os alunos irão pensar sobre as questões e preencher a tabela.
  • Durante a elaboração do planejamento, circule entre os alunos e ouça atentamente as ideias levantadas. Interfira sempre que necessário, especialmente para que os alunos não percam de vista as informações da notícia para qual a manchete e lide estão sendo produzidas.
  • Aproveite este momento para validar as diversas possibilidades de resposta. Atente-se ao que foi escrito e chame atenção para as reflexões sobre as perguntas (apresentadas na etapa 2), elas ajudarão na organização da escrita do texto. Chame atenção dos alunos para manchete e lide em notícia, pois esses textos deverão seguir a estrutura utilizadas para esse gênero.
  • Ao responder às perguntas, os alunos estarão organizando seu pensamento em conjunto e planejando o que será escrito na próxima aula, onde a escrita em forma de texto ocorrerá de fato.

Materiais complementares: Para acessar a tabela para impressão clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula de forma a sistematizar as características e finalidades das partes da notícia com ênfase na manchete e lides de jornal.
  • Entregue para os grupos uma folha em branco e finalize a aula propondo a construção de um breve roteiro sobre o que precisam lembrar na escrita da manchete e lide. Esse roteiro deverá ser compartilhado com os outros grupos da turma para que todos possam perceber que mesmo com a mesma notícia, o encaminhamento de cada grupo possui suas especificidades. Neste roteiro os alunos devem escrever as ideias que tiveram para escrita da manchete e do lide. Podem escrever por exemplo:” Na manchete iremos escrever sobre o trabalho infantil e no lide contaremos um pouco como e onde esse trabalho acontece. “
  • A ideia acima foi só uma possibilidade de escrita dos grupos, com a ajuda do professor e mediante a tabela previamente preenchida, os grupos deverão construir esse roteiro com as reflexões que já foram discutidas pelo grupo no desenvolvimento da aula.
  • Depois das anotações realizadas pelos grupos, eles irão à frente da sala compartilhar suas ideias com o restante da turma. É importante que todas as ideias sejam validadas e se necessário, complementadas pelo professor.
  • A folha preenchida, que já é o planejamento deles, servirá como recurso para organização deste roteiro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano