Plano de aula: Quais são as regularidades estruturais de um verbete?

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo) e no campo de atuação da vida cotidiana, campo artístico e literário e campo da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica

Materiais necessários: Projetor de slides e tela, envelopes com os quebra-cabeças (atividades impressas e recortadas da maneira indicada), folhas de sulfite, cola branca, fita adesiva cadernos dos alunos para anotar as conclusões em forma de “Você sabia que …”

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Embora esta seja a quinta aula de estudo do gênero “verbete”, mesmo que se tenha optado pela execução da sequência de atividades, é possível que os alunos apresentem dificuldade em organizar a forma como os verbetes aparecem: por ordem alfabética ou por tema, em colunas, grafados em letras com cores diferentes e fontes menores do que as comumente usadas em outros portadores textuais, entre outras características. Por isso, ao formar os grupos para a realização da atividade, opte por integrantes de níveis de conhecimentos diferenciados, a fim de que um ajude o outro verbalizando as características de diagramação e formatação. A organização da aula permite que seja usada unitariamente, pois há o levantamento de conhecimentos prévios, a observação das regularidades finalizando com a sistematização dos conhecimentos construídos nesta aula.

Referências sobre o assunto:

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Apresente o título da aula aos alunos. Pergunte: Qual seria a resposta?
  • Diga-lhes que esta aula terá o objetivo de observar a maneira como o verbete se apresenta: formatação e diagramação. Ao descobrirmos, iremos sistematizar o aprendizado em forma de curiosidade: “Você sabia que…”

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos