Plano de Aula

Plano de aula: Para que serve a pontuação?

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo), no campo de atuação estudo e práticas de pesquisa/ todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: projetor de slides, cópias dos textos e da atividade que constam nos materiais complementares para realização desta aula, lápis de cor, cadernos dos alunos para anotações , flip chart e canetas.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: As turmas costumam ser heterogêneas, apresentando diferenças nas habilidades de leitura e escrita. A pontuação torna-se um desafio para os alunos que ainda se encontram em estágios iniciais da leitura. Possivelmente para eles, a função da pontuação para organizar e dar mais coerência ao texto seja menos percebida e compreendida. Por isso, essa aula foi planejada para ser realizada em duplas, formadas por níveis próximos de saberes. Caso haja alguém com muita dificuldade, forme dupla com outro aluno, que apresente proficiência leitora, sendo também compreensivo, tolerante e didático. Há também aqueles que, mesmo com mais experiência na leitura, ainda não identificam a função da pontuação, por isso também precisarão refletir sobre ela.

Referências sobre o assunto: ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o título da aula. Instigue-os a refletir sobre essa questão, ouça o que têm a dizer.
  • Esta aula tem o objetivo de promover descobertas relacionadas à “pontuação”. Irão analisar um mesmo verbetes veiculado em dois portadores: dicionário infantil e enciclopédia digital.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos